Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 27/11/2024 - 09:00 / Clipado em 27/11/2024 - 09:00

Análise de Mídia -27/11/2024


Comentário geral: O noticiário Rede TV News, da Rede TV, traz reportagem sobre o primeiro aniversário da implantação da Tarifa Zero em São Caetano. A matéria destaca que, neste período, o número de passageiros saltou de 22 mil para 74 mil por dia – aumento de 236% –, transportando 18 milhões de passageiros e que a frota de ônibus aumentou de 42 para 57 coletivos. A matéria traz também fala do prefeito José Auricchio Jr., que afirma que estudos mostram que nos centros comerciais atendidos pelas linhas houve um aumento do consumo. 

A ocupação de um edifício pelo grupo Ocupação Mulher Operária Alceri Gomes, mantido pelo Movimento Olga Benário, em São Caetano, continua gerando repercussão na mídia regional.

O Diário do Grande ABC (com chamada de 1ª página), a coluna Rastilho, do site Repórter Diário, e o mesmo site registram que a Câmara Municipal de São Caetano aprovou ontem requerimento do vereador Gilberto Costa (PP), líder do governo, solicitando a criação de uma Comissão Especial para investigar a invasão do imóvel no bairro Cerâmica, na quinta-feira (21), organizada pelo Movimento de Mulheres Olga Benario.

A vereadora Bruna Biondi (Psol), que apoia a iniciativa do grupo, votou contra. De acordo com o coletivo, o imóvel estava abandonado e deve ser transformado em casa de referência para acolher mulheres, além de crianças. Costa afirmou que os manifestantes tentam tomar à força uma propriedade particular, o que afronta a legislação brasileira. Matéria do Diário do Grande ABC e nota da coluna Rastilho acrescentam que o ex-deputado estadual Arthur do Val levou apoiadores, inclusive o suplente de vereador e pastor evangélico Pedro Umbelino (União Brasil), para provocar os manifestantes.  

Outra matéria do site Repórter Diário registra que  a Câmara Municipal de São Caetano aprovou ontem, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025, que prevê para a cidade um orçamento de R$ 2,6 bilhões. A proposta segue agora para a sanção do prefeito José Auricchio Jr. Os vereadores Bruna Biondi (Psol) e Edison Parra (Podemos), tentaram emplacar dez emendas à proposta, porém, todas foram rejeitadas ainda na Comissão de Finanças e Orçamento da Casa.

Os dois vereadores criticaram a falta de análise criteriosa da Comissão em relação às emendas, principalmente as que destinavam recursos para o combate às enchentes, prevenção de incêndios e aumento dos investimentos na Defesa Civil. Outro ponto da reclamação foi a repetição de textos usados no ano passado para a rejeição das emendas para o atual orçamento. Bruna e Parra votaram contra o projeto de lei.

Reportagem do DGABC traz denúncia de uma mãe de aluna autista contra um professor de geografia da rede municipal de ensino de São Caetano, que teria mandado a estudante “se lascar” durante a aula porque ela teria esquecido um livro. O caso ocorreu em 2023 e, segundo o jornal, não seria a primeira vez que o docente teria ofendido a estudante de 13 anos, que tem deficiência visual e epilepsia. O caso ocorreu na Emef Senador Flaquer, no bairro Fundação. A mãe da jovem, Fernanda Feliciano do Nascimento, registrou BO no 1º DP do município contra o professor Fabiano Pádua. O jornal informa ainda que o professor não está mais dando aulas à menina e que a Secretaria da Educação, questionada, não se posicionou.

Nota da coluna Cena Política, do DGABC, especula que o prefeito eleito de São Caetano, Tite Campanella (PL), deixou claro sua preferência por alguém que nunca tenha exercido o cargo para ocupar a presidência da Câmara Municipal, embora essa pessoa possa ter vasta experiência e diálogo com os vereadores. A coluna afirma que “tudo aponta” que a missão será dada para o atual líder do governo, Gilberto Costa (PP), mas que o martelo ainda não foi batido e que Marcos Fontes (PP) “corre por fora”.

Matéria do site da Revista Fórum mostra que São Caetano aparece em 14º lugar no Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil. O ranking, desenvolvido pela empresa MySide, leva em conta municípios com mais de 100 mil habitantes. O resultado foi baseado em dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outros destaques:

Prefeitura de São Caetano entrega mais uma escola reformada e ampliada: EMEF Oswaldo Samuel Massei – Jornal ABC Repórter.

Oficinas Culturais de São Caetano terá sarau com apresentações das atividades realizadas em 2024 – Portal ABC do ABC.

CGE de São Caetano auxilia Polícia Civil a desvendar falsa comunicação de crime e detém rapaz de 22 anos – Jornal ABC Repórter.

 

Tom geral do noticiário: positivo/neutro.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah