
Publicado em 16/08/2024 - 14:30 / Clipado em 16/08/2024 - 14:30
Ideb comprova: educação de São Caetano é a melhor da região metropolitana de São Paulo
Por janete ogawa
Ribeirão Pires avança no Ideb e tem uma das melhores educações do Grande ABC. Diadema sobe 77 posições no IDEB em ranking estadual

Mais uma vez a qualidade da educação municipal de São Caetano revelou-se pelos números do Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, principal indicador da qualidade da educação básica no país.
São Caetano do Sul foi a cidade com o maior índice de toda a região metropolitana de São Paulo no ranking dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º).
A cidade também obteve a melhor colocação da região do ABC no ranking dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º).
Calculado a partir de dois componentes — a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames de Português e Matemática — o Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação no país.
O índice é calculado a cada dois anos. Nesta semana, o Ministério da Educação divulgou os números de 2023 e a cidade se destacou tanto em nível nacional como regional. Confira:
Anos iniciais – 1º ao 5º – rede municipal
1 – São Caetano – 7
2 – Ribeirão Pires – 6,8
3 – São Bernardo – 6,7
Anos finais – 6º ao 9º – rede municipal
1- São Caetano – 5,8
2- Ribeirão Pires – 5,7
3 – São Paulo capital – 4,8
No ranking nacional, dentre todos os municípios do país com mais de 100 mil habitantes, a cidade obteve o 13º lugar para os anos iniciais (média 7) e o 12º lugar para os anos finais (média 5,8.)
INVESTIMENTO EM QUALIDADE
Os bons índices no Ideb são resultado de um trabalho consistente realizado pela rede municipal de ensino nos últimos anos. Diversos fatores têm contribuído para permitir o melhor desenvolvimento dos alunos:
· Ensino integral: a partir deste ano, a carga horária das escolas municipais passou de 25 horas semanais para 35 horas semanais, proporcionando aos alunos mais segurança alimentar e oportunidades para desenvolver habilidades socioemocionais através de diferentes oficinas. Ao universalizar a escola em tempo integral a partir de 2024, o prefeito não apenas está promovendo um avanço histórico na educação do município, mas também está deixando um legado inestimável para as futuras gerações.
· Educatech: é o maior programa de educação digital da história de São Caetano do Sul. O programa incluiu a aquisição de equipamentos e softwares para todas as escolas da rede municipal de ensino, além de um processo de formação continuada de educadores no uso das tecnologias disponíveis. Foram adquiridos Chromebooks e lousas digitais com software educacional 3D.
· Infraestrutura: não há fila de espera para nenhum ano da educação básica, graças à construção de novas escolas e revitalização de unidades escolares. As novas escolas construídas estão conectadas aos mais avançados conceitos arquitetônicos e educacionais, com a preservação das áreas verdes e implantação de 15 medidas de sustentabilidade, como iluminação e ventilação naturais.
· Valorização dos professores: o estabelecimento de um Plano de Carreira para o Magistério, a formação continuada em serviço e a criação de função gratificada para equipes gestoras são algumas das ações que valorizavam o papel do professor e promovem maior qualidade do ensino.
· Ações sociais: para evitar a evasão de alunos, a Prefeitura também adotou medidas sociais. Criou o Renda Educação, um benefício mensal de R$ 100 por aluno, até o limite de R$ 200 para famílias com mais de dois filhos e o Renda Educação Especial, benefício mensal de R$ 200 por aluno matriculado na rede pública municipal e público-alvo da Política de Educação Especial.
· ProNutri e Mães Acolhedoras: com foco pedagógico e social, o Programa de Educação Nutricional, que implantou hortas escolares em todas as unidades municipais de educação, conta com o apoio de mães selecionadas por critérios sociais, numa parceria bem-sucedida entre Seeduc e Seais.
Ribeirão Pires avança no Ideb e tem uma das melhores educações do Grande ABC
A Educação de Ribeirão Pires avançou nove postos no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) e atingiu 6,8 pontos na avaliação deste ano, que leva em consideração números de 2023. Dessa forma, a Estância é a segunda cidade melhor avaliada no índice em todo o Grande ABC. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira (15) pelo MEC (Ministério da Educação).
O Ideb é o principal indicador da qualidade básica brasileira. O índice avalia a qualidade do ensino de uma instituição, considerando o fluxo escolar e o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação leva em consideração as notas dos alunos dos anos iniciais, dos 2º aos 5º e dos finais, dos 6º aos 9º. A nota final leva em conta o desempenho destas classes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
O valor alcançado por Ribeirão Pires demonstra que os investimentos feitos pela Administração Municipal, em conjunto com outras medidas, como a parceria com o Instituto Ayrton Senna, por exemplo, seguem gerando resultados positivos.
Além disso, a municipalidade realiza formações específicas, com professores e orientadores educacionais, para aprimorar a qualidade do conteúdo pedagógico que é repassado em sala de aula.
Alguns destes cursos são voltados para a alfabetização, como o PAR (Programa de Alfabetização Responsável). O objetivo principal das políticas adotadas pela Educação de Ribeirão Pires não é apenas atingir a meta estabelecida, mas ultrapassa-la, prezando sempre por um ensino de qualidade e eficaz.
No início deste ano, a Prefeitura da Estância foi um dos destaques em todo Estado de São Paulo, após figurar entre as melhores cidades no IFL (Índice de Fluência Leitora). A cidade obteve índice de 76% no quesito, o que colocou a cidade na liderança da alfabetização em todo o Grande ABC.
Investimentos – A Administração Municipal realizou diversos investimentos na Educação de Ribeirão Pires. As mudanças vão além de apenas reformas estruturais nas escolas. Os recursos também foram utilizados para a aprimoramento pedagógico, com aquisição de lousas digitais e de instalação de biblioteca digital.
Além disso, a municipalidade também focou na distribuição de merenda de qualidade, com pratos balanceados e nutritivos, o que auxilia o cotidiano de estudos de alunos e alunas das escolas municipais.
Um dos destaques é o APSE (Apoio Psicossocial Escolar), programa estabelecido para dar suporte e acolhimento a estudantes, seus familiares e até a profissionais da educação que estejam passando por alguma dificuldade. O projeto estabelece atividades como rodas de conversa e escuta acolhedora para poder auxiliar quem precisa.
Diadema sobe 77 posições no IDEB em ranking estadual
Diadema avançou 77 posições no ranking do Estado de São Paulo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), alcançando a nota de 6,3. Esse número é 0,4 acima da nota de 2021, que foi de 5,9. O bom resultado foi obtido graças ao trabalho da Secretaria de Educação da cidade, que implementou diversas ações de recomposição do aprendizado dos estudantes, prejudicado durante o período da pandemia de Covid-19.
Esse trabalho de recomposição teve como base a Prova Diadema, aplicada a toda a rede em 2022 e que avaliou os conhecimentos e dificuldades dos estudantes. Com base nos resultados, a equipe da Secretaria de Educação elaborou o Plano de Desenvolvimento da Educação Diademense (PDE), que definiu metas e ações para recomposição das habilidades que não foram assimiladas no ensino remoto.
Algumas das ações desenvolvidas a partir daí foram a constituição das turmas do Aprender Mais, com ações de alfabetização e em matemática no contraturno escolar para os estudantes dos 4ºs e 5º anos; e os Grupos de Recomposição de Aprendizagem (GRA), para os estudantes dos 3º anos com ações também no contraturno de alfabetização e em matemática.
Outra ferramenta para obter esse resultado foram os Planos Políticos Pedagógicos (PPP) Participativos, elaborados por cada escola e que norteiam as ações das unidades escolares por meio de diagnósticos, metas e estratégias para potencializar a aprendizagem dos estudantes.
Em Diadema, esses documentos são feitos de maneira participativa, ou seja, a comunidade escolar participa tanto dando sugestões quanto acompanhando a sua execução.
Também foram investidos mais de R$ 30 milhões em reformas e reparos nas escolas da rede, de modo a garantir um bom ambiente para que o trabalho pedagógico pudesse ocorrer.
Veículo: Online -> Site -> Site Rádio ABC AM 1570 - Santo André
Seção: São Caetano