
Publicado em 12/12/2024 - 20:46 / Clipado em 12/12/2024 - 20:46
Veja a situação de internet, aluguel e moradia precária em sua cidade, segundo o Censo
Levantamento do IBGE também mostra o aumento de domicílios com máquina de lavar no país
Novos dados do Censo Demográfico divulgados nesta quinta-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) trazem mais informações que servem para compor o perfil dos municípios brasileiros em 2022, quando o levantamento foi feito.
Desta vez, quatro índices foram disponibilizados: o aumento dos domicílios alugados, o número de pessoas morando em residências com internet e com máquina de lavar, e o número de cidadãos em habitações precárias.
São Caetano do Sul (SP) é o município brasileiro que lidera a estatística de mais habitantes com máquina de lavar em sua moradia: 97,6% - Folhapress
Em relação aos domicílios alugados, o Censo mostra que 20,9% da população moravam em imóveis do tipo em 2022, o equivalente a 42,2 milhões de habitantes. No levantamento anterior, relativo a 2010, a proporção era de 16,4%, ou 31,2 milhões.
Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso (a 333 km de Cuiabá), era a cidade com mais pessoas morando de aluguel: 52% da população. Confira abaixo a situação da sua cidade.
Fonte: IBGE
O Censo também identificou o número de habitantes que moravam em residências nas quais havia acesso à internet em 2022. Neste caso, a média do Brasil era de 89,4%, sendo o Distrito Federal como a unidade da federação com maior rede de comunicação: 96,2%. A lanterna é o Acre, com apenas 75,2%.
No mapa abaixo você pode conferir a situação de todos os municípios do país.
Fonte: IBGE
Outra estatística verificada pelo IBGE que ajuda a mostrar o desenvolvimento do país é o de número de máquinas de lavar roupas. O levantamento mostrou um crescimento acelerado entre o Censo de 2000 e o de 2022 em todas as regiões do país. No entanto, as desigualdades se mantiveram, com o Sul e o Sudeste com mais do que o dobro da população residindo em domicílios com máquinas de lavar do que o Nordeste.
Enquanto 94,2% dos moradores de Santa Catarina possuem o equipamento, no Maranhão a porcentagem é de apenas 27%. Nos municípios com mais de 100 mil habitantes, São Caetano do Sul (SP) lidera com 97,6%, contra apenas 17,8% de Codó (MA).
Veja no mapa a proporção verificada em seu município.
Fonte: IBGE
Por fim, o Censo analisou o tipo de moradias dos brasileiros para determinar as habitações mais precárias. Foram considerados nessa condição os domicílios com paredes de madeira reaproveitada de tapumes, andaimes, embalagens e outros materiais, e as casas de taipa sem revestimento.
Cerca de 2,5 milhões de brasileiros ainda vivem nessas condições, principalmente, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Confira abaixo.
Veículo: Online -> Portal -> Portal Folha de S. Paulo
Seção: Censo 2022