
Publicado em 12/06/2024 - 17:08 / Clipado em 12/06/2024 - 17:08
ABC começa a vacinar púbico de 10 a 14 anos contra a dengue
Pedro França
O ABC inicia nesta quinta-feira (13/06) a campanha de vacinação contra dengue para jovens entre 10 e 14 anos. A iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em conjunto com as secretarias de saúde dos municípios, prevê imunizar 90% do público alvo. Para isso, a região recebeu cerca de 31,3 mil doses da vacina neste primeiro estágio.
O imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das cidades, sem necessidade de agendamento. Para a aplicação, os pais ou responsáveis do menor devem apresentar um documento com foto e a carteirinha de vacinação dos filhos.
Ribeirão Pires
Na primeira remessa, Ribeirão Pires recebeu cerca de 1.700 doses para imunizar a população. No entanto, a Prefeitura não informou qual o tamanho do público que deve ser imunizado na cidade, mas todas as UBS’s possuem o imunizante em estoque, com esquema de vacinação das 8h às 17h.
Santo André
Em Santo André, a vacina estará disponível das 8h às 16h, nas 34 unidades básicas de saúde. Serão administradas duas doses com um intervalo de três meses. A cidade recebeu 10.530 doses da vacina, mas também não foi informado o tamanho do público que deve receber o imunizante.
São Bernardo
O público-alvo em São Bernardo é composto por 49.236 crianças e adolescentes, e o primeiro lote de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde conta com 12 mil doses, cerca de 25% da demanda necessária.
Diadema
Diadema possui 25.151 pessoas na faixa etária do público-alvo e recebeu uma remessa inicial de 6.288 doses, o que corresponde a 25% da demanda necessária.
Rio Grande da Serra
Já em Rio Grande da Serra, a vacina será distribuída em todas as unidades de saúde, exceto na UBS Sítio Maria Joana devido à alta demanda. A cidade recebeu cerca de 777 doses.
São Caetano e Mauá não responderam até o fechamento da reportagem.
Objetivo da campanha
A vacinação contra a dengue visa reduzir a incidência e a gravidade da dengue entre os jovens dessa faixa etária, contribuindo para o controle da doença e a proteção da saúde pública. Além disso, é importante seguir as orientações locais das secretarias de saúde municipais, que podem adaptar a campanha de vacinação conforme a demanda e a disponibilidade das doses.
Prevenções
Para prevenir a dengue, as recomendações incluem eliminar criadouros de mosquitos, proteger-se contra picadas e mobilizar a comunidade. Elimine água parada em recipientes, limpe calhas e mantenha caixas d’água bem fechadas. Use repelentes e roupas protetoras, instale telas em janelas e portas, e durma com mosquiteiros. Participe de mutirões de limpeza e campanhas de conscientização, e denuncie focos de mosquito.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: São Caetano