
Publicado em 27/12/2024 - 08:58 / Clipado em 27/12/2024 - 08:58
Análise de Mídia - 27/12/2024
Comentário geral: A matéria publicada no Diário do Grande ABC de hoje aborda a situação dos trabalhadores terceirizados da Educação em São Caetano. Funcionários da empresa Barsotti Serviços de Portaria tiveram as férias de janeiro suspensas devido à falta de pagamento por parte da Prefeitura. Os funcionários também relataram atrasos recorrentes nos salários, como o pagamento do 13º salário em datas diferentes do combinado.
A Barsotti alega que os problemas decorrem da ausência de repasses pela Prefeitura, afetando todos os trabalhadores, inclusive supervisores e líderes. A situação motivou um requerimento do vereador Edison Parra (Podemos) para esclarecimentos em novembro.
Enquanto isso, o prefeito José Auricchio Junior (PSD) anunciou o pagamento de um abono para os profissionais da Educação. No entanto, professores reclamam de atrasos nas parcelas.
O site ABC em Off também repercutiu o anúncio do prefeito de São Caetano, que afirma que a parcela do abono da Educação será paga nesta sexta-feira (27).
“Amanhã (27), os profissionais da Educação já terão na conta mais uma parcela do abono! Desde o início do meu mandato, os profissionais da Educação de São Caetano recebem, mensalmente, a parcela do abono. É mais um compromisso importante da valorização dos profissionais da nossa rede de ensino que cumprimos à risca ao longo da nossa gestão”, afirmou em publicação nas redes sociais.
Esta é a primeira vez que, por três anos consecutivos, o abono é pago em 12 parcelas anuais.
O editorial de hoje do Diário do Grande ABC, “A questão tarifária”, discute os reajustes tarifários no transporte público e cita a experiência de São Caetano, que implementou a gratuidade nos ônibus municipais em novembro de 2023. A iniciativa é apresentada como exemplo para discutir alternativas de financiamento sustentável para o transporte público no Grande ABC.
São mencionadas práticas adotadas internacionalmente, como taxas específicas e subsídios para garantir a gratuidade, apontando a necessidade de soluções que equilibrem os custos e mantenham a qualidade do serviço. O texto ainda sugere que gestores avaliem modelos que tornem o transporte acessível e sustentável para a população.
O Site ABC Repórter de hoje destaca que a poucos dias de assumir o Executivo de São Caetano, Tite Campanella (PL) reafirma a intenção de reintegrar a cidade ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC, mas destaca a necessidade de que o órgão tenha ações mais efetivas.
“Quero fazer parte de um consórcio que funcione, e não de um que se esgote dentro dele mesmo”, afirmou, ressaltando sua postura crítica e comprometida em buscar melhorias.
A aproximação com o prefeito eleito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), reforça sua intenção de fortalecer a participação regional e a interlocução com outros prefeitos, algo que Campanella considera positivo e promissor para a gestão.
Outros destaques:
A maioria das melhores cidades para viver no Brasil estão em SP; confira – Diário do Litoral
Fundação das Artes lança livro institucional – ABCD Jornal
Venda de imóvel cai quase 60% no ABC com restrição do crédito – Repórter Diário
Dirceu sugere criação de imposto para financiar transição energética – DGABC
O que abre e fecha em São Caetano no feriado do Ano Novo – ABC do ABC
Guarda Municipal de São Caetano prende homem por tráfico de drogas após alerta do CGE – Portal de São Caetano
Tom geral do noticiário: positivo/neutro.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah