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 Site Rádio ABC AM 1570 - Santo André

Publicado em 28/10/2024 - 17:06 / Clipado em 28/10/2024 - 17:06

Veja os planos de governo para mobilidade dos prefeitos eleitos no ABC


Por janete ogawa

Integração com trens e ônibus metropolitanos (EMTU/NEXT Mobilidade), tarifa zero e poucas propostas para gestão regionalizada de trânsito
 

Definidas as eleições municipais, cabe agora os vencedores trabalharem para colocar as promessas em prática e os cidadãos não terem memória curta e anotarem tudinho para depois cobrar.
No ABC Paulista, na área de mobilidade, as propostas foram muitas.
Uma parte dos vencedores fala em integração com trens e ônibus metropolitanos (EMTU/NEXT Mobilidade), mas não há planos para conexão entre sistemas municipais numa região altamente interligada, formada por sete cidades: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra
Em muitos casos, linhas municipais de uma cidade acabam adentrando em outra tamanha é a conurbação (quando uma cidade emenda com a outra).
O tal “bilhete único regional”, o que poderia ser articulado pelo Consórcio Intermunicipal ABC parece que não vai ficar para esta vez.
É que além de os prefeitos terem suas rivalidades político-partidárias, a região do ABC é praticamente dividida em “feudos” de transporte. São famílias que atuam há décadas nas cidades do ABC e que não “se bicam” umas com as outras em todos os momentos, o que impede uma complementação entre os sistemas, linhas e bilhetagens.
Tarifa zero também foi promessa. Na região, somente São Caetano oferece gratuidade para todos os passageiros em todos os dias da semana.
O trânsito de uma cidade interfere em outra. Há vias inclusive “intermunicipais”, como a Avenida Pereira Barreto (Santo André e São Bernardo) e Avenida dos Estados (Mauá, Santo André, São Caetano). Em São Paulo, a mesma avenida muda de nome e passa a ser Avenida do Estado (no singular).
Houve também poucas propostas para gestão regionalizada de trânsito.

 

Os prefeitos eleitos no ABC são:
Santo André (780 mil habitantes, aproximadamente):
Gilvan (PSDB): 221.410 votos, 60,98% dos votos válidos (primeiro turno)
São Bernardo  (840 mil habitantes, aproximadamente):
Marcelo Lima (PODEMOS): 205.831 votos, 55,74% dos votos válidos (segundo turno)
São Caetano  (170 mil habitantes, aproximadamente):
Tite Campanella (PL): 60.858 votos, 59,61% dos votos válidos (primeiro turno)
Diadema (405 mil habitantes, aproximadamente):
Taka Yamauchi (MDB): 116.003 votos, 52,59% dos votos válidos (segundo turno)
Mauá (420 mil habitantes, aproximadamente):
Marcelo Lima (PT): 102.115 votos, 54,05% dos votos válidos (segundo turno)
Ribeirão Pires (119 mil habitantes, aproximadamente):
Guto Volpi (PL): 28.909 votos, 46,72% dos votos válidos (primeiro turno)
Rio Grande da Serra (45 mil habitantes, aproximadamente):
Akira Auriani (PSB): 17.508 votos, 68,58% dos votos válidos (primeiro turno)

 

SANTO ANDRÉ: GILVAN

Qualificar o atual modelo de transporte público da cidade, priorizando a utilização de veículos de alta tecnologia, conforto e segurança, melhorando o padrão e o tempo das viagens;
Promover a integração tarifária dos transportes municipais com as estações da CPTM de nosso município;
Manter a gestão junto ao Governo do Estado, incluindo: A antecipação da construção da Estação ABC (antiga Parada Pirelli), a fim de criar uma centralidade, e requalificar o espaço urbano do entorno, além de facilitar o acesso ao sistema de alta capacidade através da Linha 10 – Turquesa, já existe um convênio entre a Prefeitura de Santo André e a CPTM para a elaboração do projeto para essa estação, através da realização de Parcerias Público-Privadas (PPP) A viabilização da Ligação ABC – Guarulhos, prevista também para conexão na Estação Pirelli; A viabilização do atendimento por transporte de alta capacidade por meio de linhas de metrô e sua respectiva integração à rede municipal de transporte coletivo;
Garantir a continuidade das obras viárias: Construção do Complexo Viário e Parque Urbano Santa Teresinha, cujo estágio estará avançado no início da gestão. O Complexo inclui um parque urbano que qualificará a região trazendo estruturas de lazer e esportes. Além de incentivar o transporte ativo; Execução das obras dos corredores de ônibus da área central da cidade, que aumentará a eficiência do transporte coletivo e qualificará as calçadas, garantindo acessibilidade universal, segurança ao pedestre e plantio de árvores;
Viabilizar recursos externos para a construção das marginais do Córrego Taioca, entre a Av. Pereira Barreto e a Av. Brasília. Também para a construção do Complexo Viário na Av. Giovanni Battista Pirelli x Viaduto Salvador Avamileno x Rua Capitão João e Av. Luiz Inácio de Anhaia Melo para eliminar o ponto de congestionamento e de sinistros existentes na rotatória de acesso ao viaduto;
Estabelecer uma política cicloviária permanente, com a determinação de rotas cicláveis, implantação de infraestrutura cicloviária, ciclovias, ciclofaixas e paraciclos, incentivando o uso da bicicleta como um modal de transporte;
Dar continuidade na implantação do Plano de Mobilidade Urbana de Santo André (PlanMob) desenvolvido na última gestão e do Plano para a Mobilidade Segura e Inclusiva (PMSI) que, dentre as inúmeras ações, prevê a ampliação do Programa Faixa Azul Motos, e urbanismo tático e o combate à violência de gênero no sistema de mobilidade urbana

 

SÃO BERNARDO: MARCELO LIMA

Estudo de revitalização geométrica das avenidas Lauro Gomes, Senador Vergueiro e Maria Servidei Demarchi, Estrada Galvão Bueno, com a interferência dos corredores de ônibus e do BRT;
Capacitar as vias: 31 de Março, Av. Do Taboão, Av. Presidente João Goulart, Av. Senador Vergueiro, Rua Helena Jacquei, Av. Dr. Rudge Ramos, Rua Afonsina e Av. Lauro Gomes, para atender aos usuários da futura Linha 20 — Rosa do Metrô (Trecho Estação Taboão– Paulicéia);
Estimular o uso de múltiplos modais e de aplicativos de integração entre os diversos meios de transportes;
Criar plano para ciclovias, que deve ser integrado e permanente, com atualizações constantes;
Estudar e reavaliar os corredores de ônibus recém-criados na cidade, visando à redução do tempo de deslocamento, melhorando a qualidade do serviço e o cumprimento dos horários;
Aperfeiçoar o fluxo de tráfego de veículos com a implementação de semáforos inteligentes;
Readequar os passeios públicos, no intuito de melhoria dos pavimentos e de recolocação de espécimes vegetais para facilitar a movimentação dos pedestres, incluindo remodelação dos desníveis e geometria;
Remodelar e ampliar o Centro de Reflexão de Trânsito, ampliando o atendimento para conscientização das crianças e os jovens para os problemas do trânsito e a condução de veículos;
Atualizar e readequar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Município de São Bernardo;
Criar grupos de trabalho ppara discussão dos problemas dos transportadores autônomos de carga, taxistas e transportadores escolares;
Criar grupos de trabalho para a avaliação dos problemas da categoria dos profissionais autônomos taxistas, disciplinando a utilização de propagandas nos veículos e a readequação dos abrigos de pontos de táxi;
Criar grupos de trabalho para a avaliação dos problemas da categoria dos profissionais autônomos de transportes de cargas e promover estudos para a criação de estacionamentos em diversos bairros do Município;
Criar grupos de trabalho para a avaliação dos problemas da categoria dos profissionais autônomos de transportes escolares, estudando a melhoria do uso e a readequação do tempo de vida útil dos veículos;
Promover mais acessibilidade aos Bairros Riacho Grande e Pós-Balsa;
Realizar estudos a fim de implantar mão-dupla nas embarcações (balsa);
Implantar alça de acesso para Rodovia dos Imigrantes como opção de saída do Pós-Balsa;
Implantar chips e aparelhos de GPS de localização permanente em toda a frota de carros, veículos e viaturas em prestação de serviços públicos pelo município, para implementação de tecnologia e inteligência focadas em mobilidade;
Promover a Tarifa Zero nas passagens de ônibus municipais aos domingos.

 

SÃO CAETANO: TITE CAMPANELLA

Eixo II – São Caetano Mais Sustentável
No eixo temático “São Caetano Mais Sustentável,” nosso compromisso é implementar políticas que promovam o desenvolvimento urbano em harmonia com o meio ambiente. Adotaremos o conceito de “lixo zero”, incentivando a redução, reutilização e reciclagem de resíduos, além de promover práticas de consumo consciente. Vamos investir em energia renovável, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e desenvolver uma infraestrutura urbana moderna e resiliente, que inclua espaços verdes, áreas de convivência e infraestrutura para coleta seletiva.
A mobilidade urbana será uma prioridade, com ações para melhorar o transporte público, incentivar o uso de bicicletas e outros modos alternativos de transporte, além de criar uma rede de ciclovias segura e acessível. Continuaremos a manter o programa Tarifa Zero nas linhas de ônibus municipais, garantindo acesso gratuito ao transporte público para todos os cidadãos. Essas iniciativas visam reduzir o tráfego e a poluição, ao mesmo tempo em que promovem um estilo de vida mais saudável e sustentável para todos os sul-caetanenses.
A mobilidade urbana é essencial para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável das cidades. Em São Caetano, nosso compromisso é promover uma mobilidade eficiente, inclusiva e ambientalmente responsável, criando uma cidade para as pessoas. Acreditamos que, por meio da integração de inovação, tecnologia e inclusão, podemos transformar a mobilidade urbana, facilitando o deslocamento das pessoas e promovendo o bem-estar de todos

 

DIADEMA: TAKA YAMAUCHI

Oferecer um transporte público eficiente, rápido e seguro, contribuindo para uma cidade acessível e inclusiva.
Promover a inclusão social e democratizar o direito de ir e vir, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso a um sistema de transporte que proporcione segurança e equidade. Melhorar a qualidade de vida, facilitar a mobilidade urbana e assegurar que cada pessoa possa se deslocar com confiança e liberdade.
Estabelecer a tarifa zero nos ônibus municipais aos domingos para que as famílias possam curtir Diadema, ir aos cultos, missas e celebrações, e aproveitar um dia relaxante na cidade com mais economia e diversão.
Tornar o deslocamento das pessoas mais fácil e conveniente com bicicletários nas estações de conexão do transporte coletivo e pontos principais. Aprimorar as políticas públicas para que todos tenham acesso a um transporte coletivo, táxis, fretamento, transporte por aplicativo e escolar melhores, com uma experiência mais integrada e confortável em todas as os deslocamentos e viagens.
Garantir que o transporte coletivo funcione perfeitamente, com o ajuste de horários, itinerários e intervalos das linhas, além de investir em tecnologia para monitoramento, controle e comunicação. Oferecer também a capacitação contínua para motoristas e cobradores, garantindo um serviço ágil e de qualidade.
Tornar o trânsito mais seguro e fluido com a implementação de soluções de engenharia e um sistema semafórico inteligente, garantindo que aos motoristas uma experiência melhor, com segurança e eficiência.
Melhorar a sinalização viária, com especial atenção para deficientes físicos e idosos. Isso inclui faróis inteligentes para pessoas com deficiência visual, rampas de acesso para pessoas com deficiência, calçadas adequadas, implantação de gradis, instalação de semáforos para veículos e a criação de travessias para pedestres ou a reforma dos já existentes, além de barreiras e defensas. O objetivo é criar ações para garantir que todos possam se locomover com segurança e conforto.
Estimular a criação de espaços de apoio, com banheiros, bebedouros, Wi-Fi e áreas para descanso. Uma maneira de mostrar respeito e apoiar quem está sempre em movimento para servir a todos na cidade.”
Implantar a Faixa Azul nas principais avenidas da cidade, para ajudar na organização do trânsito, direcionando os motociclistas para áreas designadas, reduzindo assim o risco de acidentes e proporcionando mais facilidade para todos.
Criar um espaço adequado e seguro para a formação de novos condutores, para que todos possam se preparar bem para dirigir pelas ruas.
Ampliar o trabalho de requalificação de calçadas e faixas de travessia, além de instalar sinalizações e mobiliário urbano que melhorem a acessibilidade, tornando a cidade mais inclusiva para todos.
Garantir transporte gratuito, porta a porta, para pessoas com autismo, surdo-cegueira ou deficiências físicas ou mentais severas. Assim, todos terão acesso ao atendimento de que precisam, com dignidade e conforto.
Assegurar que o transporte público atenda às necessidades de todos os moradores com a máxima eficiência. Isso inclui uma fiscalização rigorosa dos serviços prestados, a avaliação e melhoria dos pontos de ônibus e a implementação da onda verde nos semáforos. A onda verde sincroniza os sinais de trânsito, permitindo que os tempos de abertura e fechamento dos semáforos sejam ajustados para criar um fluxo contínuo e seguro. Além disso, ajustar as linhas de transporte de acordo com as necessidades da população, garantindo um serviço mais ágil e eficiente.
Manter os esforços de investimento em Mobilidade Urbana por uma cidade mais ágil, confortável, acessível e melhor adaptada aos novos desafios do clima;
Fortalecer a participação de Mauá no debate de soluções metropolitanas para o transporte coletivo tendo em vista criar condições para uma melhor integração de Mauá ao Sistema Metropolitano de Transporte Público;
Manter os esforços de estudos e execução de projetos para obtenção de recursos junto ao Governo Federal (PAC) entre outros; bem como ao governo estadual, para melhorar a fluidez do trânsito nas cinco 05 grandes regiões da cidade com obras de conexões inter-regionais, a exemplo do Complexo Zaíra /Santa Cecília que facilitará a conexão viária: Zaíra/ Avenida dos Estados/Jacu pêssego/ Papa João XXIII/ Rodoanel; complexo este que se ligará por um viaduto à Avenida Barão de Mauá para resolver o trânsito no acesso à Rosa Fioravanti na Glauber Rocha próximo ao Poupa Tempo;
Desenvolver um Plano Municipal de Atenção ao Pedestre para melhorar as calçadas com foco na acessibilidade e na segurança de todos com atenção especial para PCD – pessoas com deficiência; incluindo a revitalização de vielas;
Ampliar pistas de caminhadas esportiva; bem como a extensão de faixas (sinalização) lindeiras às calçadas para uso e proteção dos pedestres e/ou ciclistas;
Proceder o diálogo racional acerca do financiamento das gratuidades de tarifa no transporte coletivo para a população em situação de pobreza, desempregados e/ou trabalhadores informais, a exemplo da tarifa social existente para o desempregado e da gratuidade para pessoas idosas aos 60 anos, ao invés de 65; bem como proceder estudos para a implantação gradual da tarifa zero sem que o custeio desse novo benefício venha a prejudicar o financiamento dos demais serviços essências para a população;
Manter os esforços e incentivos para mudança da matriz energética no setor de transporte buscando alternativas aos combustíveis fosseis;

 

MAUÁ: MARCELO OLIVEIRA

Manter os esforços de investimento em Mobilidade Urbana por uma cidade mais ágil, confortável, acessível e melhor adaptada aos novos desafios do clima;
Fortalecer a participação de Mauá no debate de soluções metropolitanas para o transporte coletivo tendo em vista criar condições para uma melhor integração de Mauá ao Sistema Metropolitano de Transporte Público;
Manter os esforços de estudos e execução de projetos para obtenção de recursos junto ao Governo Federal (PAC) entre outros; bem como ao governo estadual, para melhorar a fluidez do trânsito nas cinco 05 grandes regiões da cidade com obras de conexões inter-regionais, a exemplo do Complexo Zaíra /Santa Cecília que facilitará a conexão viária: Zaíra/ Avenida dos Estados/Jacu pêssego/ Papa João XXIII/ Rodoanel; complexo este que se ligará por um viaduto à Avenida Barão de Mauá para resolver o trânsito no acesso à Rosa Fioravanti na Glauber Rocha próximo ao Poupa Tempo;
Desenvolver um Plano Municipal de Atenção ao Pedestre para melhorar as calçadas com foco na acessibilidade e na segurança de todos com atenção especial para PCD – pessoas com deficiência; incluindo a revitalização de vielas;
Ampliar pistas de caminhadas esportiva; bem como a extensão de faixas (sinalização) lindeiras às calçadas para uso e proteção dos pedestres e/ou ciclistas;
Proceder o diálogo racional acerca do financiamento das gratuidades de tarifa no transporte coletivo para a população em situação de pobreza, desempregados e/ou trabalhadores informais, a exemplo da tarifa social existente para o desempregado e da gratuidade para pessoas idosas aos 60 anos, ao invés de 65; bem como proceder estudos para a implantação gradual da tarifa zero sem que o custeio desse novo benefício venha a prejudicar o financiamento dos demais serviços essências para a população;
Manter os esforços e incentivos para mudança da matriz energética no setor de transporte buscando alternativas aos combustíveis fosseis;

 

RIBEIRÃO PIRES: GUTO VOLPI

Objetivo: Garantir investimentos estruturais e a modernização do mobiliário urbano, com novos recursos tecnológicos para o desenvolvimento da cidade.
Cobrar agilidade no projeto junto ao Governo Estadual acerca de alça do Rodoanel do município;
Atualizar estudo da necessidade de sinalização semafórica, redutores e controle de velocidade;
Estimular o uso de múltiplos modais e de aplicativos de integração entre os diversos meios de transporte;
Implantação do Sistema Inteligente de Mobilidade, por meio de plataforma de gerenciamento e monitoramento do tráfego;
Ampliar o uso do conceito e da metodologia das Ruas Completas em ruas selecionadas da cidade, analisando as necessidades locais e o tipo de uso de cada uma. Entre as intervenções feitas estão a ampliação das calçadas, com acessibilidade, criação de rotatórias ou ilhas de refúgio, extensões do meio-fio e outras intervenções que influenciam a maneira como as pessoas se deslocam e interagem com o ambiente ao seu redor;
Ampliar a resiliência da cidade às chuvas, reduzindo as áreas inundáveis;
Recuperar vias públicas utilizando recapeamento, micro pavimentação e manutenção do pavimento rígido;
Ampliar a pavimentação de vias sem asfalto;
Promover estudos quanto a elaboração de lei de zoneamento;
Ampliar circuitos de ciclofaixa na cidade;
Dar sequência a programa para modernização dos abrigos de ônibus.

 

RIO GRANDE DA SERRA: AKIRA AURIANI

Trânsito e Mobilidade: Para a devida organização e possibilidade de desenvolvimento do município é imprescindível que haja plena organização da mobilidade urbana, que permita o deslocamento digno, rápido e eficiente de toda a população, o que reflete diretamente na qualidade das relações sociais e econômicas da cidade. A ação governamental se dará por meio de (1) infraestrutura e organização e (2) gestão eficiente e participativa.
Trânsito Seguro: realizar campanhas educativas para motoristas, ciclistas e pedestres, visando promover o respeito às normas de trânsito, aumentar a segurança nas vias e colaborar com a organização e harmonia social;
Sinalização: adequar a sinalização das vias terrestres para torná-las mais seguras, tanto na infraestrutura quanto na sinalização, bem como adequando-as à legislação vigente, permitindo aos pedestres e motoristas um tráfego seguro, por meio de lombadas e faixas de pedestre e demais demarcações;
Programa “CIDADE MONITORADA”: implantação de recursos de tecnologias inteligentes para a realização do monitoramento por câmeras de segurança;
Pontos de Ônibus: demarcar e adequar os pontos de ônibus municipais para que proporcionem mais segurança e conforto aos usuários de transporte coletivo;
Oferta de Transporte Público: monitorar os horários dos ônibus e garantir que os trajetos sejam cumpridos conforme planejamento;
Manutenção e Pavimentação de Vias: melhorar as condições das vias terrestres a fim de proporcionar melhor acesso e mobilidade urbana a todos os bairros do município;
Mobilidade Sustentável: promover ações e adaptações na infraestrutura que estimulem a utilização de outros meios de transportes alternativos aos motorizados, reduzindo o trânsito de veículos e a emissão de agentes poluentes.
Profissionalização: compor o departamento de trânsito com servidores capacitados, experientes e comprometidos com a qualidade da mobilidade urbana do município, bem como promover cursos e oportunidades de desenvolvimento profissional aos servidores que atuam na área;
Transporte Público: tornar efetivo o direito de acessibilidade do idoso no sistema de transporte público ofertado pelo município;
Campanhas Educativas: promover ações de conscientização de condutores e pedestres sobre as leis de trânsito, com o objetivo primordial de garantir a redução nos acidentes, bem como a harmonia e educação entre os transeuntes da cidade
Conselho Municipal: proporcionar a participação da sociedade no debate a respeito das políticas públicas de mobilidade social, inclusive promovendo debates a respeito da permanência e execução da zona azul e das instalações dos semáforos.

 

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Seção: São Caetano