Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 07/02/2022 - 20:13 / Clipado em 07/02/2022 - 20:13

Região tem 34,1 mil pessoas sem a 1ª dose da vacina em quatro cidades



Amanda Lemos 


A variante ômicron tem registrado cada vez mais diagnósticos e internações por covid-19 na região. Apesar disso, pelo menos 34,1 mil pessoas estão aptas, mas ainda não iniciaram o esquema vacinal contra a doença em Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano. Enquanto isso, Santo André informa que, com mais de 1,5 milhão de doses aplicadas, tem 100% da população com mais de 12 anos imunizada com a 1ª dose. Já São Bernardo e Mauá não responderam.

Segundo levantamento feito com as sete prefeituras, de toda a região, Ribeirão Pires se destaca com o maior número de faltantes no esquema vacinal: 18 mil pessoas ainda não buscaram as unidades de saúde para aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19, o que corresponde a 15,15% da população total. Para diminuir este percentual, a prefeitura realiza campanhas de incentivo nas redes sociais com reforço da importância da vacinação.

São Caetano aparece em segundo lugar no levantamento, com 9 mil pessoas que ainda não se vacinaram contra a covid-19, equivalente a 6% da população. Deste total, a prefeitura declara que 5 mil são crianças de 5 a 11 anos, que estão em processo de agendamento do esquema vacinal. “A administração mantém campanha periódica em seus canais de comunicação, alertando sobre a importância da vacinação para todos os públicos”, diz a prefeitura em nota.

Já Diadema contabiliza, até esta segunda-feira (07/02), 5.053 residentes acima de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose. Para reduzir este número, a cidade tem intensificado as estratégias de acesso à população aos imunizantes, com: Dias D aos sábados (clique aqui), ampliação do horário de quatro UBS (clique aqui), instalação de um posto de vacinação no Shopping Praça da Moça com funcionamento das 10h às 17h e busca ativa pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em domicílio.

Com o menor número de faltantes do levantamento, Rio Grande da Serra informa, por meio da Secretaria de Saúde, que 2.082 pessoas não receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19. O número representa 8,46% das pessoas que já receberam a primeira dose e não reforçaram com a segunda aplicação. Assim como as demais cidades, a Prefeitura tem feito busca ativa nas residências e conscientizado pais e responsáveis que têm levado as crianças entre 5 a 11 anos para vacinação.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3058581/regiao-tem-341-mil-pessoas-sem-a-1a-dose-da-vacina-em-quatro-cidades/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Saúde