Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 03/07/2024 - 09:00 / Clipado em 03/07/2024 - 09:00

Análise de Mídia - 03/07/2024


Comentário geral: O jornal ABC Repórter e o site G7 Notícias informam que O prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., prestou contas de seu quarto mandato na noite de segunda-feira (1/7), no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho. O chefe do Executivo detalhou as principais ações realizadas entre 2021-2024, especialmente obras, programas e serviços responsáveis pelo desenvolvimento de São Caetano.

“Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance e tenho certeza de que mudamos a nossa cidade de patamar. Fizemos isso enfrentando as dificuldades, debatendo com clareza, honestidade, seriedade e embasamento técnico. Tenho amor incontido por São Caetano. E, com muito trabalho, ajudamos a melhorar a vida das pessoas”, ressaltou Auricchio para um público calculado em mais de mil pessoas.

Reportagem do Diário do Grande ABC registra que um abaixo-assinado encabeçado pelo pré-candidato a prefeito de São Caetano Fabio Palacio (Podemos) pede que o prefeito José Auricchio Jr. vete o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que garante o aumento de salário para cargos do 1º escalão do Executivo. Segundo o jornal, lançado na segunda-feira 1º, o abaixo-assinado já coletou 1.145 assinaturas.

“Fizemos o documento para pressionar o prefeito a fazer a coisa certa. Auricchio precisa escolher qual lado vai ficar: do lado do povo, que o elegeu e depositou sua confiança nele, ou do lado dos vereadores, que aprovaram esse projeto absurdo”, disse Palacio. O projeto em questão foi aprovado em 18 de junho e prevê reajustes de 76,3% nos salários de prefeito, vice-prefeitos e secretários municipais. O jornal traz comentário de um morador que assinou a petição: “A cidade precisa de mais investimentos na Saúde”.

O assunto é tema de charge e editorial (“Veta, Auricchio!”), no qual o jornal insinua que o projeto, apesar de ser de autoria da Mesa da Câmara, foi aprovado sob pressão do Executivo e conclama o prefeito a levar em consideração o abaixo-assinado e vetar o reajuste aprovado.

Ainda sobre esse assunto, o DGABC informa que o vereador César Oliva (PSD), da base governista na Câmara, lavrou Boletim de Ocorrência contra a colega Bruna Biondi (Psol) por ela tê-lo acusado de divulgar informação falsa sobre o projeto de reajuste do 1º escalão do Executivo. Segundo a vereadora, Oliva teria dado informações equivocadas aos servidores públicos, levando muitos deles a acreditar que toda a categoria teria aumento semelhante (76,3%).

O jornal cita um trecho da mensagem de WhatsApp de Oliva que afirma que “quase mil concursados se beneficiarão” do reajuste do 1º escalão. Em sua defesa, Oliva reafirmou que pode provar que quase 1.300 funcionários serão beneficiados com o projeto, pois têm o salário atrelado ao do prefeito.  

Outra matéria do DGABC registra que a Justiça Eleitoral de São Caetano, por meio de decisão da juíza Daniela Anholeto Pinheiro Lima, concluiu que o pré-candidato a prefeito Tite Campanella (PL) fez uso de propaganda eleitoral antecipada em suas redes sociais e determinou a retirada de conteúdos apontados como eleitoreiros. De acordo com a sentença, Tite fez publicações que ultrapassaram a exaltação de suas qualidades pessoais, além de fazer propaganda de sua atuação como vereador. A juíza também questionou o fato de sua pré-campanha se chamar “São Caetano que Avança”, semelhante ao programa da administração municipal chamado “Avança, São Caetano”. A ação foi movida pelo Podemos.

Ainda no DGABC, reportagem informa que o vereador paulistano Toninho Véspoli (Psol) divulgou uma lista de 125 escolas do Grande ABC que estariam entre as elegíveis ao programa de escolas cívico-militares do governo do Estado de São Paulo. São Bernardo teria 48 unidades, seguida por Santo André (38), Diadema (14), Mauá (9), Ribeirão Pires (9) e São Caetano (7). Rio Grande da Serra não foi citada. A Secretaria de Educação (Seduc), no entanto, afirma que o documento não foi divulgado pelo governo e, portanto, não é verídico.  

Nota da coluna Cena Política, do DGABC, informa que o Psol de São Caetano terá uma chapa “puro-sangue” na disputa pela prefeitura da cidade: Rafael Ferrari, o Professor Rafinha, terá como vice a agente de saúde Viviane Alves, conselheira tutelar mais votada na história da cidade.

Outros destaques:

Teatro Santos Dumont é palco para a Big Band Salada Mista – Jornal ABC Repórter.

Polícia prende quadrilha no ABC – SBT – Primeiro Impacto.

Mostra Retomada ABC de Cinema recebe inscrições de produções audiovisuais – Portal ABC do ABC.

Péricles, Fabio Jr e Seu Jorge serão as atrações do Show de Aniversário de São Caetano – Site São Caetano Digital.

Tite Campanella exalta o sucesso do Atende Fácil Saúde Extraordinário – Portal ABC do ABC.

ABC contabiliza nove casos de feminicídio em cinco meses – Site Repórter Diário.

Região recupera arrecadação com ICMS e economista prevê 2° semestre ainda melhor – Site Repórter Diário.

 

Tom geral do noticiário: positivo/negativo/neutro.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah