Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 13/11/2024 - 08:58 / Clipado em 13/11/2024 - 08:58

Análise de Mídia - 13/11/2024


Comentário geral: Reportagem do jornal ABC Repórter traz declarações do prefeito eleito de São Caetano, Tite Campanella (PL), sobre nomes que estarão no 1º escalão da administração municipal a partir de 1º de janeiro. Ele afirmou que novos nomes virão, mas que alguns técnicos da atual administração serão mantidos em seus cargos.

“Temos vários nomes do grupo atual que estamos avaliando e vamos aproveitar e tem nomes novos que queremos colocar, mas é uma transição tranquila”, disse. Ele lembrou o bom relacionamento com a Câmara Municipal e disse que a vice Regina Maura Zetone não voltará à Secretaria de Saúde, mas terá um papel mais global junto à nova administração. 

Nota da coluna Cena Política, do Diário do Grande ABC, registra que Tite Campanella segue participando de entregas do prefeito José Auricchio Jr., como a inauguração da UBS no Bairro Santo Antônio, quando ele lembrou o compromisso de preparar a cidade para o futuro. “A propósito, tanto o plano de governo de Auricchio quanto o meu são reais, não obras de ficção”.

Continua repercutindo na mídia regional a divulgação do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) 2023, elaborado pelo Instituto de Longevidade, mostrando São Caetano entre as dez melhores cidades para os idosos no Brasil, cinco delas no Estado de São Paulo.

Reportagem do site Repórter Diário informa um novo caso de discriminação em escola pública de São Caetano: um professor de geografia mandou uma aluna de seis anos de idade e que é autista “se lascar”. Não foi a primeira vez que tal professor não respeita a dificuldade maior da aluna e a diminui diante dos colegas de classe. A Secretaria de Educação de São Caetano diz que está ciente do caso, mas não afastou o professor. A matéria lembra que no ano passado, um estudante de escola pública da cidade foi vítima de racismo e os pais tiveram que se movimentar para que providências fossem tomadas.

Nota da coluna Boca Maldita, do jornal Folha de S. Caetano, afirma que o prefeito José Auricchio Jr. (PSD), depois de quatro mandatos à frente da Prefeitura de São Caetano, está se preparando para deixar o Palácio da Cerâmica, mas que “há rumores” de que não deixará a política tão cedo. A nota especula que Auricchio, que é amigo de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, deverá ocupar um cargo em Brasília, junto ao também médico e amigo de longa data Geraldo Alckmin, vice-presidente da República. De acordo com a coluna, pesa a influência de Kassab sobre o governo federal e “é quase certo a ida de Auricchio para Brasília”.

A mídia nacional e local reporta que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou por unanimidade projeto de lei que proíbe o uso de celulares em escolas públicas e privadas do estado. O texto, de autoria da deputada Marina Helou (Rede), foi assinado por outros 42 parlamentares, três dos quais do ABC, deverá agora ir para sanção do governador Tarcísio de Freitas. O projeto prevê exceções, como casos em que houver necessidade pedagógica de utilização de conteúdos digitais ou no caso de auxílio a alunos com deficiência.

Outros destaques:

Auricchio visita Mostra Cultural de escola da Rede Municipal de Ensino – Jornal ABC Repórter.

Abre e fecha em São Caetano no feriado da Proclamação da República – Portal ABC do ABC.

Cidades do ABC ficam de fora de compensações financeiras da Sabesp – Jornal ABC Repórter.

São Caetano recebe maior projeto de educação financeira outdoor do Brasil – Portal ABC do ABC.

Ana Carolina Serra indica R$119 mi no orçamento estadual para o Grande ABC – DGABC.

 

Tom geral do noticiário: neutro/positivo/negativo.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah