
Publicado em 12/11/2024 - 09:00 / Clipado em 12/11/2024 - 09:00
Análise de Mídia - 12/11/2024
Comentário geral: Reportagem do jornal ABC Repórter registra informação que já havia sido veiculada ontem em outros veículos, de que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., inaugurou no sábado (9) a 14ª Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Santo Antônio. Na cerimônia de inauguração, além do prefeito, estiveram presentes o secretário de Saúde, Guilherme Crepaldi Esposito; o prefeito eleito Tite Campanella; a vice-prefeita eleita Regina Maura Zetone; e o deputado estadual Thiago Auricchio. No discurso, o prefeito lembrou que cumpriu a promessa de implantar uma UBS em cada bairro de São Caetano. “Deixamos a Saúde funcionar de maneira muito adequada”, afirmou Auricchio.
Manchete de 1ª página do Diário do Grande ABC registra que a Prefeitura de São Caetano não pagou o bônus prometido aos médicos como compensação por eles terem reduzido o tempo de consulta em 25% para atender mais pacientes. Segundo o jornal, “o calote colocou a administração em guerra contra os profissionais de saúde”. O secretário de Saúde, Guilherme Crepaldi Esposito, confirmou que a premiação em dinheiro não foi feita. “Houve falha administrativa e a Secretaria de Saúde assume a falha pela operacionalização”, afirmou o secretário durante audiência pública da LOA (Lei Orçamentária Anual) na Câmara Municipal, na sexta-feira (8).
O jornal afirma que no mesmo evento, a secretária da Fazenda, Stefânia Wludarski, assegurou que não foi por falta de dinheiro que os valores – que variam entre 8% e 15% dos vencimentos – não foram depositados. Segundo a matéria, Esposito, além de assumir a responsabilidade, afirmou que foram poucos os médicos que atingiram as metas, como forma de ressaltar que o impacto nos cofres públicos não seria grande. A prefeitura assegurou que a quitação dos débitos será realizada até quinta-feira (14). O assunto também é tema de charge e editorial (“O ocaso da gestão Auricchio”), no qual o jornal acusa a atual administração de “falta de planejamento” e “caos financeiro”.
Nota da coluna Cena Política, do DGABC, registra que o prefeito eleito de São Caetano, Tite Campanella (PL), aproveitou o fim de semana para participar da missa e da inauguração do novo campanário da Paróquia São Bento, marco da cidade. “A história da paróquia, que começou com a união de 42 famílias no bairro Olímpico, representa a força da nossa comunidade e o compromisso de com o bem-estar de todos. Este campanário é mais que uma estrutura; é um símbolo de fé, união e progresso para São Caetano”, afirmou Tite.
O site Diário do Litoral reproduz matéria já publicada outras vezes por outros veículos mostrando que São Caetano é apontada como a melhor cidade para aposentados morarem no Brasil. A matéria lembra que a cidade também ocupa o topo do ranking de maiores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil e que isso é resultado de investimentos contínuos em saúde, educação e segurança. A matéria finaliza afirmando que, apesar de fazer parte da região metropolitana de São Paulo, São Caetano mantém um ambiente tranquilo e acolhedor, característica muito valorizada pelos aposentados.
Outros destaques:
São Caetano apresenta estudo sobre educação inclusiva em conferência internacional – Site ABC em Off.
Auricchio visita Mostra Cultural de escola da Rede Municipal de Ensino – G7 Notícias.
Prefeitura de São Caetano do Sul publica resultado final do processo seletivo para o Ensino Médio 2025 – Site ABCD Real.
Índices criminais sobem no ABC enquanto polícia prende menos em flagrante – Site Repórter Diário.
São Caetano abre inscrições para edital de premiação a Pontos de Cultura – Portal ABC do ABC.
Na região, 113 mil farão o Saresp a partir de amanhã – DGABC.
Descubra a cidade mais apertada do Brasil com 13 mil pessoas por km2 – Gazeta de S.Paulo
Tom geral do noticiário: positivo/negativo.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah