Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 18/06/2024 - 08:10 / Clipado em 18/06/2024 - 08:10

ABC registra 12 mil ocorrências com uso de videomonitoramento


Henrique Araújo

Videomonitoramento fortalece a segurança de localidades da região (Foto: Divulgação/PMSCS)

 

Para auxiliar a polícia na apreensão de veículos roubados e demais ocorrências, o ABC aposta no uso de videomonitoramento para otimizar o trabalho das GCMs e garantir a segurança. Para se ter ideia, somente neste ano, a região registrou cerca de 12 mil casos coibidos com a utilização da tecnologia, sem contar São Caetano, Mauá e Rio Grande da Serra que não informaram os números.

De janeiro até o momento, São Bernardo registrou 11.576 ocorrências captadas pelas 400 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade. Assim que a ocorrência é detectada, a mesma é imediatamente repassada para o CCO (Centro de Comunicação e Operação) e posteriormente computada no ranking geral de ocorrências. O município prevê a instalação de mais 350 câmeras para o complemento do monitoramento.

No mesmo período, Santo André registrou aproximadamente 700 casos averiguados que contaram com a colaboração da tecnologia, sendo que em 90 deles geraram condução para as autoridades policiais e a prisão. A cidade conta com mais de 3 mil câmeras instaladas em ruas, avenidas e equipamentos públicos do município, interligadas ao COI (Centro de Operações Integradas).

Diadema registrou 163 ocorrências por câmeras em 2024, sendo destas, 58 detectadas em escolas municipais. A cidade conta com 346 câmeras de monitoramento, visando a ampliação de mais 64 dispositivos, expandindo para parcerias com sistemas de câmeras privados.

Em Ribeirão Pires estão presentes cerca de 100 câmeras que operam 24 horas por dia e que são integradas ao projeto Escudo Digital do Muralha Paulista, do governo do Estado de São Paulo. Neste ano, a municipalidade instalou 20 totens inteligentes de segurança em várias partes da cidade, ampliando as áreas monitoradas pela GCM (Guarda Civil Municipal). Com as tecnologias, a Prefeitura contabilizou 41 registros neste ano.

Uso da tecnologia para combater a criminalidade

Com o avanço tecnológico, mais equipamentos e sistemas operacionais são adotados pelas prefeituras, a fim de combater a criminalidade, além de atuar na recuperação de veículos e itens roubados. A Polícia Civil, através da SSP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo), diz em nota que o uso de câmeras de monitoramento nas investigações tem uma série de vantagens que potencializam a capacidade investigativa e a eficiência na resolução de crimes.

Segundo a instituição, as câmeras de monitoramento fornecem provas visuais concretas que podem ser fundamentais para identificar suspeitos, reconstruir a cena de um crime e estabelecer a cronologia dos eventos. Além disso, reforça que “as imagens capturadas servem como evidências irrefutáveis”.

A análise de imagens de câmeras de segurança também facilita a identificação de padrões e comportamentos suspeitos, auxiliando na prevenção de crimes e na elaboração de estratégias de policiamento mais eficazes.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3454329/abc-registra-12-mil-ocorrencias-com-uso-de-videomonitoramento/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Segurança