Clipclap

Aguarde ...

 Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP

Publicado em 07/08/2024 - 20:10 / Clipado em 07/08/2024 - 20:10

José Auricchio Júnior vira alvo de ataques na Câmara de S.Caetano


Bruna afirma que prefeito governa ‘sempre a favor dos próprios interesses’; Parra chama de ‘imoral’ aprovação de secretária em concurso da USCS


Wilson Guardia


FOTO: Celso Luiz/DGABC e Reprodução/Instagram

 

Após o recesso parlamentar, a Câmara de São Caetano retomou as atividades em plenário ontem. Os trabalhos foram marcados por ataques ao prefeito José Auricchio Júnior (PSD). “Sempre a favor dos próprios interesses”, disparou a oposicionista Bruna Biondi (Psol), em fala na tribuna. A secretária de Educação, Minéa Paschoaleto Fratelli, também foi alvo da oposição. “Imoral”, esbravejou Edison Parra (Podemos).

Após um mês sem sessões ordinárias – exceto nos dias 23 e 30 de julho, quando o recesso foi levantado para votar projeto do Executivo de alteração da Lei de Zoneamento –, os vereadores voltaram em ritmo de campanha eleitoral, mas o tom subiu justamente por conta da pauta votada e aprovada pela maioria no mês passado.

Bruna Biondi destacou que o assunto, antes ajuizado por não cumprir normas legais, tais como a elaboração de estudos de impacto e participação popular, retornou à Casa ainda com irregularidades, e acabou aprovado pela maioria. “Os abusos, em um mês de recesso, resumem bem a forma de Auricchio governar, sempre a favor dos próprios interesses e interesses de aliados”, destacou a oposicionista.

A fala da parlamentar demonstra o desrespeito do prefeito com a população, ao permitir a verticalização da cidade e construção de arranha-céus. com altura de até 100 metros. No último dia 25, o Diário noticiava possíveis irregularidades na aprovação do texto - “Construtora anuncia residencial em área proibida em S.Caetano” –, a reportagem agrupou elementos de que, na Rua São Paulo, apartamentos de 120m² a 200m² estão previsto para a área, até então, sem autorização para receber moradias. “É a farra do zoneamento”, reclamou Bruna ao lembrar de problemas na Educação e Saúde de São Caetano que podem colapsar com a chegada de aproximadamente 100 mil novos moradores. O número leva em consideração os atuais 161.957 habitantes contra dos 250 mil projetados por Auricchio, que diz ter preparado a cidade para os próximos anos.

 

EDUCAÇÃO

A sessão também foi marcada pela fala acalorada do vereador Edison Parra. O parlamentar repercutiu nota da coluna Cena Política sobre a aprovação de Minéa Paschoaleto Fratelli, secretária de Educação, na primeira colocação em concurso da USCS. A pedagoga com mestrado em Avaliação Educacional e doutorado em Políticas Educacionais está apta a ocupar o cargo de professor organizador no trabalho pedagógico: supervisão e coordenação.

“Eu achava que São Caetano se livraria dela (Minéa), mas infelizmente estou errado. A doutora Minéa, como gosta de ser chamada, foi aprovada em concurso de uma banca com série de processos por irregularidade. Não posso dizer que a aprovação foi ilegal, mas essa situação é no mínimo imoral”, disparou Parra.

A organizadora do concurso citada pelo vereadora, o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional), é alvo de diversas ações judiciais por supostas irregularidades na classificação e desclassificação de candidatos em concursos públicos e tema de série de reportagens publicadas pelo Diário.

A Prefeitura de São Caetano, instada a se manifestar em nome do prefeito José Auricchio Júnior e da secretária de Educação, Minéa Paschoaleto Fratelli, não se posicionou até o fechamento desta edição. A USCS e o Idecan também foram procurados, mas não responderam. O espaço segue aberto para posicionamentos das pessoas e empresas citadas nesta reportagem.

 

https://www.dgabc.com.br/Noticia/4155188/jose-auricchio-junior-vira-alvo-de-ataques-na-camara-de-s-caetano

Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP

Seção: Política