
Publicado em 07/01/2022 - 12:51 / Clipado em 07/01/2022 - 12:51
Mais de 310 mil pessoas não voltaram para 3ª dose contra a covid-19 no ABC
Pelo menos 311.769 pessoas não voltaram aos postos de saúde (Foto: Divulgação)
A região contabiliza, atualmente, cerca de 286 mil diagnósticos positivos para covid-19 e outras 11.148 mortes em razão da doença. Apesar da preocupante marca – que cresce diariamente no País devido a um novo surto -, pelo menos 311.760 pessoas que tomaram a primeira e segunda dose e/ou dose única da vacina contra a doença, ainda não voltaram dentro do prazo de quatro meses completos de imunização para aplicação da 3ª dose. É o que aponta o levantamento realizado pelo RD com as prefeituras da região.
Das sete prefeituras, cinco responderam aos questionamentos, e a que mostra cenário mais agravante é São Bernardo, com 134.690 pessoas que não voltaram para a 3ª dose nos prazos estipulados pela Secretaria de Saúde. Em nota, o município informa que realiza busca ativa na residência destas pessoas, por meio de agentes comunitários, bem como do Vacina Móvel, que passa diariamente nos bairros onde o índice de absenteísmo é maior. Em relação a aplicação de segunda dose e/ou dose única, a cidade também registra altos índices de faltantes, com 38.865 pessoas que não vacinaram.
Diadema registra 76.252 mil pessoas que ainda não retornaram para os postos de saúde para a 3ª aplicação. Segundo a administração municipal, todas estas já estão aptas para serem vacinadas, mas ainda não o fizeram dentro do prazo de validade. “Vale lembrar que pessoas que apresentarem sintomas gripais precisam aguardar 30 dias a partir dos primeiros sintomas para poder ser vacinado”, alerta a prefeitura. Em relação a segunda dose e/ou dose única, a abstenção é de 21.561 pessoas.
Quem não se vacinou pode buscar um dos postos de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, sem necessidade de agendamento. Para receber a aplicação, é necessário: documento pessoal com foto (CNH ou RG) e CPF. Segunda dose e dose de reforço devem levar ainda a carteirinha da campanha de vacinação contra a covid-19 (cor verde). Mais informações (clique aqui).
Os faltosos para a 3ª dose da vacina em Mauá chegam a 63.073 enquanto para segunda dose e/ou dose única, 20.384 não retornaram aos postos de vacinação. Segundo a Prefeitura, um mutirão e forças-tarefas ocorrem para resgatar e ampliar o número de imunizados na cidade, enquanto os agentes comunitários de saúde orientam as pessoas que não receberam sequer a primeira dose. Para auxiliar na vacinação, três UBSs (Flórida, Magini e Zaíra 2) estenderam o horário de atendimento até 20h para atender a população.
31.522 pessoas que estão prontas para receber a dose de reforço ainda não o fizeram em Ribeirão Pires. Já o número de pessoas que ainda não receberam a 2ª dose e/ou dose única, é de 4.744, o que, segundo a administração municipal, representa alto índice. “As vacinas já se provaram eficientes contra a covid-19, por isso é fundamental que as pessoas tenham em vista que para evitar ser acometido com qualquer variante, é fundamental tomar as três doses preconizadas pelo Ministério da Saúde”, enfatiza a autoridade sanitária Cirlei Zanom, da Vigilância à Saúde de Ribeirão Pires.
Em Rio Grande da Serra, 6.223 pessoas estão com o prazo vencido para receber a 3ª dose do imunizante. Para aumentar a cobertura, a prefeitura tem feito campanha de conscientização nas UBS para que as pessoas completem o esquema vacinal. Já as prefeituras de Santo André e São Caetano não forneceram os dados até o fechamento da reportagem.
E que 3.275 pessoas não tomaram a segunda dose. A Prefeitura tem feito campanha de conscientização nas UBS para que as pessoas completem o esquema vacinal. A Pasta remanejou todas as vacinas com vencimento próximo para outras cidades. Em relação as doses perdidas, a Pasta está atualizando os dados.
3 mil vacinas vencidas
A crescente alta dos casos de síndromes gripais foi um dos motivos que levou à baixa procura para a vacina da covid-19 na região. Para se ter ideia, do ano passado até agora, Mauá precisou descartar aproximadamente 3 mil doses do imunizante Pfizer, cujo prazo de validade venceu. Já em Rio Grande da Serra, a Secretaria de Saúde remanejou todas as vacinas com vencimento próximo para outras cidades para que não houvesse perda.
O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, preocupado com a taxa de abstenção na região, publicou um vídeo nas redes sociais com alerta para a população. “As pessoas estão de certa forma relaxando com os cuidados, voltando aos estádios de futebol, às praias, às festas. Nós estamos começando a deixar de lado um pouco a máscara, nos reunindo em festas de família”, apontou o prefeito, antes de pedir: “Queremos solicitar que se você conhece alguém que não se vacinou na terceira dose, se dirija a qualquer posto de saúde. Nós temos vacinas disponíveis”, solicitou.
Recomendações
O pneumologista e professor titular da Faculdade de Medicina do ABC, Elie Fiss, alerta que apesar do atraso, é importante que as pessoas não deixem de se imunizar. “Mesmo após o período de validade estipulado na carteira de vacinação, é importante que a pessoa busque o posto de saúde mais próximo e se informe sobre a possibilidade de receber a 3ª dose do imunizante”, diz. “O calendário vacinal foi encurtado, com as datas de aplicação adiantadas, mas isso não quer dizer que você nunca mais poderá tomar ou reforçar a primeira ou segunda dose”, enfatiza.
De acordo com o especialista, somente com a imunização completa é possível diminuir as chances de contágio para a doença. “A vacina é o meio mais seguro que temos atualmente, por isso a recomendação é para que sempre optemos por ela. Não deixem de se vacinar além de claro, manter cuidados básicos como: lavar as mãos constantemente, higienizar com álcool em gel e utilizar as máscaras de proteção. Estamos em um momento com vários casos por conta das festas de fim de ano, por isso não devemos baixar a guarda”, orienta.
Vacinados
O ABC tem, em média, 2.118.011 pessoas com a imunização completa (74,97%) da população total da região. Já com a primeira dose, são 2.202.215 imunizados (77,95%).
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Cidades