
Publicado em 12/07/2024 - 08:02 / Clipado em 12/07/2024 - 08:02
ABC tem 20 vagas dentro do novo edital do Programa Mais Médicos
George Garcia
São 20 as vagas para médicos no ABC dentro do novo edital do Programa Mais Médicos. Em todo o país são 3.177 vagas reservadas para este edital com 33 mil inscritos, segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (11/07), uma média de 10,4 candidatos por vaga, o que a pasta considera um recorde de candidatos. O número de novas contratações visa fazer o ABC chegar bem perto do total fixado de vagas ativas do programa.
O número de vagas previstas para a região visa preencher totalmente o número de vagas ativas no programa para as sete cidades. O ABC tem ao todo 290 vagas ativas para o programa, e 262 estão ocupadas, uma está em preenchimento sete estão desocupadas que, somadas com as 20 vão perfazer o total de vagas, segundo os números do Ministério da Saúde através do Painel de Monitoramento dos Programas de Provimento da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.
De acordo com o painel, Diadema é a que deve receber o maior número de médicos através do programa, oito, depois vem São Caetano, com quatro profissionais, Mauá e Ribeirão Pires devem receber três médicos cada, Rio Grande da Serra e Santo André recebem um cada. São Bernardo não ter vagas reservadas para este edital, mas é também a cidade que tem o maior número de médicos no programa, são 86 vagas ativas, sendo 83 delas ocupadas. São Caetano é a que tem menos profissionais do programa federal de saúde, são 12 vagas ativas, mas apenas cinco ocupadas.
Para a prefeitura de Diadema o Programa Mais Médicos é de fundamental importância para o município, uma vez que estes profissionais permanecem no território onde atuam, formando vínculo com o usuário e a população. Para o secretário municipal de Saúde, José Antônio da Silva a chegada desses médicos, uma parceria com o Governo Federal, por um programa do Ministério da Saúde, traz ações concretas e positivas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A prefeitura informa que esses profissionais estão inseridos nas Unidades Básicas de Saúde, onde existem as equipes de estratégia de saúde da família na Atenção Primária a Saúde.
Os quatro médicos que devem vir para São Caetano através do Mais Médicos chegam para atuar nas UBSs Dr. Angelo Antenor Zambom, Moacir Gallina, Caterina Dall´Anese e no Centro de Especialidades Médicas. “O programa é de suma importância para fortalecimento das ações da Atenção Primária de Saúde, visto que nos permite ampliar o acesso aos serviços públicos de saúde municipais, tornando possível o acompanhamento periódico dos munícipes, com foco na prevenção de doenças mais graves”, sustenta a prefeitura, em nota.
Em Ribeirão Pires os 13 médicos do programa federal que estão em atuação trabalham nas unidades de saúde da família dos bairros: Jardim Luzo, Santa Luzia, Parque Aliança, IV Divisão, Jardim Caçula Ouro Fino, Vila Sueli. Para agosto, existe a previsão de mais três médicos do programa federal, que visa fortalecer a Atenção Básica. Mas ainda vão faltar dois para completar o quadro de vagas ativas na cidade.
Santo André tem 73 médicos contratados através do programa federal que atuam em 22 UBSs. Com mais um médico a cidade chega perto do fixado como vagas ativas no programa, porém o município informa que precisa de mais. “No momento, temos previsão de chegar mais um médico do programa, pois já estamos com todas as vagas preenchidas. Mas, solicitamos para o Ministério a ampliação do número de vagas e com isso iremos alocar esses médicos nas seguintes Unidades: UBS Recreio da Borda, UBS Miami, UBS Jd. Alzira Franco e UBS Alvorada.
Segundo o paço andreense o programa permitiu expandir a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF), aumentando o número de consultas e procedimentos preventivos disponíveis para os moradores; a redução no tempo de espera para atendimentos médicos; a eficiência e a eficácia dos serviços de saúde, garantindo que os pacientes recebam cuidados em tempo hábil. “A atuação dos médicos do Programa Mais Médicos é fundamental para a saúde pública de Santo André. A continuidade e a ampliação desse programa são essenciais para assegurar que todos os moradores tenham acesso a cuidados médicos de qualidade, promovendo uma comunidade mais saudável e equitativa.
A cidade com maior número de profissionais contratados através do Mais Médicos, São Bernardo, informa que eles estão distribuídos entre as 30 UBSs da cidade. “Uma das grandes vantagens do programa é a estabilidade do profissional garantindo a assistência, vínculo e continuidade do cuidado dos pacientes pelas Equipes de Saúde da Família”, destacou a prefeitura em comunicado.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Saúde