
Publicado em 05/10/2024 - 08:00 / Clipado em 05/10/2024 - 08:00
Coluna Rastilho
Redação
Quantos votos elege um vereador? entenda
Os vereadores são eleitos no sistema proporcional de votação, utilizado no País nas eleições para câmaras municipais, assembleias legislativas e Câmara dos Deputados. Os votos válidos são computados para os partidos ou coligação e, em uma segunda etapa, os de cada candidato.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “a ideia é fortalecer os partidos políticos, que são um dos pilares da democracia representativa. Nela, diferentes pessoas com afinidades ideológicas se organizam em uma agremiação partidária para disputar eleições. Dessa forma, diversas correntes de pensamento são eleitas para os parlamentos municipais, estaduais e Câmara dos Deputados, representando um recorte da sociedade”, diz em um dos textos publicados no site oficial do tribunal.
Os resultados são obtidos por meio dos cálculos de quociente eleitoral e quociente partidário. Para se eleger vereador, o candidato ou candidata precisa ter votação equivalente a pelo menos 10% do quociente eleitoral e depende do partido ou federação atingir o quociente partidário.
Flávia Morando reforça projeto de continuidade de gestão
Flávia Morando (União Brasil) reforçou o diálogo com a população de São Bernardo sobre a importância do voto consciente no domingo de eleição para a manutenção de uma gestão responsável e comprometida com o futuro da cidade. Ao lado de apoiadores e candidatos a vereador, a candidata percorreu os bairros Baeta Neves, Jardim das Orquídeas, Vila Marlene, Chácara Inglesa, Jardim Holywood, Jardim do Mar e Parque Anchieta nesta sexta-feira (4/10).
Na Vila Nova Conquista, Filippi conversa com eleitores
O prefeito Filippi (PT) caminhou pelas ruas da Vila Nova Conquista e mostrou os motivos pelos quais é o candidato mais querido da periferia de Diadema. Mesmo com frio, as pessoas fizeram questão de deixar as casas para abraçar o prefeito e dar o incentivo na reta final da eleição.
Deputada Carla Morando pede ao Estado mais carretas para mamografia
No atendimento do Programa Estadual Mulheres de Peito, a deputada estadual Carla Morando solicitou ao governador Tarcísio de Freitas a aquisição de mais carretas para realização de exames de mamografia. O pedido é objeto de Indicação da parlamentar (n°4467/2024) e tem o objetivo de levar o serviço gratuito em unidades móveis para mais municípios, aumentando o número de análises preventivas para detecção precoce do câncer de mama.
https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3516433/quantos-votos-elege-um-vereador-entenda-2/
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: São Caetano