
Publicado em 19/10/2024 - 08:52 / Clipado em 19/10/2024 - 08:52
Mesmo com chuva fraca, 37 mil imóveis estão sem luz em São Paulo neste sábado, informa Enel
Por Ruan de Sousa Gabriel
Cidades mais prejudicadas são Diadema, Itapecerica da Serra, São Caetano do Sul e Ribeirão Pires
Embora a chuva deste sábado (19) tenha sido menor do que indicavam as previsões, voltou a faltar luz em bairros de São Paulo. Neste momento, 37.358 imóveis estão sem energia elétrica nos 24 municípios atendidos pela Enel Distribuição.
Na capital, são 19,9 mil chamados em atendimento. As cidades mais prejudicadas são Ribeirão Pires, Itapecerica da Serra e São Bernardo do Campo.
No início da tarde, a concessionária de energia havia afirmado que suas equipes trabalhavam para restabelecer a energia de 111 mil clientes. A Enel, a partir de hoje, está atualizado o número de imóveis sem luz de hora em hora em seu site, especificado por cidade.
Os cerca de 37 imóveis sem luz representam 0,45% das mais de 8 milhões de unidades consumidoras atendidas pela empresa, segundo a companhia.
"Ainda que as rajadas de ventos e precipitação intensa previstas tenham perdido a força, a companhia mantém seu contingente mobilizado e atuando para restabelecer a energia aos clientes afetados o mais brevemente possível. Cerca de 2.400 profissionais estão de prontidão. Os canais de atendimento também receberam reforço e seguem funcionando normalmente", diz a Enel, em comunicado.
Mais cedo, um boletim divulgado pela a Defesa Civil de São Paulo informou que a chuva forte prevista para este sábado no estado, incluindo a capital, perdera força. De acordo com o órgão, a chuva deverá ser maior nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Mesmo assim, São Paulo permanece em alerta para chuvas e ventos intensos até este domingo (20).
"Os modelos meteorológicos estavam indicando risco para acumulados meteorológicos elevados, porém, o sistema ganhou força apenas em Minas Gerais e Rio de Janeiro, criando um cenário bem mais ameno no estado de São Paulo. Felizmente os acumulados ficaram abaixo do esperado devido à esse cenário", diz nota da Defesa Civil.
A Defesa Civil também observou que os acumulados de chuva ficaram abaixo do esperado. A rajada de vento mais forte registrada na sexta foi de 32,5 km/h, na região de Santana, zona Norte da capital. Havia a expectativa de rajadas de até 60km/h.
Na semana passada, ventos de mais de 100km/h deixaram pelo menos 3 milhões de pessoas sem energia.
O governo de São Paulo anunciou na última quinta-feira um gabinete de crise para monitorar as chuvas previstas para este final de semana no estado. Além disso, informou que vai fiscalizar o plano de contingência das concessionárias de energia dentro dos centros operacionais, após o Tribunal de Contas da União (TCU) determinar o compartilhamento desse tipo de informação.
Veículo: Online -> Portal -> Portal O Globo - Rio de Janeiro/RJ
Seção: São Caetano