Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 31/01/2022 - 09:53 / Clipado em 31/01/2022 - 09:53

Análise de Mídia - 31/01/2022


Comentário geral: O Diário do Grande ABC de sábado traz matéria na qual registra que os prefeitos tucanos do ABC (Orlando Morando, de São Bernardo; Paulo Serra, de Santo André e José Auricchio Jr., de São Caetano) avaliaram positivamente a formalização de uma federação do PSDB com o Cidadania.

Na avaliação desses prefeitos, os dois partidos ganham musculatura com a iniciativa de participar de um bloco eleitoral para disputar as eleições deste ano. Eles acreditam que a união dos quadros políticos de ambas as legendas pode turbinar a candidatura do governador João Doria Jr. ao Palácio do Planalto.

O DGABC destaca o posicionamento do prefeito José Auricchio Jr., para quem o PSDB e o Cidadania já mantinham uma convergência natural de ideias e isso facilitou a conjunção de ambos. “É uma via de mão dupla, que favorece os dois partidos. Em São Caetano, tradicionalmente, os partidos sempre caminharam juntos. Já há uma sinergia. E poderão formar a maior bancada da história da Câmara”, disse.

Outra matéria do DGABC de sábado registra que o Grande ABC completou na sexta-feira duas semanas desde que as primeiras doses da vacina contra a covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos. De acordo com informações das prefeituras, 79.265 vacinas já foram aplicadas em crianças dessa faixa etária, o que equivale a 29,2% dos 271.144 do total. Segundo o jornal, caso mantenha o ritmo atual de vacinação, de 5.661 doses diárias, as cidades do Grande ABC precisarão de mais 33 dias para imunizar todas as crianças da região com ao menos uma dose da vacina, ou seja, elas não vão conseguir atingir a meta estabelecida pelo governo do estado, que é vacinar todos os moradores dessa faixa etária até o início das aulas, no dia 7.

Nota da coluna Mirante, da Folha do ABC, registra o revés sofrido por São Caetano na Justiça, que determinou o pagamento de uma dívida com a CPTM, de R$ 120 milhões, oriunda da gestão Paulo Pinheiro (2013-2016). A nota registra ainda que, com a atualização inflacionária, o valor poderá atingir R$ 150 milhões e que o prefeito José Auricchio Jr. aguarda um acordo judicial para o pagamento, pois o prazo determinado pela Justiça (12 meses) fará com que a cidade perca sua capacidade de investimentos.    

Ainda no sábado, duas notas da coluna Bastidores, do jornal Imprensa ABC, trazem críticas à administração municipal de São Caetano. Na primeira, relata reclamações de moradores com buracos existentes na Avenida Kennedy mesmo depois de recém-inaugurada pelo então prefeito interino Tite Campanella. A coluna culpa a falta de fiscalização da administração anterior pela situação. A segunda nota registra o crescimento da criminalidade em São Caetano, com aumento de assaltos, invasão de residências e furtos. A nota afirma que nem os mais de 400 CGMs, com a ajuda das PMs, estão dando conta da situação ou “estão fazendo corpo mole” e que a população está reclamando que cidade está “abandonada na área da segurança pública”.

O destaque da edição de domingo do DGABC é uma entrevista com o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), que daqui a dois meses assumirá o Palácio dos Bandeirantes quando o titular, João Doria Jr., se licenciar para disputar a Presidência da República. Na entrevista, Garcia reconhece a importância do Grande ABC e o apoio conquistado de boa parte dos prefeitos. O vice-governador falou também das ações do estado para a região, revelando que as obras do BRT começam em fevereiro por São Bernardo e que o governo estadual vai voltar a fazer repasses ao Hospital Radamés Nardini, em Mauá. Ele também elogiou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, um dos cotados para ser seu vice, e disse esperar o apoio do prefeito de Santo André, Paulo Serra, que na disputa interna do PSDB apoiou Eduardo Leite contra João Doria Jr.

Matéria do DGABC de hoje registra que a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) abriu um canal direto de diálogo com o empresariado nacional para discutir temas no âmbito da educação e de interesse do Grande ABC. O reitor da USCS, Leandro Prearo, esteve na sexta-feira em reunião com empresários em Itapetininga, organizada pela prefeitura da cidade e pela senadora Simone Tebet (MDB). Entre os temas discutidos estavam o desmonte da ciência no país, com redução drástica de verbas públicas; e a necessidade de uma maior atenção do governo federal com as universidades municipais, como a USCS.

O reitor defendeu que a universidade participe de mais encontros como este e que faça parte das discussões nacionais sobre educação. “A participação mostra o protagonismo do Grande ABC na possibilidade de construir políticas públicas para o Brasil. Também mostra o protagonismo da USCS, que vem crescendo muito no cenário estadual, especialmente em pesquisa na área de saúde”, disse o reitor.


Estado abre mais 30 leitos para a covid-19 no Grande ABC – Jornal Tribunal do ABCD.

ABC recebe do Estado 72 mi para obras – Jornal Imprensa ABC.

Câmaras definem a pauta para retomada de sessões – DGABC.

Shoppings se diversificam e oferecem serviços de saúde – DGABC.

Região conta com 639 vagas de emprego nesta semana – DGABC.

‘Santas casas são protagonistas em defesa do SUS’ – DGABC.


Tom geral do noticiário: neutro/negativo.

Necessidade de alguma ação? Não.


Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah