
Publicado em 25/07/2024 - 15:06 / Clipado em 25/07/2024 - 15:06
Complexo Educacional, Esportivo e Cultural do Bairro Santa Maria é finalista em prêmio de arquitetura
A qualidade das escolas municipais de São Caetano é, mais uma vez, referência nacional. Desta vez, o destaque é o projeto arquitetônico do CEEC (Complexo Educacional, Esportivo e Cultural) do Bairro Santa Maria, inaugurado em 2022.
O projeto de reforma da antiga EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Eda Mantoanelli, realizado pelo Escritório Carolina Penna Arquitetos, é finalista da primeira edição do Prêmio Projeto de Arquitetura, criado neste ano pela revista Projeto para homenagear os melhores projetos de obras já concluídas no país.
O CEEC do Bairro Santa Maria foi escolhido na categoria Espaços de Ensino. A premiação ocorrerá no dia 5 de setembro, em local a ser confirmado.
Com área construída de cerca de 10 mil m², essa é uma das maiores obras da Prefeitura na área da Educação na história de São Caetano, juntamente com o CEEC do Bairro Mauá, atualmente em construção. Moderno, acessível e integrado à natureza, o projeto da escola foi concebido para oferecer as melhores condições de aprendizado aos alunos, dentro do conceito de educação integral que é preconizado pela Secretaria Municipal de Educação.
O Complexo Educacional reúne duas escolas —a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Rosana Aparecida Munhos e a EMEF Maria Teresinha Dario Fiorotti –, além de um ginásio poliesportivo coberto, duas quadras descobertas e um playground.
O CEEC conta com salas de aula amplas, arejadas e iluminadas, com grandes janelas e portas de vidro, que permitem a entrada de luz natural, o complexo tem espaços pedagógicos como sala de artes, de dança, de música, sala Lego (com kits de informática) e sala
maker, com ferramentas e impressora 3 D.
Não foi a primeira escola de São Caetano contemplada com prêmio de arquitetura. Em 2021, o projeto da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Cleide Rosa Auricchio foi um dos vencedores da Premiação IABsp 2021, prêmio concedido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo.
Também de autoria do Escritório Carolina Penna Arquitetos, o projeto da EMEI Cleide Rosa Auricchio, foi elaborado sob o conceito de escola-parque, integrando a unidade escolar à Praça Luiz Olinto Tortorello. Além da integração da escola com a área verde do parque, a construção obedece a 15 medidas de sustentabilidade urbana, atendendo os requisitos do Programa Município VerdeAzul, do governo do Estado de São Paulo.
A atenção ambiental está presente, por exemplo, na acessibilidade universal, plantio de espécies nativas, ventilação e iluminação natural, uso de economizadores de água nas torneiras e pavimentação permeável, entre outras medidas.
Veículo: Online -> Site -> Site Bastidor Político
Seção: São Caetano