Publicado em 21/06/2024 - 09:00 / Clipado em 21/06/2024 - 09:00
Análise de Mídia - 21/06/2024
Comentário geral: São Caetano é destaque na Rádio Bandeirantes. O prefeito, José Auricchio Júnior, concedeu entrevista à emissora na qual falou sobre o prêmio Cidades Excelentes, que a cidade conquistou na categoria de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública para os municípios de até 100 mil habitantes. O prêmio é resultado de uma parceria entre a Band e o Instituto Aquila de Gestão. São Caetano obteve nota 83,97 no índice de Gestão Municipal do Instituto Aquila.
Na entrevista, o prefeito explica que São Caetano tem buscado modernizar seu parque industrial para enfrentar o desafio do processo de desindustrialização em curso no país de modo a continuar tendo uma boa produtividade, além de desenvolver também atividades de serviços de alto valor agregado e de alto valor tecnológico.
O portal Estadão e o Diário do Grande ABC – em manchete de capa – informam que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve ontem a cassação do prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., por captação ilegal de recursos na campanha eleitoral de 2016. Por sete votos a zero, a Corte entendeu que o atual chefe do Executivo foi beneficiado com verba de caixa 2 naquela eleição. O julgamento derrubou o recurso interposto pela defesa de Auricchio contra a decisão do tribunal, que já havia condenado o prefeito.
A cassação vale também para Beto Vidoski (PSD), na ocasião eleito vice-prefeito. De acordo com o jornal, na prestação de contas de 2016 constavam doações de pessoas que não tinham capacidade financeira de fazer os depósitos, apontou o TSE. Apesar da manutenção da cassação, que torna Auricchio inelegível por oito anos, especialistas afirmam que é provável que o prefeito termine o quarto mandato no Paço de São Caetano, pois a defesa ainda poderá entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF). O jornal afirma que Auricchio foi procurado, mas que não respondeu.
O assunto também é tema de charge e de editorial (“Um condenado no poder”), no qual o jornal afirma que “não fosse a Justiça eleitoral tão lenta”, Auricchio não poderia ter disputado os últimos dois pleitos em São Caetano e ainda critica o prefeito por não responder aos questionamentos da redação.
Nota da coluna Cena Política, do DGABC, registra a presença do pré-candidato à Prefeitura de São Caetano, Fabio Palacio (Podemos), na Pizzaria Vittorio Veneto, na companhia do vereador Edison Parra (Podemos) e dos presidentes municipais dos partidos aliados. Segundo a nota, a costura para arrematar a estratégia eleitoral “ganhou um sabor adicional” com a notícia da cassação do mandato do prefeito José Auricchio Jr. pelo TSE.
Artigo da advogada Bárbara Cotrim na Folha de S. Paulo sobre representatividade das mulheres na política institucional menciona São Caetano: “se considerarmos que a cidade de São Caetano do Sul que possui o maior IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) e teve 15,8% vereadoras, isto significa que 3 mulheres foram eleitas para ocupar a Câmara Municipal. O número irrisório poderia ser ainda pior caso não houvesse suplentes para assumir”.
Outros destaques:
Atlas mostra que cidades do ABC sobem no ranking de violência do Estado – Site Repórter Diário.
Canil de São Caetano se destaca em operação de combate ao tráfico de drogas da Polícia Civil – Jornal ABC Repórter.
Exposição em cartaz na Pinacoteca de São Caetano ganha catálogo digital – Jornal ABC Repórter.
São Caetano renova frota do transporte municipal com nove ônibus 0 km, acessíveis, com ar-condicionado e wi-fi - Jornal ABC Repórter - Grande ABC/SP.
No Bairro Cerâmica, EcoTroca ultrapassa as 10,5 toneladas de alimentos - Site G7 Notícias.
10º Inova Day do Parque Tecnológico São Caetano traz executivo do IFOOD para falar sobre inovação - Portal ABC do ABC.
Auricchio recebe atletas de São Caetano que vão disputar os Jogos da Melhor Idade - Portal ABC do ABC.
Tom geral do noticiário: negativo/positivo/neutro.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah