
Publicado em 01/11/2024 - 06:34 / Clipado em 01/11/2024 - 06:34
Tarifa Zero em São Caetano do Sul completa um ano nesta sexta (1º) e triplica número de passageiros
ADAMO BAZANI
Segundo prefeitura, comércio local tem alta de 36% de faturamento no período
O Programa Tarifa Zero para todos os passageiros dos ônibus municipais de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, completou nesta sexta-feira, 1º de novembro de 2024, um ano de operação e, de acordo com a prefeitura, praticamente triplicou o número de passageiros transportados, passando de uma média de 25 mil usuários por dia para 74 mil.
A cidade possui 165 mil habitantes e é servida também por transporte intermunicipal metropolitano que tem cobrança de tarifa: ônibus gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), operados pela NEXT Mobilidade, e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trensa Metropolitanos), do Governo do Estado.
A gratuidade nas catracas funciona em todos os dias da semana e não é necessário morar no município ou apresentar qualquer tipo de documento, mas o usuário tem de passar pela catraca para o controle da demanda por parte da prefeitura.
Por mês, o VIPE (Viação Padre Eustáquio), custa aos cofres públicos em torno de 3,8 milhões pagos à VIPE (Viação Padre Eustáquio), concessionária dos transportes da cidade, que opera e é dona dos ônibus.
A frota subiu de 46 para 57 ônibus, além de um modelo elétrico sendo testado.
De acordo com prefeitura, em nota, no período de um ano do “Tarifa Zero”, o movimento no comércio subiu 36%.
Mesmo não sendo o único fator para essa elevação no faturamento dos estabelecimentos comerciais da cidade, a administração municipal atribuiu o “Tarifa Zero” como um dos motivos.
Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Transporte
Seção: São Caetano