
Publicado em 19/07/2024 - 18:30 / Clipado em 19/07/2024 - 18:30
Melhor cidade para envelhecer fica na Grande SP; confira ranking
De acordo com dados do Censo Demográfico 2022, o número de pessoas com 65 anos no País aumentou mais de 57% nos últimos 12 anos
Matheus Herbert
A população idosa tem crescido no Brasil. De acordo com dados do Censo Demográfico 2022, o número de pessoas com 65 anos no País aumentou mais de 57% nos últimos 12 anos. Ao todo, são mais de 22 milhões de brasileiros nessa faixa etária.
Criado pelo Instituto de Longevidade, a terceira edição do IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade) 2023 mostra o grau de preparação dos 5.570 municípios brasileiros para qualidade de vida deste público.
Por meio de dados públicos, o instituto criou uma classificação para as cidades. Fontes como IBGE, DataSUS e INSS foram consultadas na pesquisa.
São 23 indicadores avaliados, sendo eles saúde, socioambiental e economia.
Para a classificação das cidades, elas foram agregadas em três categorias: grandes (com mais de 100 mil habitantes), médias (com população entre 34.850 e 100 mil habitantes) e pequenas (até 34.850 habitantes).
Confira abaixo as cidades mais bem preparadas para acolher os idosos.
O recorte abaixo levou em consideração cidades grades, com mais de 100 mil habitantes.
1º lugar - São Caetano do Sul (SP)
Município de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, região metropolitana de São Paulo. Foto: Divulgação
São Caetano do Sul, fica localizada no ABC Paulista, na Grande São Paulo, e é muito procurada por conta da sua proximidade com a Capital.
O prefeito José Auricchio Júnior destaca que o envelhecimento saudável é tratado como uma política pública prioritária. A cidade oferece uma variedade de ações voltadas à prevenção de doenças e à promoção da saúde, especialmente para a terceira idade.
2º lugar - Vitória (ES)
Vitória é a capital do Espírito Santo, tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano e foi eleita, em 2021, como a segunda melhor capital do País para se morar e está entre as 10 melhores cidades do país.
3º lugar - Santos (SP)
Santos é considerada uma das cinco melhores cidades para se morar no Brasil em qualidade de vida, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ela é a principal cidade do Litoral Paulista e fica cerca de 50 minutos de São Paulo.
A cidade oferece a tranquilidade de uma típica vida caiçara. Com o objetivo de estimular o envelhecimento ativo e a socialização, Santos oferece uma série de atividades além daquelas realizadas nas nove Vilas Criativas.
Os idosos têm à disposição cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Santos como padaria artesanal e corte e costura, e dezenas de modalidades disponibilizadas pela Secretaria de Esportes como surfe, vôlei, hidroginástica, natação, alongamento, entre outros - oferecidas nos ginásios municipais.
4º lugar - Florianópolis (SC)
Conhecida pela alta qualidade de vida, praias paradisíacas, segurança pública e educação, Florianópolis é sempre destaque em ranking de desenvolvimento.
5º lugar - Curitiba (PR)
Curitiba é a maior cidade da região Sul do Brasil, com cerca de dois milhões de habitantes, e pontua alto no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas.
O estilo de vida em Curitiba é caracterizado por uma combinação de elementos que valorizam a qualidade de vida, o bem-estar e a sustentabilidade.
Veículo: Online -> Site -> Site Gazeta de S.Paulo
Seção: Envelhecimento saúdavel