Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 19/10/2024 - 07:53 / Clipado em 19/10/2024 - 07:53

Podas e manutenções inadequadas ameaçam a arborização no ABC


Laura Cruz

 

A situação das árvores no ABC é alarmante, conforme aponta Ana Paula Kordash, bióloga e pedagoga de São Caetano. Em entrevista ao RDtv, a especialista enfatiza o descaso com as áreas verdes da região e afirma que “árvores não dão voto”, o que justifica a falta de cuidado e abandono. Kordash critica a falta de políticas públicas eficazes para a preservação e o manejo adequado das árvores urbanas e destaca a deficiência na fiscalização e a escassez de profissionais qualificados.

Para Ana Paula, a falta de atenção às árvores pode ter consequências graves. “As árvores prestam serviços ecossistêmicos fundamentais, como o controle de ruídos e o sequestro de carbono, especialmente em tempos de crise climática”, defende ao alertar sobre o impacto de remover árvores adultas de grande porte sem uma análise criteriosa. “Isso causaria uma dispersão brutal de carbono na atmosfera”, afirma.

Além das questões ambientais, Ana Paula chama atenção para o bem-estar das pessoas que vivem em áreas arborizadas. Ela citou estudos que comprovam que o contato visual com áreas verdes contribui para a recuperação de pacientes em hospitais e melhora o estado mental e emocional dos cidadãos. “Você tem um bem-estar mental e emocional, além da mitigação dos efeitos climáticos”, reforçou.

No entanto, a falta de planejamento adequado para a poda e remoção de árvores preocupa. “A árvore é um ser vivo e, assim como nós, ela também fica doente”, explica Ana Paula que lamenta a ausência de um inventário florestal nas cidades da região, o que dificulta o acompanhamento e manejo das espécies. “Precisamos de um senso arbóreo, saber onde estão as árvores e os momentos certos para fazer a poda”, reflete.

Um vídeo encaminhado por uma munícipe de Ribeirão Pires mostra a situação de árvores retiradas na cidade, o que destaca casos de podas irregulares e até remoções inadequadas. Diante do registro, Ana Paula reforça a necessidade de profissionais capacitados para realizar as avaliações e procedimentos corretos, evitando danos às árvores e à população.

A bióloga destaca, ainda, o impacto direto da falta de arborização adequada em ambientes escolares, mencionando a escola onde atua. “Estamos em uma escola pública onde as crianças estão impedidas de usar a área de lazer porque uma árvore com problemas não foi laudada”, explica. Segundo ela, o motivo é a ausência de um profissional técnico para realizar a avaliação necessária, evidenciando a carência de especialistas nas gestões municipais. Essa situação prejudica tanto a segurança quanto o bem-estar das crianças.

A especialista destaca a importância de uma política pública eficiente e transparente, que inclua um plano de arborização documentado e disponível para os munícipes, além de um acompanhamento rigoroso do estado das árvores na região. “Sem esse planejamento, continuaremos sofrendo com o descaso e as consequências que ele traz, tanto para o meio ambiente quanto para a qualidade de vida da população”, finaliza.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3524999/podas-e-manutencoes-inadequadas-ameacam-a-arborizacao-no-abc/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: São Caetano