
Publicado em 02/10/2024 - 11:30 / Clipado em 02/10/2024 - 11:30
Confira as propostas dos principais candidatos à prefeitura de São Caetano para a mobilidade urbana
Por janete ogawa
Levantamento foi feito pelo Diário do Transporte junto ao portal do TSE

A menos de uma semana do primeiro turno das eleições municipais, que ocorrem neste domingo, 06 de outubro de 2024, com base nos planos de Governo protocolados oficialmente no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Diário do Transporte traz nesta segunda-feira (30), as propostas para a mobilidade urbana dos candidatos à prefeitura de São Caetano, com mais intenções de votos de acordo com todas as pesquisas registradas junto à Justiça Eleitoral.
A colocação em que os candidatos aparecem na relação da reportagem segue a ordem alfabética, de acordo como se apresentam ao eleitor.
O espaço dedicado a cada candidato não foi o Diário do Transporte que determinou. Em cada um foi apenas reproduzido o que está nos respectivos planos. Assim, se o texto é maior em um candidato e menor em outro, a responsabilidade é de cada plano de governo protocolado.
Veja a relação:
FABIO PALACIO
Redesenhar as linhas de transporte público para mais eficiência e inteligência nos trajetos.
Inovar e aplicar tecnologia e inteligência na mobilidade de toda a cidade, dando inteligência a semáforos e ao fluxo de veículos, criando regras específicas em horários de pico, reurbanizando vias e cruzamentos, criando mais corredores cruzando a cidade e interligando os sistemas com centrais de monitoramento dotadas de IA – Inteligência Artificial.
Investimentos em micro mobilidade, a analise sobre o uso dos patinetes, bicicletas e pequenos veículos elétricos serão estudados para melhorar a movimentação das pessoas.
JAIR MENEGUELLI
Mobilidade Urbana Garantir a Tarifa Zero de forma transparente.
Obrigar a VIPE (Viação Padre Eustáquio) a ampliar a quantidade de veículos em circulação diária, ter todos os ônibus das linhas municipais climatizados, com WiFi e pontos de carregamento de celular.
Propor cronograma para só termos ônibus não poluentes, elétricos e com placas de energia solar no teto dos veículos, articulando a iniciativa no âmbito do Consórcio Intermunicipal, com vistas a integrar o Município e a Região do ABC, ao Programa Mobilidade Verde
Integração intermodal, valorizando ciclovias e calçadas acessíveis em toda a cidade, além de criar alternativa de fácil e direto acesso ao Metrô-Tamanduateí
Promover a instalação de carregadores rápidos de baterias de veículos elétricos pela cidade
MALTA JONES
Reformulação de todas as vias de mobilidade municipal com equipes tecnicas para estudo da fluidez do trânsito;
Participação dos munícipes de São Caetano através do seu conselho de bairro em mudanças de vias píblicas; – Envolver os munícipes e comerciantes dos bairros em tomadas de decisões políticas e orçamentárias.
Realizar reuniões regulares com moradores para ouvir suas preocupações e problemas locais;
Desenvolver iniciativas de cidades inteligentes, como iluminação pública inteligente, monitoramento de tráfego e segurança digital.
PROFESSOR RAFINHA
O projeto de especulação, verticalização e gentrificação da cidade tem, como efeito colateral, um impacto direto na mobilidade urbana e em uma cidade inchada pela quantidade de veículos. O modelo de organização da nossa cidade é completamente centrado no carro individual, o que nos levou a dados alarmantes em que: segundo o último censo, São Caetano tem 165.655 habitantes, sendo 140.136 habitantes com mais de 14 anos, enquanto isso, segundo os dados do Ministério dos Transportes, a frota de veículos de São Caetano em Maio de 2024 é de 148.581, ou seja, há em nossa cidade mais carros do que pessoas em idade para conduzir um veículo.
É tarefa do nosso futuro governo construir uma cidade em que o carro seja apenas mais um dos muitos modais possíveis para circulação na cidade, com forte incentivo ao uso dos ônibus municipais, da bicicleta e de trajetos a pé. Para isso, vamos pensar numa cidade em que o conceito de rua completa esteja no centro do nosso desenho urbanístico. Do ponto de vista da mobilidade urbana, é inegável que a adoção da Tarifa Zero foi uma vitória popular resultado de amplos processos de luta que se acumulam desde Junho de 2013. A adoção da Tarifa Zero serve para desmistificar um consenso neoliberal de que não é possível avançar em direitos porque não há recursos e mostra que a posição de princípio do PSOL há mais de uma década estava acertada. O crescimento exponencial da demanda mostra, inclusive, que havia um conjunto de usuários que não usavam o transporte municipal por uma barreira econômica.
No entanto, é preciso que São Caetano tenha uma Tarifa Zero com qualidade no serviço, a implementação desordenada do governo Auricchio tem gerado aumento no tempo de espera e ônibus superlotados. Para nós, a solução dessa equação passa diretamente por inverter a lógica da prestação do serviço em que ele não seja mais operado por uma empresa privada que visa somente o lucro, mas sim, por uma empresa pública com profissionais qualificados e que tenha como foco o oferecimento de um serviço de qualidade que efetive o direito ao transporte. Mais ainda, o tema da mobilidade urbana é uma política que deve ser encarada sob várias óticas e que deve ter como foco o estímulo ao uso de modais alternativos. Neste sentido, a política de Zona Azul é parte da equação, porém, infelizmente, como aponta denúncia do Diário do Grande ABC, esse serviço tem sido utilizado como espaço para beneficiamento de empresários amigos dos grupos políticos que governam a cidade.
Propostas
Regulação do número de vagas de estacionamento por apartamento nas novas construções, utilizando o exemplo da cidade de São Paulo.
Criação de uma Empresa Pública de Mobilidade Urbana com gestão compartilhada entre sociedade civil, trabalhadores e Prefeitura que seja responsável pela administração do serviço de ônibus, estacionamento rotativo e infraestrutura viária para as bicicletas.
Manutenção irrestrita da Tarifa Zero
Ampliação do número de ônibus e revisão com ampla participação social dos itinerários das linhas e criação de novas linhas com foco no fluxo bairro bairro e na saída de aula das escolas.
Transparência total nas planilhas de custo do serviço de ônibus. Fortalecer a política de garantia do direito de mulheres descerem fora do ponto de ônibus durante o período da noite, com treinamento permanente dos motoristas.
TITE CAMPANELLA
Eixo II – São Caetano Mais Sustentável
No eixo temático “São Caetano Mais Sustentável,” nosso compromisso é implementar políticas que promovam o desenvolvimento urbano em harmonia com o meio ambiente. Adotaremos o conceito de “lixo zero”, incentivando a redução, reutilização e reciclagem de resíduos, além de promover práticas de consumo consciente. Vamos investir em energia renovável, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e desenvolver uma infraestrutura urbana moderna e resiliente, que inclua espaços verdes, áreas de convivência e infraestrutura para coleta seletiva.
A mobilidade urbana será uma prioridade, com ações para melhorar o transporte público, incentivar o uso de bicicletas e outros modos alternativos de transporte, além de criar uma rede de ciclovias segura e acessível. Continuaremos a manter o programa Tarifa Zero nas linhas de ônibus municipais, garantindo acesso gratuito ao transporte público para todos os cidadãos. Essas iniciativas visam reduzir o tráfego e a poluição, ao mesmo tempo em que promovem um estilo de vida mais saudável e sustentável para todos os sul-caetanenses.
A mobilidade urbana é essencial para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável das cidades. Em São Caetano, nosso compromisso é promover uma mobilidade eficiente, inclusiva e ambientalmente responsável, criando uma cidade para as pessoas. Acreditamos que, por meio da integração de inovação, tecnologia e inclusão, podemos transformar a mobilidade urbana, facilitando o deslocamento das pessoas e promovendo o bem-estar de todos
Veículo: Online -> Site -> Site Rádio ABC AM 1570 - Santo André
Seção: São Caetano