Clipclap

Aguarde ...

 Site ABC Repórter - Grande ABC/SP

Publicado em 09/11/2024 - 06:09 / Clipado em 09/11/2024 - 06:09

Auricchio cumpre compromisso de entregar uma UBS por bairro


Agora falta, apenas, a UBS Centro, que será uma UBS Escola, e que está sendo construída

 

Por Redação



Em sua fala, Auricchio reafirmou o compromisso com a Saúde de São Caetano e criticou a falta de qualificação da empresa responsável pelas obras da UBS Centro, a futura UBS Escola, no Campus Centro da USCS

 

Com a presença de populares, vereadores em mandato vigente e dos eleitos no pleito de 06 de outubro, além do secretário de Saúde de São Caetano, Guilherme Crepaldi Esposito, e do deputado estadual, Thiago Auricchio – PL, do prefeito eleito, Tite Campanella – PL, e da vice-prefeita eleita, Regina Maura – PSD, o prefeito José Auricchio Júnior – PSD, inaugurou, na manhã de hoje (09), a 14ª UBS – Unidade Básica de Saúde de São Caetano, no Bairro Santo Antônio, na rua Joaquim Nabuco, 215.

 

 

PLANO

Em seu discurso de entrega do equipamento municipal, Auricchio remontou o plano de governo de 2016 e 2020, reafirmando o compromisso com a Saúde da cidade.

 

 

“No nosso plano de governo de 2016, depois reiterado em 2020, nós íamos deixar uma Unidade Básica de Saúde por bairro, esta é a penúltima, que é no Santo Antônio. Aqui, na verdade, tinha uma unidade, que deu lugar no remanejamento de espaço para Atende Fácil Saúde, e tinha a carência de ter um espaço próprio para atenção básica”, salientou o prefeito, que prosseguiu sobre a demanda local:

“São 8.000 moradores nesse bairro, que tinham que se deslocar, ou para o Cerâmica, ou para a Fundação, para ter atenção básica, contudo, a agente quer, de fato, regionalizar bairro a bairro, estamos entregando esta aqui, como falei: a penúltima, é a entrega de um imóvel que adaptamos para unidade Básica de Saúde, mas, tenho certeza que o Tite vai pensar nisso de forma definitiva para o bairro Santo Antônio para os próximos quatro anos”, propôs Auricchio ao futuro prefeito, Tite Campanella – PL.

 
Auricchio momentos antes de desenlaçar a faixa de inauguração da UBS Santo Antônio
 

CRÍTICA

Entretanto, em meio à sua fala, sem mencionar nomes, Auricchio não poupou críticas à empresa responsável pelas obras da UBS Centro, uma unidade modelo, chamada de UBS Escola, que está sendo erguida nas dependências do Campus Centro da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, mas que deve ter a entrega atrasada, e o chefe do Executivo explicou o porquê.

“Temos uma última UBS a ser entregue, essa muito especial, primeiro, pela localização, que é o Centro de São Caetano, e será uma UBS Escola, uma unidade de saúde especial. Mas, infelizmente, o modelo de contratação licitatório brasileiro mostra-se, por várias vezes, ineficiente, neste caso ganhou uma empresa não qualificada, que não está conseguindo cumprir o contrato, não está conseguindo cumprir prazos, contudo, nós, Prefeitura e Universidade, estamos absolutamente em dia do ponto de vista do pagamento, de fluxo, então vamos penalizar, mas quem é penalizado de verdade é a população que fica sem o equipamento”, lamentou o pessedista.
 

ALERTA

Auricchio, ainda, alertou ao futuro prefeito, Tite, presente na entrega do equipamento, que esse problema vai ficar para a Administração do liberal.

“Tenho procurado deixar todas as obras em andamento da melhor maneira possível para o Tite, mas, essa eu vou ficar devendo, é a primeira dor de cabeça que você vai ter que resolver, porque repito aqui, é uma empresa não qualificada que ganhou a licitação, mas nós vamos trabalhar firmemente para que ela não contrate mais com o poder público, porque não se faz isso: ganhar uma licitação e parar a obra no meio, sendo que se tem o fluxo de recebimento em dia, deixando toda uma programação de Saúde do município desatendida por conta de uma irresponsabilidade dos donos da empresa, mas a Justiça está aí para isso, o Tribunal de Contas está aí para isso e vamos até às últimas consequências nesta obra”, avisou Auricchio.

Por fim, o atual prefeito lembrou de como a Saúde da cidade é tratada, agradeceu aos profissionais pelo trabalho dedicado, porém, fez questão de informar que as entregas ainda não acabaram.

 

ADEQUADA

“Deixamos a Saúde funcionando de maneira muito adequada. Então, quero agradecer os mais de 3.000 colaboradores da Saúde, não é a última entrega da Saúde ainda, vamos entregar o Pronto Cardio na virada do final deste mês – novembro”, projetou o líder Municipal, que concluiu ao falar que Saúde se faz com a união de todos.

 


Recepção da nova UBS Santo Antônio

“Saúde não se faz com prédio, aqui está a prova disso, aqui é um prédio adaptado, mas funciona quando se tem bons profissionais, boa gestão, envolvimento dos colaboradores com toda comunidade, e São Caetano tem um modelo muito interessante que funciona bem e funciona mostrando que é possível fazer mais com menos recurso e com boa gestão de Saúde”, finalizou o chefe do Executivo Sancaetanense.


SANTO ANTÔNIO

A UBS Santo Antônio tem capacidade para atender, aproximadamente, 1.800 consultas por mês, e faz parte do Programa Saúde Hora Certa, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h. às 21h., e aos sábados, das 8h. às 12h., e contou com investimento de cerca de R$ 280,4 mil.

Assim, a nova unidade passou por reforma e readequação para construção de consultórios e salas multiuso, além de sala de atendimento da Estratégia Saúde da Família, sala de enfermagem, farmácia e instalações para funcionários. Aliás, além de toda revitalização, a unidade terá climatização, nova pintura interna e externa, e toda rede elétrica e hidráulica passou por revisão.

 

Unidade Básica de Saúde terá Farmácia também

CELSO M. RODRIGUES

 

https://abcreporter.com.br/2024/11/09/auricchio-cumpre-compromisso-de-entregar-uma-ubs-por-bairro/

Veículo: Online -> Site -> Site ABC Repórter - Grande ABC/SP

Seção: Política