
Publicado em 03/10/2024 - 09:00 / Clipado em 03/10/2024 - 09:00
Análise de Mídia - 03/10/2024
Comentário geral: Manchete de 1ª página do Diário do Grande ABC registra que a superintendência da Polícia Federal deu continuidade ao inquérito que apura conduta do prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., contra a vereadora Bruna Biondi (Psol). Em maio último, durante evento público, ele chamou a oposicionistas de “tchutchuca”. Anteontem, Bruna esteve na sede da PF da capital para prestar depoimento. Segundo a legislação, tal declaração pode ser considerada “violência política de gênero”. De acordo com Bruna, “a fala teve o objetivo de me humilhar, diminuir e constranger no ambiente da política pelo simples fato de eu ser mulher, e de impedir o meu trabalho”.
O jornal afirma que a investigação pode dar subsídio à Justiça para condenar Auricchio – o que seria uma decisão inédita em uma ação movida por uma vereadora contra um prefeito. O assunto é tema de charge e de editorial do jornal (“Auricchio na mira da PF”), no qual o jornal afirma que uma eventual condenação de Auricchio poderia estabelecer um precedente histórico, pois ele seria o primeiro político brasileiro a ser responsabilizado por violência de gênero e, também, “um legado lamentável para São Caetano”.
Nota da coluna Cena Política, do DGABC, afirma que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., seu assessor direto Fábio Mesquita, e o deputado Thiago Auricchio (PL) têm dedicado esforços à campanha de alguns candidatos a vereador, gerando “ciumeira no circuito político da cidade”. Segundo a coluna, depois da sessão da Câmara de terça-feira (1º), vereadores murmuravam pelos cantos após tomarem conhecimento de ligações supostamente feitas do escritório político do prefeito para servidores da Educação pedindo votos para Luís Galarraga (PL), ex-secretário de Serviços Urbanos, “o que causou muita irritação”. Thiago, por sua vez, segundo a coluna, “não tem medido esforços para reeleger Matheus Gianello (PL)”, ex-secretário de Planejamento. Por fim, a coluna crava que Mesquita tem dado apoio a Bruno Vassari (PSB), ex-chefe de gabinete.
A nota conclui afirmando que os três candidatos até comparecem a agendas de outros postulantes, “mas não tem demonstrado tanto entusiasmo quanto aqueles que estiveram ao lado de Auricchio nos últimos quatro anos, aliás até mesmo quando o prefeito estava cassado e fora do Palácio da Cerâmica”.
Reportagem do SP1, da TV Globo, acompanhou uma eleição simulada para prefeito e vereador realizada em uma escola privada de Ensino Fundamental de São Caetano com 600 alunos. Duzentos desses alunos, de seis a dez anos, votaram em um “prefeito fictício” da escola, com propostas concretas para melhorar as condições dos alunos. O objetivo é familiarizar os alunos com a urna eletrônica, as regras, o título de eleitor e a importância do voto.
O site Gazeta de S. Paulo reproduz notícia já amplamente divulgada em outros veículos que aponta São Caetano como a melhor cidade para se viver depois de se aposentar, de acordo com um estudo elaborado pelo IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), realizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em 2023. O destaque é na área da saúde, que marcou um índice de 76,5 na média. Os quesitos de qualidade quanto a leitos hospitalares e profissionais de saúde tiraram a nota máxima (100), enquanto os procedimentos hospitalares foram avaliados na casa de 98,5, sendo a segunda melhor nota de todo o estudo no critério. A expectativa de vida na cidade é superior a 78 anos. São Caetano também tem a 7ª melhor média nacional e a 2ª no estado no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
Outros destaques:
Apenas 3 prefeituráveis apoiam carta de preservação da Billings – DGABC.
Escola municipal de São Caetano convida pais de alunos e realiza palestras sobre o mercado de trabalho – Jornal ABC Repórter.
Malta Jones aposta em inovação e renovação em seu plano de governo em S. Caetano – Site Repórter Diário.
Veja como foi a agenda dos candidatos a prefeito de São Caetano nesta quarta-feira (2) – Site ABC em Off.
Zerar filas de vagas em creche é ponto positivo em planos de governo – Site Repórter Diário.
Mulher tem dificuldade com exame preventivo e para chegar ao médico especialista – Site Repórter Diário.
ABC em OFF Entrevista - José Auricchio Júnior - Youtube ABC em OFF
Tom geral do noticiário: negativo/positivo.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah