
Publicado em 28/10/2024 - 17:16 / Clipado em 28/10/2024 - 17:16
Gleisi Hoffmann comemora 'vitórias expressivas do PT' nos municípios de Mauá, Caetano e Marroni
A presidente nacional do PT também parabenizou Evandro Leitão, prefeito eleito de Fortaleza
Por Felipe Gelani — Rio de Janeiro
Presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, do Paraná, comemorou o que chamou de "vitórias expressivas" da legenda neste segundo turno, nos municípios de Camaçari (BA), Mauá (SP) e Pelotas (RS). Na publicação anterior dela no X, Gleisi já havia parabenizado a vitória do correligionário Evandro Leitão, prefeito eleito de Fortaleza (CE), que teve uma disputa apertada contra o candidato do PL, André Fernandes. Foram pouco mais de 10 mil votos de diferença.
Mauá é considerada um importante reduto eleitoral do PT, e foi a única vitória do partido no Grande ABC Paulista, que acumulou decepções em Santo André, São Bernardo e São Caetano. A região é considerada o berço político do partido. O prefeito Marcelo Oliveira foi reeleito com 54,05% dos votos, contra 45,95% de Atila (União Brasil). Em Camaçari, outra vitória apertada: com 50,92% dos votos, Caetano venceu Flávio (União Brasil), que ficou com 49,08%. Em Pelotas, Marroni levou 50,36% dos votos, contra os 49,64% obtidos por Marciano Perondi (PL).
"Parabéns, companheiros Marcelo Oliveira, prefeito reeleito de Mauá, Caetano e Marroni, companheiros eleitos em Camaçari e Pelotas neste domingo. Vitórias expressivas do PT, com a garra da nossa militância neste segundo turno, enfrentando a mentira e a violência da extrema direita em campanhas que contaram, mais uma vez, com a garra da nossa militância", disse a deputada.
Direção do PT debate resultado da eleição
A executiva nacional do PT vai debater o resultado da eleição municipal em uma reunião na tarde desta segunda-feira, em Brasília. Integrantes da direção petista disseram que a vitória em Fortaleza com Evandro Leitão foi um alento para o balanço que será feito.
Das 13 cidades onde o partido disputou o segundo turno neste domingo, houve vitória nas quatro comemoradas por Gleisi.
Há críticas na executiva do PT ao apoio à candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo. A avaliação negativa dessa opção na capital paulista deve ser exposta na reunião desta segunda-feira. A decisão inédita de não lançar um candidato próprio na maior cidade do país foi patrocinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PT ainda colocou R$ 45 milhões na campanha do candidato do PSOL.
Ao todo, o PT elegeu 252 prefeitos nesta eleição, um crescimento de 38% em relação a 2020. A expectativa, porém, era de aumento maior do número de cidades comandadas por causa da volta de Lula ao poder.
Um outro assunto que pode começar a ser debatido na reunião desta segunda-feira é a sucessão do PT. O mandato da presidente do partido, Gleisi Hoffmann, termina no primeiro semestre do próximo ano. O prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, é o favorito de Lula para o posto, mas enfrenta oposição na corrente majoritária da legenda, a CNB.
As discussões oficiais sobre a sucessão de Gleisi estão marcadas para ocorrerem na reunião do diretório nacional, no começo de dezembro, quando deve ser definido o calendário para a realização das eleições diretas entre os filiados da legenda.
Veículo: Online -> Portal -> Portal O Globo - Rio de Janeiro/RJ
Seção: Sonar