Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 10/02/2022 - 07:02 / Clipado em 10/02/2022 - 07:02

Retomada escolar em São Caetano foca em reduzir prejuízos da pandemia



Carlos Carvalho 

 

A Prefeitura de São Caetano anunciou nesta quarta-feira (9/2) o programa “Retomada da Educação”, que visa planejar o retorno dos alunos para as escolas com objetivo de resolver problemas de aprendizado e de saúde oriundos do período de isolamento em decorrência da pandemia. São quatro pilares que já foram colocados à disposição.



Auricchio anunciou programa para pais e mães em São Caetano (Foto: Reprodução)


O primeiro pilar é o de reforço escolar e visa diagnosticar o nível de aprendizagem dos alunos com o conteúdo que seria ministrado presencialmente entre 2020 e 2021. Até o início de março, o conteúdo que seria ensinado durante o período de isolamento será condensado. Os estudantes que apresentarem maior dificuldade passarão por aulas de reforço que podem acontecer no contraturno ou no horário noturno, conforme a necessidade.

“Economia se recupera, mas aprendizado perdido é muito difícil a sua recuperação e eu tenho feito desse momento o foco principal”, relatou o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) durante a apresentação.

Outro assunto do plano é a segurança alimentar, com planejamento para o retorno da alimentação dos 12 mil alunos nas escolas e a criação de ações que possam estudar hábitos alimentares dos estudantes e verificar possíveis problemas, e suas soluções.

Na área da saúde, dois pontos foram destacados pelo chefe do Executivo. O primeiro é sobre a Covid-19. O novo protocolo aponta que o aluno só será testado a partir do momento que apresentar dois sintomas ou mais. Caso um aluno esteja infectado pelo novo Coronavírus ele ficará em casa para o isolamento e os colegas serão monitorados. Em caso de surto, a sala será fechada e os alunos estudarão em casa até que possam retomar com segurança. Auricchio reforçou o pedido para que as crianças sejam vacinadas. A estimativa é que mais de 50% dos sul-sancaetanenses entre 5 e 11 já tenham tomado a primeira dose.

A segunda etapa é sobre a saúde mental. Psicólogos e assistentes sociais serão disponibilizados para conversar com os alunos e iniciar ações para tratamentos daqueles que estão sofrendo com algum tipo de problema.

O último pilar apresentado é o programa de distribuição de renda para os alunos das famílias vulneráveis. Nesse último tópico ainda haverá um estudo orçamentário que definirá quem terá direito a uma renda mensal e qual será o valor. O programa de retomada valerá para todo o ano letivo.


Retomada

A apresentação do projeto educacional aconteceu no primeiro dia de aulas do ano letivo de 2022. Segundo os dados da Prefeitura, 87,5% dos alunos do Ensino Fundamental e 77% do Ensino Infantil retornaram as aulas.

“Eu acho que esse percentual será superado na segunda-feira (14/2), pois têm pais e mães que aproveitaram que aulas voltaram no meio da semana para só mandar seus filhos na semana que vem. Então estamos aguardando um número maior. Visitei duas escolas e o acolhimento está muito bom”, comentou Auricchio.

Durante seu discurso, Auricchio deixou claro que também está pensando em programas de capacitação e qualificação das Associações de Pais e Mestres (APMs) na busca de um maior diálogo. Inclusive é cogitada a criação de uma federação das APMs.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3059756/retomada-escolar-em-sao-caetano-foca-em-reduzir-prejuizos-da-pandemia/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Educação