
Publicado em 24/09/2024 - 17:30 / Clipado em 24/09/2024 - 17:30
Coluna Cena Política - LDO
Fernandes
Durante a campanha eleitoral de 2020, o então candidato do PT ao Executivo de Diadema e atual prefeito, José de Filippi Júnior, fez uma promessa que o ‘persegue’ até hoje. O petista garantiu acabar, em 90 dias, com as catracas da integração do transporte público na cidade. Diante da impossibilidade de solução negociada com o governo do Estado, restou ao prefeito a criação de um aplicativo para devolver aos usuários o dinheiro gasto na baldeação. Ainda assim, Filippi é cobrado até hoje pelos vereadores de oposição, que não se esquecem do compromisso não honrado. Agora, seu principal adversário no pleito de outubro, Taka Yamauchi (MDB), fez uma promessa ainda mais ousada: sob seu governo, o ex-presidente da SPObras pretende acabar com a fila nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da cidade, de forma que a espera para o cidadão ser atendido seja inferior a uma hora. “Nosso programa ‘Saúde Sem Espera’ vai assegurar atendimento em até 59 minutos nas unidades de Saúde, enquanto o ‘Exame sem Demora’ vai zerar a fila de exames”, explicou. Ocorre que promessas sem pé na realidade podem estar com os dias contados: há uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) em tramitação na Câmara dos Deputados que visa tornar inelegível o governante que não cumprir promessa eleitoral.
Bastidores
Na surdina
O vereador de Santo André Pedro Awada (foto), candidato à reeleição, tem feito das tripas coração para esconder de seu eleitorado, de ultradireita, o apoio que seu partido está dando a um candidato de esquerda: o União Brasil indicou a candidata a vice-prefeita, Fabiana Marangoni, na chapa encabeçada pelo legislador Eduardo Leite (PSB). Para evitar que os adversários – ou até os fãs do fogo amigo – captassem sua imagem, o unionista simplesmente faltou à agenda com o presidente em exercício Geraldo Alckmin no domingo.
LDO
A Câmara de São Caetano aprecia hoje, em primeira discussão e votação, a proposta do prefeito José Auricchio Júnior (PSD) para a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que traz as metas e prioridades da administração para o exercício de 2025. O projeto prevê receitas de R$ 2,535 bilhões para o próximo ano, montante 4,1% superior ao projetado para o atual exercício (R$ 2,435 bilhões).
Bate-bola
O time de masters do São Paulo veio a Santo André no último sábado para uma partida contra o SE Humaitá no campo do Humaitá, na vila de mesmo nome. Vestiram a camisa do Tricolor, entre outros, o ex-lateral esquerdo Júnior, pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira, e o ex-centroavante Macedo, entre outros. Paulo Américo Serra, pai do prefeito Paulo Serra (PSDB), também atuou pelo time tricolor. O evento, promovido pelo agente esportivo Wilson Bellissi, teve a presença do candidato governista à Prefeitura de Santo André, Gilvan Junior (PSDB), acompanhado da candidata a vereadora Dani Pedala (PRD)
https://www.dgabc.com.br/Noticia/4165036/promessas-eleitorais-dificeis-de-cumprir
Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP
Seção: São Caetano