Clipclap

Aguarde ...

 Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP

Publicado em 29/07/2024 - 17:43 / Clipado em 29/07/2024 - 17:43

S.Bernardo e S.Caetano possuem mais veículos que maiores de 18


Renan Soares

Número da frota registrada nos dois municípios supera o da população que pode ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
 

A frota de veículos registrada nas cidades de São Bernardo e São Caetano, que abrange automóveis, motocicletas, caminhonetes e caminhões, entre outros, supera a população de 18 anos ou mais, ou seja, aqueles que podem obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A frota total do município são-caetanense chega a 148.655, enquanto a população com idade igual ou superior a 18 anos é de 134.901 pessoas, resultando em uma média de 1,1 veículo por pessoa. Na cidade são-bernardense, o número cai para 1,01, sendo uma frota de 648.424 para a população de 641.274.

A análise é baseada em dados do Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que desmembrou por faixa etária a pedido do Diário. Nas sete cidades que compõem o Grande ABC, a média foi de 0,93 veículo por habitante, com frota total de 1.987.883 veículos para 2.132.055 pessoas. A média é inferior à registrada no Estado, de 0,97, porém consideravelmente superior à média nacional, de 0,78. (Confira os dados por cidade na tabela acima).

Para Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, um dos problemas da região é a concentração de população, já que existem poucas áreas rurais no Grande ABC. O especialista diz que a população, ao longo do tempo, foi se acostumando a utilizar o transporte individual, o que gera aumentos no tempo de deslocamento, congestionamentos e poluição. Para ele, os problemas são inerentes às cidades, já que elas estão totalmente ocupadas, não tendo espaço para fazer adequações significativas no sistema viário, como novas avenidas, alargamentos ou melhorias de raio de giro.

Uma das estratégias apontadas é o incentivo ao transporte coletivo. Em São Caetano, a tarifa zero em linhas municipais está vigente desde novembro de 2023. Para Guimarães, não se trata de demonizar os veículos, mas sim de oferecer opções à população para que ela possa escolher o que for melhor. O especialista aponta que o custo é um elemento muito importante, seja individual ou coletivo, e, nesse sentido, a tarifa zero ajudaria a proporcionar essa atratividade ao sistema de transporte público.

“É criar incentivos para que a população deixe o transporte individual e passe a utilizar o público. Uma das formas é colocando restrições, como o rodízio municipal na Capital e a proibição de tráfego em algumas avenidas”, diz o especialista. “Mas também é necessário criar incentivos e melhorar a atratividade do transporte público, seja por meio de melhoria de tarifa, aumento de oferta ou estruturação de corredores, onde o sistema de transporte público terá prioridade sobre os veículos individuais.”

Conforme mostrou o Diário nesta semana, a região voltou a apresentar dados preocupantes de mortes e acidentes em relação ao trânsito. Segundo dados do InfoSiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), foram registrados 782 acidentes em junho, recorde mensal no ano, batendo os 730 de março. Desses, em 414 (37,2%) os condutores dirigiam motocicletas, enquanto 365 (32,8%) eram motoristas em automóveis. Os passageiros de ônibus compreendem apenas 2,5% do total, com 28 acidentes.

 

HABILITADOS

A região se sai melhor quando consideradas apenas pessoas habilitadas – em todas as categorias – na comparação com o total de veículos. São Caetano fica muito próxima da marca de um motorista por veículo, com 148.061 habilitados para uma frota total de 148.655. No geral, o Grande ABC registra uma média de 0,77 veículo por pessoa, são 1.543.033 motoristas para 1.987.883 veículos.

O Diário questionou as prefeituras de São Bernardo e São Caetano sobre planos para incentivar o uso de transportes coletivos ou alternativos, mas não obteve retorno.

 

https://www.dgabc.com.br/Noticia/4153244/s-bernardo-e-s-caetano-possuem-mais-veiculos-que-maiores-de-18

Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP

Seção: São Caetano