
Publicado em 03/07/2024 - 17:10 / Clipado em 03/07/2024 - 17:10
Orlando Morando renova convênio com São Caetano para manutenção da Casa da Mulher
Complexo Esportivo da Praça Ibrahim de Almeida Nobre entra na etapa final de serviços
Por janete ogawa

Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando enfatiza a importância dessa ação conjunta. “Infelizmente, a violência contra a mulher ainda é uma dura realidade a ser enfrentada e demanda políticas públicas para amparar essas vítimas e seus dependentes neste momento de fragilidade. Agradeço ao prefeito Auricchio pela parceria e espero que este projeto seja mantido, mas com cada vez menos mulheres precisando do serviço”, destaca.
Já o chefe do Executivo Municipal de São Caetano, José Auricchio Júnior, ressalta a eficácia desse modelo de administração compartilhada de um serviço público entre as duas cidades. “Além dos benefícios às vítimas, temos aqui um ótimo exemplo de gestão pública, não só do ponto de vista financeiro, mas também da qualificação do atendimento”, diz.
O convênio entre os dois municípios tem duração de 12 meses e prevê a oferta de 20 vagas para acolhimento das mulheres vítimas de violência, sendo dois terços delas para São Bernardo e um terço para São Caetano. O serviço funciona em endereço sigiloso para proteção das vítimas e é custeado 100% com verba municipal, sendo São Caetano responsável pelo repasse financeiro de um terço dos custos e São Bernardo, de dois terços.
SERVIÇO – A Casa da Mulher está fundamentada na Lei Maria da Penha (11.340/2006) como mecanismo para acolher, de forma provisória e excepcional, mulheres que estejam vivenciando situações de violência doméstica e familiar baseada no gênero, em risco pessoal e social de morte. O serviço é prestado em um imóvel com acessibilidade e espaço físico adequado para atender à demanda 24 horas por dia, ininterruptamente.
ACESSO – Para ingressar na Casa da Mulher, a porta de entrada é o Centro de Referência e Apoio à Mulher de São Bernardo ou o Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher de São Caetano. Ambos locais ofertam atendimento psicossocial, avaliação técnica e, se necessário, serviço de proteção. O desligamento das vítimas ocorre após análise técnica da condição psicossocial e financeira da mulher, com ênfase na sua segurança física.
SOBRE O CRAM – O Centro de Referência de Atendimento Especializado à Mulher de São Bernardo oferece atendimento psicossocial, orientações e encaminhamentos de forma gratuita e sigilosa. O CRAM fica na Rua Dr. Fláquer, 208, 2º andar, no Centro de São Bernardo. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os contatos podem ser feitos tanto por e-mail crmulher@saobernardo.sp.gov.br quanto pelos telefones 2630-7021 e 4125-9485 (são aceitas chamadas a cobrar).
O pacote de obras abrange espaços ociosos no vão do Viaduto Kenzo Uemura. “Muita gente me pergunta quando vamos entregar esta obra: os moradores do Jardim do Mar, Chácara Inglesa, Vila Marlene e toda população da cidade pode comemorar porque ainda em julho esse complexo será entregue para a população”, declarou Morando.
No local, estão sendo construídas quadras de beach tennis, futevôlei, de basquete, com gramado sintético. Além disso, o espaço terá espaço pet, reforma do playground infantil, academia a céu aberto. Também estão sendo instalados bancos e mesas, além de iluminação em Led para prática esportiva noturno, bem como o plantio de novas mudas de árvores por todo o espaço.
A vistoria aconteceu ao lado do secretário de Serviços Urbanos, Marcos Cayres, que reforçou a vocação da administração em transformar espaços ociosos na cidade. “São Bernardo segue ampliando os espaços de esporte e lazer, levando maior bem-estar para toda a população”, complementou.
RECUPERAÇÃO – Os paralelepípedos removidos da Praça Ibrahim de Almeida Nobre serão utilizados para concretizar trecho do calçamento da Estrada Brasílio de Lima, no bairro Botujuru, dentro do Programa Asfalto Novo. A via tem percurso de terra em boa parte de sua extensão.
Veículo: Online -> Site -> Site Rádio ABC AM 1570 - Santo André
Seção: São Caetano