
Publicado em 16/08/2024 - 08:04 / Clipado em 16/08/2024 - 08:04
Campanha eleitoral começa nesta sexta-feira com 33 chapas no ABC
Carlos Carvalho
A campanha eleitoral começa oficialmente nesta sexta-feira (16/08). No ABC, 33 chapas de candidatos e candidatas a prefeito e vice iniciam a busca de votos para o comando de cada Prefeitura. São 2,1 milhões de eleitores divididos nas sete cidades. Confira o que é permitido ou não para este período e as chapas que buscam votos neste período em cada município.
Segundo o calendário eleitoral divulgado no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a partir de 16 de agosto é permitida a publicação de propaganda eleitoral, inclusive na internet. Transmissões ao vivo na internet feita pelos candidatos, mesmo que não fale sobre a eleição, serão equivalentes à promoção de candidatura “e constitui ato de campanha eleitoral de natureza pública”.
Entre 16 de agosto e 5 de outubro será permitido o uso de alto-falantes entre 8h e 22h. Os comícios podem ser feitos até o dia 3 de outubro. A distribuição de material gráfico será permitida até as 22h do dia 5 de outubro. O mesmo vale para caminhadas, carreatas ou passeatas.
Até o dia 4 de outubro serão permitidas divulgações pagas na imprensa escrita ou mesmo a reprodução na internet de jornais impressos de até 10 anúncios de propaganda eleitoral por veículo, em datas diversas, para cada candidato e candidata. A circulação de mensagens pagas ou de impulsionamento de propaganda eleitoral na internet é permitida até 4 de outubro.
Os Tribunais Regionais Eleitorais precisam definir nesta sexta (16/08) as emissoras de rádio e televisão que farão a divulgação de propaganda eleitoral gratuita. Com o início da campanha será proibido realizar enquetes relacionadas ao processo eleitoral “e caberá o exercício do poder de polícia contra a sua divulgação”.
Candidaturas
Essa eleição no ABC conta com 16 chapas a menos para a disputa do comando das prefeituras em comparação ao que ocorreu em 2020. Desde o final do período de convenções, em 5 de agosto, apenas uma desistência ocorreu. André Ribeiro, o André do Viva (PRTB) desistiu de disputar o comando da Prefeitura de Santo André. Mesmo assim a cidade conta com o maior número de chapas, seis.
Em seguida aparecem Mauá, São Bernardo e São Caetano com cinco chapas cada. E Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra com quatro chapas cada. Todos os candidatos que serão citados ao longo da reportagem já constam no site DivulgaCand, do TSE. Entre os 33 candidatos a prefeito, cinco são mulheres. Entre os 33 candidatos a vice, 13 são mulheres.
Confira abaixo a lista dos candidatos com os seus nomes de urna e suas coligações:
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Política