Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 12/12/2024 - 09:57 / Clipado em 12/12/2024 - 09:00

Análise de Mídia - 12/12/2024


Comentário geral: Reportagem do Diário do Grande ABC com chamada de 1ª página registra que a gestão do prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., deixou de cumprir o acordo firmado com os médicos do município em outubro, de reajustar os salários em 11,5%. A denúncia foi feita pelo presidente do sindicato da categoria (Sindimed), José Roberto Murisset, segundo o qual, com os acordos coletivos não cumpridos entre 2017 e 2023, a defasagem salarial da categoria chegaria a 36%.

Murisset diz que pelo menos dez reuniões para tratar do assunto foram realizadas com o secretário de Saúde, Guilherme Crepaldi Esposito. O presidente do Sindimed disse ainda que o secretário se comprometeu a levar o acordo à Fundação do ABC, que administra a Saúde na cidade, mas que não foi o que aconteceu. Murisset ressalta que, a cada vez que era questionado, Esposito dava respostas evasivas até que passou a não mais recebê-lo em audiência. Segundo o jornal, procuradas, tanto a prefeitura quanto a Fundação do ABC não responderam.

Nota da coluna Cena Política, do DGABC, registra especulações que surgiram na Câmara Municipal de São Caetano sobre quem será o escolhido para presidir a Casa no período 2025-2026. Segundo a nota, levantou-se a possibilidade, “pouco provável”, do nome do vereador Cicinho Moreira (PL) para ocupar o cargo. A nota afirma que o vereador “corre por fora” na disputa, que tem dois pesos pesados, o atual líder do governo, Gilberto Costa, e o médico Marcos Pontes, ambos do Progressistas. Mas o jornal especula que, caso estes últimos sejam chamados pelo prefeito eleito Tite Campanella para compor o 1º escalão, as chances de Cicinho aumentam.

O Portal da Folha de S. Paulo registra que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou ontem requerimento que será enviado ao presidente Lula pedindo intervenção federal na Enel. A concessionária está na berlinda desde 2023 em razão de problemas no fornecimento de energia após tempestades na capital e outras cidades. O requerimento, de autoria do presidente da CCJ, Thiago Auricchio (PL), pede ainda que seja decretada a caducidade do contrato, “tendo em vista que os serviços prestados pela referida empresa ostentam vícios de qualidade e são inadequados, ineficientes e descontínuos, violando dispositivos da Constituição Federal”.

A comissão pede ainda que seja elaborado um plano de ressarcimento para os afetados pelas falhas no fornecimento de energia, de R$ 10 mil para pessoas físicas e R$ 30 mil para pessoas jurídicas.     
 

Outros destaques:

Brasil Olímpico premia melhores atletas do Brasil na temporada – DGABC.
No período de férias, 308 escolas devem oferecer refeições na região – DGABC.
São Caetano lança edital de subsídio para reformas de equipamentos culturais públicos – Jornal ABC Repórter.
São Caetano entrega o novo Hospital de Olhos Dr. Jaime Tavares – Jornal ABC Repórter.
São Caetano realiza 177 testes rápidos de HIV em carreta itinerante durante o Dezembro Vermelho – Site ABC em Off.
Probidade da administração Auricchio na construção do Atende Fácil Saúde – Promotoria determina o arquivamento do inquérito civil - Site Jornal Foco News ABC.

Tom geral do noticiário: negativo/neutro/positivo.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah