
Publicado em 31/10/2024 - 21:40 / Clipado em 31/10/2024 - 21:40
Prefeito do ABC paulista diz que passe livre impulsionou arrecadação do varejo
São Caetano do Sul estimulou circulação de moradores com tarifa zero para ônibus e diz que, pelos cálculos da gestão, faturamento do setor de comércio e serviços aumentou 36% em um ano
São Paulo
O prefeito de São Caetano do Sul (SP), José Auricchio Junior (PSD), afirma que as vendas do varejo local aumentaram 36% desde que ele implementou o passe livre nos ônibus da cidade há um ano.
Auricchio Junior, único a adotar a tarifa zero para ônibus na região do ABC paulista, diz que a maior circulação de pessoas gerou R$ 163,7 milhões a mais no comércio e serviço nas áreas próximas às vias de circulação do transporte coletivo.
José Auricchio Junior, prefeito de São Caetano, no ABC Paulista - Divulgação
O cálculo considera a média de faturamento mensal das empresas no período de novembro de 2023, quando teve início o programa Tarifa Zero, com outubro deste ano.
"O dinheiro economizado na tarifa está sendo injetado no comércio local. É mais gente circulando e mais gente consumindo, fazendo a roda da economia girar", disse o prefeito.
Além do impacto no comércio, o fluxo de passageiros no transporte aumentou 354% após a implementação do programa e chegou a 19 milhões no período.
Em São Caetano, o Tarifa Zero garante a gratuidade nos ônibus e todos os passageiros podem pegar as dez linhas da cidade de graça.
Segundo a prefeitura, a medida é um reforço no comércio local, que compensa o cofre municipal com o aumento da arrecadação decorrente do aquecimento das vendas.
Com Diego Felix
Veículo: Online -> Portal -> Portal Folha de S. Paulo
Seção: Transportes público