
Publicado em 10/07/2024 - 17:45 / Clipado em 10/07/2024 - 17:45
ABC vacina cerca de 571 mil pessoas contra a Influenza
Henrique Araújo
Encerra neste domingo (14/07) a campanha estadual de vacinação contra a Influenza (gripe). A poucos dias do fim da ação, o ABC contabiliza pouco mais de 571 mil pessoas imunizadas – considerando dados levantados entre São Bernardo, Santo André, São Caetano, Diadema e Mauá.
Entre o público-alvo para vacinação estão: idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, população indígena, imunossuprimidos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 30 dias), gestantes e mulheres no pós-parto, professores, pessoas com deficiência e comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
Em São Bernardo, foram aplicadas 172.286 doses da vacina contra a Influenza até o momento, o que corresponde a 47% do público-alvo, incluindo também a população geral acima de 6 meses. As vacinas são administradas nas 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) por livre demanda, com horários de vacinação variados das 8h às 21h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão), e nas demais unidades das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
São Caetano aplicou, até o momento, 46.050 doses, contabilizando 49.45% de cobertura vacinal (79.929 pessoas). Atualmente, o município tem em estoque cerca de 27 mil doses, na qual são aplicadas nas 12 unidades de Saúde e no Centro Municipal de Imunização, disponibilizadas para o público geral.
Municípios que continuarão vacinando
Embora o Governo do Estado de São Paulo mantenha a previsão de encerramento da campanha de vacinação contra a Influenza, Mauá segue com a aplicação no município enquanto houver estoque. Desde o início da campanha, em 22 de março, foram aplicadas 88.992 vacinas. No decorrer desse período, nove ações foram realizadas para ampliar a cobertura vacinal e alcançar o maior número de pessoas. As 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) vacinam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A UBS Primavera aplica as vacinas até às 18h30, e as unidades Magini, São João, Zaíra 2 e Flórida vacinam até às 20h.
Em Santo André, pouco mais de 161 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe, mas outras 125,9 mil pessoas pertencentes ao grupo prioritário ainda não receberam o imunizante. Em razão disso, as 34 continuam com o esquema de vacinação para toda população acima de 6 meses. Assim como Diadema que segue no processo enquanto durarem os estoques. Desde 25 de março, a cidade imunizou 102.992 pessoas e, destas, 46.833 fazem parte dos grupos prioritários resultando em uma cobertura de 57,6%.
Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não responderam ao RD até o fechamento da reportagem.
Importância da vacinação
Segundo a diretora do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) da SES, Tatiana Lang, em cerca de 10 meses após se vacinar, a proteção começa a cair, por isso, a importância de reforçar a imunidade e evitar o agravamento das síndromes respiratórias. “O objetivo da vacina contra gripe é reduzir a circulação do vírus e consequentemente, o risco de morte, tendo em vista os casos que evoluem para pneumonia”.
Além de manter a caderneta vacinal em dia, também é fundamental seguir alguns métodos de prevenção como: higienizar as mãos e objetos; manter o ambiente arejado; beber bastante água; ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes; reforçar a imunidade e manter o ambiente domiciliar limpo.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Saúde