
Publicado em 13/06/2024 - 12:19 / Clipado em 13/06/2024 - 12:19
São Caetano do Sul recebe ônibus elétrico, mas não tira o adesivo da SPTrans da capital do veículo
Testes acontecem na linha 03 Circular Barcelona. Na cerimônia, a prefeitura também atualizou a quantidade de passageiros transportados pelo programa Tarifa Zero
ADAMO BAZANI
Com adesivo da SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema de transportes da cidade de São Paulo e o padrão visual dos coletivos da capital paulista, um ônibus elétrico foi apresentado nesta quinta-feira, 13 de junho de 2024 pelo prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior.
O veículo circula experimentalmente pela Linha 03 – Circular Barcelona.
As operações são de responsabilidade da concessionária da cidade, Vipe (Viação Padre Eustáquio).
O modelo Mercedes-Benz com carroceria Caio tem 13,2 metros de comprimento, ar condicionado e itens de conforto e acessibilidade.
Em nota, a prefeitura de São Caetano do Sul deu mais alguns detalhes do veículo e informou que os testes, que são o primeiro passo para a eletrificação da frota, não vão trazer custos para a o município e para a Vipe.
O ônibus elétrico não onera a Prefeitura e nem a empresa concessionária, a VIPE (Viação Padre Eustáquio). Pelo contrário: oferece uma série de comodidades, como ar-condicionado, wi-fi, suspensão a ar, tomadas USB, iluminação interna em LED e GPS.
O ônibus de alta capacidade de passageiros tem 13,2 metros de comprimento. A acessibilidade é uma prioridade. Conta com bancos especiais para obesos; assentos demarcados para idosos, gestantes e pessoas com deficiência; rampa para cadeirantes e espaço para cão-guia.
A autonomia das baterias é de 250 km, em média, o que possibilita ao veículo rodar o dia todo, em qualquer uma das dez linhas municipais. Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, é equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia (que recupera parte da carga durante as frenagens).
O painel de instrumentos do modelo foi pensado para se adequar às novas necessidades de controle, trazendo informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.
O ônibus será dirigido por Rosa de Almeida Cordeiro, 49 anos, a primeira motorista de transporte público em São Caetano. Rosa esteve nesta manhã na apresentação do ônibus 100% elétrico, mas já está atuando como motorista desde abril, na VIPE (Viação Padre Eustáquio), concessionária do transporte público de São Caetano. Rosa atua na Linha 03 – Circular Barcelona.
Pela marca e cor do detalhe azul escuro do veículo sobre a pintura verde, o ônibus deve posteriormente operar pela empresa Sambaíba, da zona Norte da cidade de São Paulo.
TARIFA ZERO:
Na cerimônia, a prefeitura também atualizou a quantidade de passageiros transportados pelo programa Tarifa Zero:
Desde a implantação da gratuidade, em 1º de novembro de 2023, mais de 10 milhões de passageiros já foram transportados nos ônibus municipais.
Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Transporte