
Publicado em 30/05/2024 - 07:58 / Clipado em 30/05/2024 - 07:58
Saiba quais são os pontos para descartar material eletrônico no ABC
Henrique Araújo
A reciclagem é uma das melhores medidas de descartar todo resíduo material, principalmente o eletrônico, pois transforma em lixo sustentável e por vezes até reutilizado em outros processos de fabricações, e colaborando assim para a sustentabilidade. O ABC conta com diversos pontos de coleta espalhados pelas cidades, que fortalecem a causa a favor do meio ambiente.
Ribeirão Pires conta com dois pontos de coleta, no Paço (rua Miguel Prisco, 288 – Centro) e no Posto Ipiranga (avenida Santos André, 700 – Centro Alto), que também recebem lixo eletrônico. Os pontos realizam a reciclagem de diversos tipos de materiais, desde lixo eletrônico, como pilhas e baterias, até materiais recicláveis mais comuns como papéis, vidros e madeiras, por exemplo.
Em São Bernardo, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de material eletrônico são responsáveis por instituir sistemas de logística reversa, mediante o retorno desses itens após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana.
Além disso, para fortalecer a sustentabilidade entre os munícipes, São Bernardo tem parceria com a Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) e a FUABC (Fundação do ABC), ao oferecer pontos de coleta nas unidades de saúde do Hospital Anchieta, Hospital de Clínicas, Hospital de Urgência e Hospital da Mulher, além de um ponto no Golden Square Shopping.
Já em Santo André, resíduos eletroeletrônicos usados, velhos, quebrados ou sem uso podem ser descartados em todas as Estações de Coleta além dos 112 PEVs (postos de entrega voluntária) espalhados pelo município (endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no portal da Prefeitura). Exclusivamente para resíduos eletrônicos, a cidade conta com um ponto no Atrium Shopping, na qual os materiais descartados são recolhidos e reciclados pela parceria da iniciativa privada, a Reciclo e a Circulare, responsáveis pela operação do espaço.
Rio Grande da Serra informou que não possui serviço de coleta seletiva na cidade. Mauá, Diadema e São Caetano não responderam até o fechamento desta reportagem.
Importância da reciclagem de materiais eletrônicos
Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa (Instituto Nacional de Reciclagem), entidade que representa todos os segmentos de reciclagem do País, inclusive materiais eletrônicos, diz que as maiores dificuldades enfrentadas para reciclar o tipo de material envolvem o descarte incorreto e custo logístico para envio às empresas processadoras.
Alvarenga diz que, assim como outros materiais, reciclar o tipo de resíduo tem a mesma importância. “Reciclar eletrônicos tem a mesma importância de qualquer outro material, como evitar a extração, contaminação ao meio ambiente, a incidência de doenças e vetores, além de gerar renda, tributos e riqueza para o País”, afirma.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: São Caetano