
Publicado em 12/06/2024 - 17:14 / Clipado em 12/06/2024 - 17:14
Coluna Cena Política - Pedido polêmico
Começou a temporada de quermesses, e no Grande ABC não é diferente. Onde existe uma paróquia, haverá provavelmente um “arraiá” no fim de semana. Tradição popular trazida ao País pelos portugueses na época da colonização, as festas juninas caracterizam-se pelas comidas típicas, pelo bingo e, neste ano, pela presença de... pré-candidatos. Os festejos têm sido usados pelos políticos como ponta-pé inicial das campanhas e para contato com munícipes e apoiadores. Em São Bernardo, por exemplo, os prefeituráveis Marcelo Lima (Podemos), Flávia Morando (União Brasil), e Alex Manente (Cidadania) estiveram em quermesses no último fim de semana – tudo, é claro, registrado e publicado nas redes sociais. Pula fogueira, iaiá!
BASTIDORES
Pré-candidatura
Ex-presidente do SindSaúde ABC, o sindicato da categoria na região, Almir Rogério da Silva, o Mizito (foto), anunciou pré-candidatura a vereador em Diadema pelo PT. O dirigente se desincompatibilizou do comando da entidade na semana passada para se dedicar à pré-campanha ao Legislativo. O sindicato será comandado por Cícero Costa, que atuava como diretor de Finanças do SindSaúde, até 7 de outubro, dia seguinte ao primeiro turno das eleições municipais.
Ódio
Inspirado nos métodos utilizados pela equipe do então presidente Jair Bolsonaro (PL), que governou o Brasil de 2019 a 2022, o time que conduz a pré-campanha do vice-prefeito Luiz Zacarias (PL) ao Paço de Santo André criou versão local do famigerado Gabinete do Ódio, destinado a fabricar boatos – e a dar a devida divulgação – sobre o prefeito Paulo Serra (PSDB) e sua família. Só uma característica diverge a filial da matriz: enquanto na esfera federal o grupo era mantido na surdina, na municipal seus membros não zelam pela discrição. A coluna ouviu a mesma história de fontes distintas.
Concurso público
A Vara Única de Rio Grande da Serra determinou que a Prefeitura realize concurso público para o provimento dos cargos do quadro técnico do Saica (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) do município, além de publicar edital em até 30 dias, sob pena de multa diária. Do mesmo modo deve apresentar, no mesmo prazo, plano de ação para manutenção do abrigo. Cabe recurso da decisão. O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) ajuizou ação civil pública após constatar a situação de calamidade enfrentada pela unidade. Foram identificados mofos nas paredes, cômodos sujos e sem luz, alimentação em quantidades insuficientes, entre outras irregularidades.
Pedido polêmico
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) recebeu na tarde de ontem o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSD); o deputado estadual Thiago Auricchio (PL) e o vereador e pré-candidato ao Palácio da Cerâmica Tite Campanella (PL). Na pauta, possíveis parcerias com o governo do Estado, entre as quais a implementação na cidade de uma escola cívico-militar – cujo modelo de ensino, vale lembrar, foi considerado inconstitucional pelo MPF (Ministério Público Federal).
Inspiração
O empresário Diego Amaral, pré-candidato a vereador de São Bernardo pelo Psol, foi recebido em recente audiência pelo deputado estadual Carlos Gianazzi (Psol), na Assembleia Legislativa. Morador do Jardim das Orquídeas, Diego Amaral elogiou o correligionário, com quem discutiu a necessidade de valorização da Educação e dos profissionais da área na cidade. “Gianazzi é uma inspiração para nossa luta”, disse.
https://www.dgabc.com.br/Noticia/4143911/bingo-quentao-e-pre-candidatos
Veículo: Online -> Site -> Site Diário do Grande ABC - Santo André/SP
Seção: São Caetano