Clipclap

Aguarde ...

 Site Divulgação Exata - São Bernardo do Campo/SP

Publicado em 06/08/2024 - 18:10 / Clipado em 06/08/2024 - 18:10

Pesquisa da USCS elabora proposta de uma diretriz técnica para cuidados paliativos na atenção domiciliar


POR REDAÇÃO

 

Desenvolver um produto educacional tecnológico com diretrizes técnicas para cuidados paliativos na atenção domiciliar e compreender como as intervenções são realizadas pelas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar e Equipes Multiprofissionais de Apoio, bem como sua aplicação na prática da Atenção Domiciliar foi o objetivo da pesquisa da enfermeira Karina Mauro Dib, do Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde (PPGES) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Para a realização de seu trabalho, além da revisão teórica, a enfermeira fez uma pesquisa de concepção participativa, de caráter qualitativo, de Abordagem Convergente Assistencial. Foi realizada nos Serviços de Atenção Domiciliar da Cidade de São Paulo, no período de junho a outubro de 2023. Fizeram parte deste estudo, 215 profissionais de saúde de diferentes categorias, das Equipes Multiprofissionais da Atenção Domiciliar, Equipe Multiprofissional de Apoio, além de gestores locais e regionais. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado, contendo dados sociodemográficos e por meio de sete encontros do World Café nos Auditórios das Coordenadorias Regionais de Saúde e três visitas nos Serviços de Atenção Domiciliar, utilizando a observação participativa e diário de campo. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo e para a síntese a construção de mapas mentais. A orientadora da pesquisa de Karina foi a Profa. Dra. Rosamaria Rodrigues Garcia.

Karina explica que, com o aumento do envelhecimento e a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, a necessidade de cuidados paliativos tem crescido globalmente, porém, muitas pessoas enfrentam dificuldades para acessá-los. Dentro da rede de atenção à saúde, a Atenção Domiciliar se destaca por promover qualidade de vida para pacientes em cuidados paliativos. A Organização Mundial da Saúde preconiza os cuidados paliativos não somente como uma terapia exclusiva para pessoas com câncer, mas também como uma abordagem terapêutica recomendada para enfermidades e condições crônicas que representam ameaça à vida. Em São Paulo, os cuidados paliativos são um critério de elegibilidade no Programa Melhor em Casa. Assim, é necessário qualificar o cuidado ofertado, orientando as ações e intervenções, através de uma diretriz técnica, direcionadas aos cuidados paliativos no domicílio. E justifica: “A temática abordada nesta pesquisa permeou toda a minha trajetória profissional, desde os primeiros anos na graduação em enfermagem, através das aulas de antropologia e saúde do idoso, pela participação na liga de cuidados paliativos e especializações em oncologia e psico-oncologia”, revela a pesquisadora.

A pergunta norteadora da dissertação de Karina foi: “como são aplicados efetivamente os cuidados paliativos na prática da atenção domiciliar pelos profissionais das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP), da Atenção Domiciliar do Programa Melhor em Casa?”. Para respondê-la, a pesquisadora teve como locus de estudo o Serviço de Atenção Domiciliar do Programa Melhor em Casa. “Atualmente temos 61 equipes de EMAD e 19 equipes de EMAP, totalizando, aproximadamente, 700 profissionais de saúde. Já acumulamos 2 milhões e 700 mil procedimentos realizados por essas equipes e, desde 2016, aumentamos 200% as visitas domiciliares. Participaram desse estudo os profissionais de saúde que compõem as equipes EMAD, EMAP, gestores locais e regionais, totalizando 215 sujeitos de pesquisa. O período do estudo foi de julho a outubro de 2023”, explica Karina.

A pesquisa de Karina acabou gerando dois produtos. O primeiro foi a Nota Técnica CAB/SEABEVS Nº 10/2023, nomeada como: orientações para avaliação da elegibilidade da modalidade de atenção domiciliar, a qual está disponibilizada no site da Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadoria de Atenção Básica pelo seguinte link: https://bit.ly/AD_NT10. O segundo, o Produto Educacional Tecnológico de Diretrizes Técnicas em Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar na Cidade de São Paulo, foi construído pelos profissionais de saúde da AD, de forma coletiva e colaborativa denominado “Diretriz Técnica. Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar”. “A diretriz técnica é vista como crucial para uniformizar práticas de saúde, delinear processos e evitar protocolos excessivamente rígidos. A implementação dos cuidados paliativos a partir dessa diretriz é discutida em termos de abordagem, impacto e serviço integrado, reconhecendo a necessidade de um serviço integral”, pondera a ex-aluna do PPGES-USCS.

Entre os resultados obtidos de seu estudo, Karina conta que “O caráter inovador deste estudo reside na implementação da metodologia do World Café (WC) junto a profissionais de saúde atuantes na atenção domiciliar de uma metrópole proporcionando uma experiência participativa, compartilhamento e construção coletiva de conhecimentos em práticas de cuidados paliativos. Isso delineia um ambiente eficaz para a educação permanente. Observamos uma transformação nas concepções acerca de cuidados paliativos, ressignificação das abordagens paliativistas e até mesmo uma reflexão mais profunda sobre o fato de que os profissionais estão, de fato, realizando intervenções paliativistas diariamente para pacientes, familiares e cuidadores. Essa iniciativa proporcionou um espaço potente de educação permanente, para valorização do trabalho já realizado pelo profissional, reflexão da prática e o desenvolvimento contínuo de conhecimentos”, ressalta a enfermeira.

O Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde da USCS tem como objetivo proporcionar a formação de profissionais diferenciados, baseado em perfil de competência que contemple a produção de conhecimento aplicável nas instituições de nível superior e nos contextos de prática para a condução de intervenções de impacto social, sanitário e educacional no âmbito do Sistema Único de Saúde. Mais informações: https://uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/ppgs/mestrado-profissional-em-saude.

 

https://jornalexata.com.br/2024/08/06/pesquisa-da-uscs-elabora-proposta-de-uma-diretriz-tecnica-para-cuidados-paliativos-na-atencao-domiciliar/

Veículo: Online -> Site -> Site Divulgação Exata - São Bernardo do Campo/SP

Seção: Notícias