
Publicado em 12/09/2024 - 09:00 / Clipado em 12/09/2024 - 09:00
Análise de Mídia - 12/09/2024
Comentário geral: Matéria do Diário do Grande ABC registra que o candidato governista à Prefeitura de São Caetano, Tite Campanella (PL), afirmou ontem durante o lançamento de seu plano de governo que caso vença a disputa, a candidata a vice na chapa, a médica Regina Maura Zetone (PSD), terá papel preponderante no governo, trabalhando lado a lado. “Ela assumirá funções, tarefas e responsabilidades para ajudar na condução das ações. Será um governo feito a quatro mãos”, disse Tite. “Regina tem capacidade técnica e experiência e vai atuar ao meu lado com o olhar dela na Saúde, Educação, Segurança, Promoção Social, Orçamento, e Finanças”, afirmou.
O jornal acrescenta ainda que, apesar de não garantir nenhuma secretaria para Regina Maura, Tite colocará a ex-secretária em posição de destaque, “uma espécie de interlocutora e chefe executiva do governo”. O DGABC comenta ainda detalhes do plano de governo apresentado por Tite.
O DGABC destaca em manchete de 1ª página que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., assinou no final de 2023 um acordo com a Sabesp para quitar dívidas de faturas não pagas de água, fornecida no atacado, e de tratamento de esgoto. Segundo o jornal, o débito de R$ 78.940.934 inclui atualização monetária, multa e juros. O documento foi oficializado em 23 de dezembro de 2023, com 1º pagamento em janeiro deste ano. A dívida, parcelada em 98 vezes de R$ 805.519,73, refere-se a faturas geradas entre março de 2021 e agosto de 2022. A última parcela deverá ser quitada em março de 2032. O DGABC afirma que a inadimplência da Prefeitura de São Caetano começou no mês do mandato-tampão de Tite Campanella após a cassação do diploma de Auricchio.
O assunto é tema de charge e editorial (“A pedalada de Auricchio”), no qual o jornal afirma que o prefeito José Auricchio Jr. propala uma imagem de bom gestor, mas que essa imagem “não resiste a um olhar mais demorado sobre as contas do Palácio da Cerâmica”.
Reportagem do jornal ABC Repórter registra que o candidato a prefeito Tite Campanella (PL) ressaltou a importância da revisão do Plano Diretor de São Caetano, que será discutido no próximo ano, destacando a necessidade da participação ativa da população nesse processo. “ O Plano Diretor orienta o crescimento da cidade, estabelecendo as diretrizes de uso e ocupação do solo, entre outras. Desta forma, busca, essencialmente, melhorar a qualidade de vida das pessoas e reduzir as desigualdades socioeconômicas”. Ele acrescentou que o Plano Diretor determina o que a cidade vai ser, para onde vai crescer , como ela vai crescer e se a população quer crescer e que, por isso, vai conduzir a discussão do plano com os são-caetanenses.
Matéria do site Repórter Diário registra que a cobrança da taxa de lixo que incide sobre as vagas de garagem dos condomínios de São Caetano foi parar na Justiça, resultado de representação protocolada nesta semana no MP-SP (Ministério Público de São Paulo) pela vereadora Bruna Biondi (Psol).
A parlamentar informa, no documento, que tem recebido reclamações de moradores desde janeiro e, por isso, encaminhou ofício ao Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Saesa), órgão da Prefeitura responsável pelo serviço, questionando a aplicação do tributo. Diante da resposta recebida recentemente, ela recorreu ao MP por entender que a prática configura “desvio de função e equivocada aplicação do fato gerador da taxa”, tendo por base a lei que trata do assunto e usada na devolutiva da autarquia.
Outra reportagem do site Repórter Diário registra que o número de casos de dengue no ABC teve aumento significativo em 2024: entre janeiro e setembro deste ano, foram confirmados 39,7 mil casos da doença, número 77 vezes maior do que o contabilizado no mesmo período do ano passado, quando 510 pessoas foram diagnosticadas. Em São Caetano, foram 8.762 casos em 2024, contra apenas 60 em 2023, o que representa variação de 14.503%. A cidade também registrou quatro óbitos este ano, enquanto no ano passado não houve mortes relacionadas à dengue.
Matéria do DGABC traz declarações do deputado estadual Teonilio Barba (PT), que fez cobranças aos prefeitos de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) e de São Caetano, José Auricchio Jr. (PSD), pela saída das duas cidades do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Há quase dois anos, os dois municípios se desligaram do colegiado alegando divergências políticas. Para o deputado, “falta vontade política para os prefeitos voltarem ao Consórcio. Os prefeitos não podem ter vaidade, sair só porque não gostam de um ou outro. O consórcio é um instrumento da sociedade, de mais ou menos três milhões de pessoas que vivem na região”, pontuou. Barba disse que sem as sete cidades juntas, a entidade tem dificuldades para elaborar políticas públicas e obter recursos para a região.
Outros destaques:
São Caetano convida moradores para doar sangue em meio a baixo estoque – Jornal ABC Repórter.
BRT mantém previsão de entrega para 2025 porém foram definidos novos viadutos – Site Repórter Diário.
Antigos cinemas de rua de São Caetano entram em cartaz – Portal ABC do ABC.
Teatro no ABC tem apresentação gratuita de Cisne Negro – Site Gazeta de S. Paulo.
RD define as regras do debate entre candidatos a prefeito de São Caetano – Site Repórter Diário.
Veja a agenda dos candidatos a prefeito de São Caetano nesta quarta-feira (11) – Site ABC em Off.
Vôlei feminino de São Caetano ganha do Louveira pelo Campeonato Paulista - Site Viva ABC.
Tom geral do noticiário: positivo/negativo/neutro.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah