
Publicado em 19/08/2024 - 14:55 / Clipado em 19/08/2024 - 14:55
Estudantes de São Caetano recebem unidade do Cantos de Leitura
Da Redação
Estudantes da Creche Lar Samaritano da Mãe Operária recebem nesta quinta-feira (21/08) um novo espaço de leitura que conta com um acervo de 1.200 livros. A inauguração da biblioteca faz parte do projeto Cantos da Leitura, que busca estimular a leitura de crianças e jovens a partir da reforma de espaços em escolas, cooperativas e comunidades.
A iniciativa é uma realização da Rede Educare e conta com patrocínio da Manserv, uma das líderes em prestação de serviços técnicos especializados no Brasil, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. Cerca de 125 crianças do ensino infantil (4 meses até 6 anos) serão beneficiadas pelo projeto.
“O projeto literário irá desempenhar um papel fundamental na escola, proporcionando inúmeros benefícios tanto para as crianças quanto para os educadores da instituição, introduzindo a literatura de forma lúdica e interativa, desenvolvendo habilidade e estimulando a imaginação e criatividade, criando vínculos afetivos. Dessa forma, este projeto literário irá contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e também enriquecerá a prática pedagógica dos educadores”, afirma Carlos Alberto Miranda, diretor da Creche Lar Samaritano da Mãe Operária.
Combater o analfabetismo segue sendo prioridade da agenda brasileira, e uma das formas que favorecer o acesso à leitura é por meio da construção de bibliotecas. Dados do Censo Escolar de 2022 mostram que apenas 31% das escolas públicas brasileiras contam com biblioteca. A situação se mostra ainda mais grave quando são observados apenas os dados da educação infantil, em que somente 18% das unidades apresentam o espaço para consulta e empréstimo de livros.
“Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento”, explica Kátia Rocha, CEO da Rede Educare.
O Cantos de Leitura está na sua oitava edição e soma mais de 80 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de milhares de beneficiados do projeto, entre crianças, jovens e adultos.
Cantos de Leitura
É um projeto realizado pela Rede Educare que cria espaços agradáveis e lúdicos de educação e socialização em escolas, cooperativas de reciclagem e comunidades, utilizando a leitura como ponto de encontro. São 1200 publicações em um espaço convidativo voltado para a leitura, geração de conhecimentos e imaginação para crianças, jovens e adultos.
A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos, muitos deles em situação de vulnerabilidade. Além do vasto acervo literário, revistas e periódicos são colocados à disposição de um público que hoje ultrapassa 54 mil de pessoas beneficiadas com o acesso à leitura.
Manserv
A Manserv é uma empresa brasileira que oferece soluções em serviços técnicos especializados de manutenção de ativos, operação de processos e intralogistica em todos os setores da economia. É formada pelas marcas: Manserv Industrial, Manserv Facilities e Manserv Logística. Com 39 anos de história, conta com mais de 36 mil colaboradores, milhares de pontos de atendimento em todo o Brasil. Possui mais de 500 contratos com empresas nacionais e globais, de médio e grande porte, com destaque para mineração, química, petroquímica, óleo e gás, energia, siderurgia, farmacêutico, automobilístico, papel e celulose infraestrutura (portos, aeroportos, saneamento e ferrovias), saúde e varejo. Saiba mais aqui.
Projeto Cantos de Leitura – 8ª Edição
Onde: Creche Lar Samaritano da Mãe Operária
Endereço: rua Profa. Maria Macedo, 240 – Centro, São Caetano
Inauguração: 21/08 (quarta-feira)
Horário: 10h
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Educação