Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 10/02/2022 - 07:40 / Clipado em 10/02/2022 - 07:40

Saiba onde tratar as sequelas da covid no ABC



Beatriz Gomes 

 
Cansaço e falta de ar são algumas das sequelas mais relatadas pelos pacientes (Foto: Reprodução/Shutterstock)

As consequências causadas em pacientes que superaram a covid-19 são chamadas de síndrome pós-covid e apresentam diversos sintomas, em alguns casos podem durar por muito tempo.


Veja os locais na região que oferecem tratamento às sequelas da covid:

Em Santo André, todo o serviço está disponível para atender pacientes que ficaram com alguma sequela da covid-19, desde motoras, cognitivas ou respiratórias. Desde o início da pandemia está em vigor um programa que monitora todos os pacientes que tiveram alta hospitalar, após contraírem a doença. A partir da visita de agentes comunitários, busca ativa ou telemonitoramento – e sendo identificadas sequelas -, os pacientes são encaminhados para avaliação, ao serviço de reabilitação adequado, e contam com acompanhamento de pneumologistas, neurologistas, cardiologistas ou clínicos nas unidades da rede, conforme necessidade.

De acordo com o quadro clínico, alguns pacientes podem receber a visita do médico em casa. Pacientes que apresentarem alguma sequela também podem procurar diretamente a rede para avaliação na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência (do bairro/território) e para receber o devido encaminhamento.


Mauá

O tratamento de recuperação para pacientes com sequelas da covid, em Mauá, é oferecido no CERV IV (Centro Especializado em Reabilitação), atendeu a 509 pessoas em 2021. Destas, 90% tiveram alta e foram orientadas a realizarem algum tipo de atividade física. Um total de 51 munícipes (10% dos atendimentos), com outros efeitos da enfermidade, foi direcionado para especialistas como neurologista, cardiologista, vascular, psiquiatra e psicólogo.

As pessoas que sentem as consequências da doença são encaminhadas ao ambulatório pós-covid pelo Hospital Nardini ou pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Ao chegarem, os pacientes passam por avaliação e são classificados em três níveis – aqueles que se encaixam nos graus dois e três, considerados os mais graves, recebem atendimento individualizado no local. As pessoas do grupo 1 vão para as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), onde são acompanhadas por fisioterapeutas e médicos.

Ao longo da reabilitação, algumas delas são direcionadas ao Cemma (Centro de Especialidades Médicas de Mauá) para consultas. O ambulatório pós-covid conta com duas salas para a reabilitação, ambas dotadas de equipamentos para exercícios fisioterápicos. São realizadas oito avaliações semanais, em média, de 16 a 20 atendimentos por dia. As sessões podem ocorrer uma ou duas vezes por semana. O serviço dispõe de psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e pneumologista.


Diadema

Diadema possui o CER (Centro Especializado em Reabilitação) que recebe os pacientes com sequelas para avaliação e condutas. O CER faz parte da rede de cuidado ao usuário que é composta pelas UBS, serviço médico especializado e Urgência e Emergência. O endereço do CER é avenida Antônio Piranga, número 700, segundo andar do Quarteirão da Saúde. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência através da regulação do município e atendidos pelos profissionais do CER que estabelecem as condutas necessárias para o processo de reabilitação que conta os serviços de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, serviço social e psiquiatra.

Vale registrar que os munícipes que apresentarem qualquer questão relacionada a sequelas de pós covid podem procurar sua UBS de referência. Caso necessário, serão encaminhados para avaliação em reabilitação no Centro Especializado em Reabilitação (CER), ou nos serviços de especialidades médicas.


São Bernardo

Em São Bernardo, todos os pacientes da Covid-19 que recebem alta hospitalar são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde passam por avaliação e, de acordo com o quadro, são encaminhados para a Policlínica Centro (Avenida Armando Ítalo Setti, 402, Baeta Neves ) ou para o Centro Especializado de Reabilitação IV (Rua Warner, 300, Jardim Hollywood).

Na Policlínica Centro foi implantado um ambulatório exclusivo para tratamento pós-Covid onde são oferecidos os serviços de fisioterapia e reabilitação respiratória, consultas com pneumologistas e Oxigenioterapia Domiciliar Prolongada para os pacientes que necessitam de suplementação de oxigênio. No CER IV são oferecidos os serviços de reabilitação motora, neurológica e fonoaudiológica para os pacientes com disfagia. Em janeiro deste ano, foram realizados 66 atendimentos de pacientes pós-Covid. No mesmo período do ano passado, foram 112 atendimentos.

Entre os principais sintomas estão cansaço, falta de ar, dor muscular, dores nas articulações, no peito, problemas circulatórios e até fibrose pulmonar, relacionada ao trato respiratório e que causa tosse crônica, fadiga e dificuldade para respirar e limitação para fazer atividades cotidianas, como tomar banho, caminhar e serviços domésticos.

Ribeirão Pires não conta com nenhum serviço de tratamento pós-Covid. Questionadas, as Prefeituras de São Caetano e Rio Grande da Serra não se manifestaram até o fechamento desta reportagem.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3059646/saiba-onde-tratar-as-sequelas-da-covid-no-abc/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Saúde