
Publicado em 24/01/2022 - 09:40 / Clipado em 24/01/2022 - 09:40
Análise de Mídia - 24/01/2022
Comentário geral: O Diário do Grande ABC de sábado registra que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr. (PSDB), e o deputado estadual Thiago Auricchio (PL), reuniram-se na sexta-feira com o vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), para tratar do andamento de obras relacionadas ao município, como saneamento básico e mobilidade urbana. Entre os temas tratados, estavam o avanço das obras do Piscinão Jaboticabal, reservatório que fica na divisa entre São Caetano, São Bernardo e São Paulo e cujas obras começaram de fato em 27 de dezembro; a implementação do BRT-ABC (sistema de ônibus de alta velocidade) e a reforma da estação CPTM de São Caetano. Na semana passada, o governo do estado anunciou obras de revitalização de quatro estações da linha 10-Turquesa: Capuava, Prefeito Saladino, Utinga e São Caetano. Segundo o jornal, o prefeito de São Caetano disse que a reunião foi extremamente produtiva e que o vice-governador reiterou o compromisso de agilizar as obras do governo estadual em São Caetano. O deputado Thiago Auricchio também viu como positivo o resultado do encontro.
O site Desperta São Caetano traz no sábado declaração do prefeito José Auricchio Jr. na qual ele as prioridades de seu governo serão Saúde e Educação.
Reportagem do DGABC de domingo registra que o surgimento da cepa Ômicron da covid-19 tem feito explodir o número de infectados pelo coronavírus no Grande ABC. De acordo com dados das prefeituras da região, do dia 1º de janeiro até sexta-feira foram 31.151 casos de covid-19, ou seja, uma média de 1.483 por dia, ou uma nova contaminação por minuto. A expectativa é que o mês de janeiro de 2022 entre para a história da pandemia com o maior número de contaminações, marca que atualmente pertence a outubro de 2021, quando foram registrados 37.409 novos casos. De acordo com especialistas, a nova variante ainda não atingiu o pico na região e no Brasil e nas próximas semanas devem ocorrer novas altas de contaminações.
Outra matéria do DGABC de domingo informa que no primeiro fim de semana depois da aprovação da CoronaVac para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, três cidades do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e Mauá) aplicaram até o sábado 14.955 doses no púbico infantil por meio de mutirões realizados nestes municípios.
Reportagem do DGABC de hoje registra que as cidades do ABC já vacinaram 11,8% das 266 mil crianças da região de 5 a 11 anos. A campanha se acelerou no fim de semana, com mutirões de São Bernardo, Santo André e Mauá. No total, desde o início da campanha, em 14 de janeiro, já foram aplicadas 31.550 doses pediátricas. O jornal informa ainda que São Bernardo e Santo André foram as cidades que proporcionalmente mais aplicaram doses da vacina. São Caetano continua imunizando crianças sem comorbidades de 6 a 11 anos.
Nota do DGABC informa que São Caetano foi a única cidade do ABC que divulgou boletim da covid no domingo. A cidade revelou mais 142 diagnósticos positivos de coronavírus, além de uma morte confirmada. Com isso, desde o início da pandemia, as sete cidades do ABC já registraram 303.673 casos de covid-19, com 10.634 mortes. Em relação à vacina, 78,2% da população tomou a 1ª dose e 73% as duas doses.
Na região, 8.621 candidatos se inscreveram para o Censo – DGABC.
Grande ABC oferece 726 oportunidades de trabalho – DGABC.
Tom geral do noticiário: positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah