Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 23/11/2024 - 08:35 / Clipado em 23/11/2024 - 08:35

Movimento de Mulheres Olga Benario ocupa imóvel vazio em São Caetano


POR REDAÇÃO

 

Próximo ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, surge a primeira ocupação Operária do Movimento de Mulheres Olga Benario em São Caetano. A Casa da Mulher Operária Alceri Gomes, localizada na rua José Benedetti, 9.531, bairro Cerâmica, foi ocupada sexta-feira (22/11) em um ato de denúncia à violência contra as mulheres na região e à insuficiência de políticas públicas e amparo da Prefeitura da cidade.

O imóvel ocupado estava empoeirado, com entulhos e sem função social há 20 anos. Com a intervenção do movimento, após dois dias de uso, o espaço está mais apto para ser utilizado como uma casa de referência para atender, acolher e organizar mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência. O local também possui um ambiente acolhedor para crianças, com creche e cozinha comunitária.

Dentre as principais denúncias do movimento está o fato da violência contra mulher ter crescido 12% no último ano em São Caetano, ao mesmo tempo em que não há possibilidade das trabalhadoras que não moram na cidade acessarem os serviços públicos devido à falta de carteira de identidade como moradoras.

De acordo com a Coordenação da Ocupação Alceri Gomes, o avanço das privatizações, a precarização do trabalho operário, a falta de uma Delegacia 24 horas e a ausência da cidade dentro Consórcio Intermunicipal do ABC e a falta de um serviço de abortamento legal na cidade prejudicam diretamente a realidade das mulheres de São Caetano.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3544433/movimento-de-mulheres-olga-benario-ocupa-imovel-vazio-em-sao-caetano/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Cidades