Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 15/08/2024 - 09:00 / Clipado em 15/08/2024 - 09:00

Análise de Mídia - 15/08/2024


Comentário geral: Matérias do jornal ABC Repórter e dos sites ABC Real e ABC em Off destacam que São Caetano deverá ter nos próximos meses um dos mais modernos e completos equipamentos públicos do Brasil voltados às Pessoas com deficiência (PcD). Segundo a prefeitura, as obras do Complexo Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência, no Bairro Santa Maria, seguem em ritmo acelerado, tendo previsão de conclusão em outubro. O investimento é de R$ 15 milhões, sendo R$ 8 milhões provenientes do governo do Estado graças à mediação do deputado estadual Thiago Auricchio (PL). Essa é uma das principais intervenções do programa Avança São Caetano, que concentra 97 grandes obras pela cidade.

O Complexo PCD prestará atendimentos referenciais à pessoa com deficiência, do diagnóstico precoce à reabilitação (física, visual, auditiva e intelectual), por meio de uma equipe multidisciplinar que incluirá médicos otorrinolaringologistas, neurologistas, oftalmologistas, fisiatras e ortopedistas, além de profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Nutrição.

Atenderá, também, pessoas com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), transtornos de aprendizagem e alterações do teste do pezinho, entre outros. Dessa forma, o equipamento pioneiro substituirá, ampliará e aprimorará os atendimentos que eram prestados pela Fundação Anne Sullivan.

“Há 60 anos a Fundação Anne Sullivan teve um papel fundamental no acolhimento à Educação Especial. No entanto, a sociedade avançou, e a educação tornou-se inclusiva. Precisamos enxergar a pessoa com deficiência no contexto social global, oferecendo inclusão, tratamento e reabilitação”, ressalta o prefeito José Auricchio Jr.
Matéria do site Repórter Diário registra que apesar de exibir notas acima da média nacional,  o desempenho das cidades do ABC no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) caiu em relação a 2019, ano anterior à pandemia da covid-19. A emergência de saúde forçou suspensão das aulas presenciais, que foram substituídas por aulas online e que fizeram despencar os indicadores de educação em 2021. Os números referentes ao ano de 2023 mostram que não houve melhora e que em praticamente toda a região houve perdas ou nenhum avanço.

Claudia Costin, presidente do Instituto Singularidades, diz que os índices do ABC se destacam no Estado e no país, porém, pelo potencial econômico da região, as cidades poderiam ter resultados melhores. “No Fundamental I a região está bem, com exceção de Mauá e Rio Grande da Serra. O destaque fica para São Caetano, que há anos tem um bom ensino”, analisou.

Matéria do site Repórter Diário destaca que entre janeiro e julho deste ano,  4.112 munícipes de São Caetano foram diagnosticados com colesterol alto. Destes casos, 3.813 notificações ocorreram na Atenção Primária (APS) e 299 na especializada. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando  foram registrados 3.757 diagnósticos, houve um aumento de 9%.

Nota da coluna Rastilho, do site Repórter Diário, registra que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontou mais uma candidatura a prefeito em São Caetano, o empresário Mario Sergio dos Santos Malta, o Malta Jones (Mobiliza). Sua inscrição apareceu ontem. Ele tem como vice a servidora pública municipal Ana Paula Lotti (Mobiliza). Agora, a cidade passa a ter cinco candidaturas a prefeito.
 

Outros destaques:

Festa Italiana de São Caetano traz delícias típicas; veja opções – Site Gazeta de S. Paulo.
ABC registra 9,4 mil furtos e roubos de celulares este ano – Site Repórter Diário.
Associação promove caminhada com presença de delegadas da região – DGABC.
Vôlei feminino de São Caetano enfrenta SESI Vôlei Bauru no Paulista - Portal ABC do ABC.

Tom geral do noticiário: positivo/neutro.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah