
Publicado em 10/09/2024 - 21:28 / Clipado em 10/09/2024 - 21:28
À EPTV, Guilherme Cortez promete transporte gratuito, empresa municipal de água e esgoto e zerar fila de especialidades médicas
Redação
Candidato à Prefeitura de Franca foi o segundo entrevistado da série que a emissora realiza com os concorrentes no pleito. Critério para participação é o da representatividade na Câmara Federal.
O candidato do PSOL à Prefeitura de Franca (SP), Guilherme Cortez, prometeu, em entrevista ao EPTV1 nesta terça-feira (10), zerar a fila de especialidades médicas caso seja eleito prefeito.
Cortez, que é deputado estadual, também criticou a privatização da Sabesp pelo governo do estado e defendeu realizar um estudo de impacto orçamentário e financeiro para a abertura de uma empresa municipal para gerir a água e esgoto de Franca.
"A lei de saneamento é de 2007. Em caso de privatização, o contrato vai cessar automaticamente. Todos os contratos tem cláusulas anti-privatização. Se mudar o controle acionário da empresa, é preciso rever os contratos. Isso é responsabilidade constitucional da prefeitura. A privatização da Sabesp é um crime contra a população do estado de São Paulo. Não podemos deixar a população pagar uma conta mais cara", disse.
A sabatina com Guilherme Cortez foi a segunda da série de entrevistas que a EPTV realiza com os candidatos à Prefeitura de Franca. O critério para participação é o da representatividade na Câmara Federal. Veja abaixo o cronograma:
09/09: Alexandre Ferreira (MDB)
10/09: Guilherme Cortez (PSOL)
11/09: João Rocha (PL)
12/09: Marco Aurelio Ubiali (PSB)
13/9: Mariana Negri (PT)
14/9: Alexandre Tabah (Novo)
Já as entrevistas com os candidatos João Scarpanti (PCO), Jonas Moreira de Carvalho (Mobiliza) e Tito Flávio (PCB), que foram gravadas para a EPTV, com dois minutos de duração, serão reproduzidas, na íntegra, pelo acidade on Ribeirão.
Transporte público
Na área do transporte, Cortez defende a implementação gradual do passe livre, que garante a gratuidade para usuários de ônibus urbanos. Ele fala em buscar modelos em cidades onde a politica já é uma realidade e criticou a atual empresa que realiza a gestão do transporte público municipal.
"Dez anos atrás ninguém falava que tarifa zero era possível. Já temos cem cidades com tarifa zero, como Assis, por exemplo. Isso tem ganhado o debate público e parte da concepção de que o transporte é um direito de todos. Não é do dia para a noite, tem que estudar as formas de financiamento. Tem o caso de São Caetano do Sul, que criou um fundo de financiamento. Mas exige um planejamento. A ideia é expandir gradualmente por etapas, começando pelos estudantes.
Saúde
Para a área da saúde, o candidado prometeu zerar as filas das especialidades caso seja eleito. Seu projeto envolve a criação de parcerias com programas do governo federal e estadual para agilizar os atendimentos.
"Em primeiro lugar, você tem um rombo na Santa Casa. Hoje a Santa Casa é importante para a saúde da cidade e um hospital público regional vai ser importante para resolver o problema, mas a administração tem que ser diferente. A situação de especialistas me aflinge bastante, semanalmente a gente recebe pessoas que estão esperando para fazer cirurgias. Isso pode virar um problema ainda maior, por isso é preciso contratar mais especialistas. A minha prioridade vai ser zerar a fila com atendimento por especialistas."
Veículo: Online -> Portal -> Portal G1 - Ribeirão e Franca/SP
Seção: São Caetano