
Publicado em 30/07/2024 - 21:30 / Clipado em 30/07/2024 - 21:30
Sucessor de Lula, petista está muito atrás de nome do PL em cidade do ABC
Levantamento sobre a eleição municipal em São Caetano do Sul foi divulgado nesta terça pelo instituto Paraná Pesquisas
Por Da Redação
O vereador Tite Campanella (PL) lidera a corrida pela prefeitura de São Caetano do Sul, uma das cidades que compõem a região do ABC paulista, segundo levantamento feito entre os dias 26 e 29 de julho pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta terça-feira, 30.
Segundo a pesquisa, Campanella, que é filho do ex-prefeito Anacleto Campanella, tem 45,0% das intenções de voto, seguido pelo ex-vereador Fabio Palacio (Podemos), que tem 28,3%. A margem de erro é de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na sequência, aparece o candidato do PSOL, Professor Rafinha, com 7,6%. Depois, surge o ex-sindicalista e ex-deputado federal Jair Meneguelli (PT), o candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 7,6%.
Entre os entrevistados, 9,2% disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 6,2% afirmaram que não sabem ou não responderam. Foram ouvidos 660 eleitores na cidade.
Sucessor de Lula
A região do ABC é considerada prioritária por Lula, que despontou politicamente na região no final dos anos 1970 ao liderar greves históricas de metalúrgicos que desafiaram a ditadura.
Então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Lula foi sucedido exatamente por Meneguelli em 1981 – o hoje candidato a prefeito também presidiu a CUT (Central Única dos Trabalhadores) por mais de dez anos (1983 a 1994) e tornou-se um dos nomes mais conhecidos do sindicalismo brasileiro.
“Cinturão vermelho”
O PT tenta na eleição deste ano recuperar a hegemonia que já teve nas cidades da Grande São Paulo durante meados dos anos 2000, logo depois de Lula ter chegado à Presidência da República pela primeira vez. A região ficou conhecida como “cinturão vermelho” em alusão ao domínio petista no entorno da capital paulista.
Hoje, o partido comanda duas cidades no ABC – Diadema, com José de Filippi Júnior, e Mauá, com Marcelo Oliveira – e tenta a reeleição em ambas. O partido ainda investe nas candidaturas de Luiz Fernando Teixeira (São Bernardo do Campo), Bete Siraque (Santo André) e Meneguelli (São Caetano do Sul).
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta terça-feira, 30. O mercado aguarda com grande expectativa a decisão do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) sobre os juros dos Estados Unidos na próxima quarta-feira. É bem verdade que os juros devem ser mantidos no intervalo entre 5,25% e 5,5%, mas o comunicado e a coletiva de imprensa de Jerome Powell, presidente do Fed, podem ser fundamentais para mudar a maré da bolsa e do dólar nos próximos meses. O mercado espera pelos primeiros sinais e recados que abram a porta para a possibilidade de cortes de juros nas próximas reuniões. Os mais otimistas já acreditam em um corte no próximo mês de setembro. Juros menores nos Estados Unidos tendem a aumentar a circulação de dólares entre as economias e, por consequência, diminuir os preços e elevar a procura por ativos de renda variável. No Brasil, a expectativa é se o Banco Central vai fechar de vez a porta para cortes de juros este ano. Diego Gimenes entrevista Daniel Cunha, estrategista-chefe da BGC Liquidez.
Veículo: Online -> Site -> Site Veja
Seção: Política