Clipclap

Aguarde ...

 Site Diário do Transporte

Publicado em 25/10/2024 - 12:20 / Clipado em 25/10/2024 - 12:20

BYD do Brasil inicia testes com modelo de ônibus elétrico com a VIPE no “Tarifa Zero” de São Caetano do Sul (SP)


ADAMO BAZANI

Veículo modelo D9A vai circular por 30 dias transportado passageiros em duas linhas circulares: Gerty e Barcelona

 

Por 30 dias, a cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, terá o segundo modelo de ônibus elétrico em testes pela empresa operadora VIPE (Viação Padre Eustáquio).

Trata-se de um veículo fabricado pela BYD do Brasil, empresa de capital chinês que possui planta em Campinas, no interior paulista.

O modelo é D9A, apresentado nesta sexta-feira, 25 de outubro de 2024, em São Caetano do Sul (SP).

Os testes serão já com transporte de passageiros em duas linhas: 02(Circular Gert) e 03 (Circular Barcelona).

Como em todo o sistema, que desde o ano passado adota o “Programa Tarifa Zero”, não há cobrança de passagens.

De acordo com a prefeitura de São Caetano do Sul, desde 1º de novembro de 2023, quando o Programa Tarifa Zero foi implantado, mais de 18 milhões de passageiros foram transportados nos ônibus municipais.

Segundo a BYD, em nota ao Diário do Transporte, o modelo testado pela VIPE possui chassi de piso alto, com degraus, desenvolvido para aplicação urbana em carrocerias com até 13 metros de comprimento.

Além de não emitir poluição nas operações, por ser elétrico, o modelo tem menos vibrações e gera menos ruído.

Com certificados ISO 14001/2015 e ISO 9001/2015 e cinco anos de garantia para o trem de força do chassi, o DA9 de piso alto testado tem baterias com autonomia para cerca de 250 km com uma única carga. O banco de baterias tem recarga completa em aproximadamente quatro hora, com sistema plug-in, ou seja, conectado a carregador externo.

Com carroceria Caio Millenium 4, o ônibus recebeu para os testes o prefixo 0111

O modelo oferece aos passageiros itens de acessibilidade e conforto como elevador na porta central, assentos especiais para pessoas com dificuldade de locomoção, ar-condicionado, tomas UBS para recarga de baterias de celulares e vidros com proteção contra incidência de raios ultravioletas do Sol.

Segundo a BYD, já existem 10 ônibus do modelo D9A em circulação no ABC Paulista, pela empresa Suzantur, em cidades como Mauá, Santo André e Diadema.

O primeiro modelo de ônibus elétrico que circulou em testes por São Caetano do Sul foi um Mercedes-Benz, eO500U, de piso baixo, com carroceria Caio eMillennium.

O veículo foi apresentado em 13 de junho de 2024, como mostrou o Diário do Transporte.

“Recebemos, hoje, mais um veículo elétrico, o segundo da nossa frota, para aprimorar a qualidade do transporte público, em direção à sustentabilidade de São Caetano do Sul. Queremos tornar a nossa cidade cada vez mais alinhada ao propósito ambiental e temos certeza que o sucesso do Programa Tarifa Zero vai nos ajudar a alavancar essa iniciativa junto aos veículos elétricos”, ressaltou, em nota, o prefeito de São Caetano do Sul, Auricchio Junior.

O diretor de vendas de ônibus da BYD, Bruno Paiva, afirmou, na mesma nota, que espera que com este teste, a atuação da empresa seja ampliada para mais cidades de forma definitiva.

“Estamos muito felizes de somar São Caetano do Sul ao portfólio de atuação da BYD no estado de São Paulo, especialmente quando falamos do D9A, que é um excelente modelo para transporte urbano. Esperamos que, com o fim dos testes, possamos contar com a presença de veículos elétricos em ainda mais cidades do país”, disse.

 

   

 

https://diariodotransporte.com.br/2024/10/25/byd-do-brasil-inicia-testes-com-modelo-de-onibus-eletrico-com-a-vipe-no-tarifa-zero-de-sao-caetano-do-sul-sp/

Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Transporte

Seção: São Caetano