Clipclap

Aguarde ...

 Site Rádio ABC AM 1570 - Santo André

Publicado em 28/05/2024 - 10:08 / Clipado em 28/05/2024 - 10:08

São Caetano e Mauá iniciam Campanha de Vacinação contra a Poliomielite


Mauá iniciou também a imunização contra a Covid com as vacinas produzidas pela Moderna Farmacêutica


Por janete ogawa

 

A Prefeitura de São Caetano  iniciou segunda-feira (27/5) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Super Centro de Saúde estão participando da campanha. A expectativa é vacinar 7.593 crianças menores de cinco anos até o dia 14 de junho.

Todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas nas UBSs e no Super Centro, com caderneta de vacinação e documento com foto. Para as crianças menores de um ano será avaliada a situação vacinal. Já a faixa etária de um ano a menores de cinco anos receberá uma dose indiscriminadamente.

Todas as UBSs do município participam da campanha, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. Em sete locais (unidades que têm o Saúde Hora Extra e o Super Centro de Saúde), há horário estendido até as 20h30 e, aos sábados, das 8h30 às 11h30. No Dia D (sábado, 8/6), todas as unidades ficarão abertas até as 17h.

Com a realização desta campanha de vacinação, o País reafirma o compromisso internacional assumido de se manter livre da poliomielite e de atualizar a situação vacinal da população alvo.

“A poliomielite é uma doença grave, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1,2 e 3, que geralmente acomete os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. Assim a vacinação é estratégia fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, visto que está eliminado no País desde 1994”, explica a coordenadora de Imunização, Sabrina Pinesi.

Locais:

Segunda a sexta, das 8h30 às 16h30:
UBS Roberto Alves Marangon – Padre Beto (Rua Nelly Pellegrino, 930, Bairro Nova Gerty)
UBS Caterina Dall’Anese (Rua Prates, 430, Bairro Olímpico)
UBS Darcy Sarmanho Vargas (Rua General Estilac Leal, 58, Bairro Mauá)
UBS João Luiz Pasqual Bonaparte (Rua Maranhão, 611, Bairro Santa Paula)
UBS Maria Corbeta Segato (Avenida Prosperidade, 671, Bairro Prosperidade)
UBS Moacir Gallina (Rua Casemiro de Abreu, 560, Bairro Cerâmica)

Segunda a sexta, das 8h30 às 20h30, e sábados, das 8h30 às 11h30:
UBS Amélia Richard Locatelli (Alameda João Galego, 01, Bairro Santa Maria)
UBS Nair Spina Benedicts (Rua Oswaldo Cruz, 1153, Bairro Santa Paula)
UBS Dolores Massei (Rua Senador Fláquer, 134, Bairro São José)
UBS Dr. Ivanhoé Esposito (Rua Flórida, 295, Bairro Barcelona)
Centro de Especialidades Médicas (Rua Heloísa Pamplona, 269, Bairro Fundação)
Centro Policlínico Gentil Rstom (Avenida Tietê, 301, Bairro Nova Gerty)
Super Centro de Saúde (Rua Maranhão, 685, Bairro Santa Paula)

Dia D (sábado, 8/6), das 8h30 às 17h
Todas as unidades

 

MAUÁ

Mauá aderiu nesta segunda-feira, à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que vai acontecer até o dia 14 de junho. A expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença. As 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) aplicam os imunizantes de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A meta do ministério da Saúde, em todo o Brasil, é vacinar, no mínimo, 95%, do público-alvo, que abrange cerca de 13 milhões de crianças menores de cinco anos. É importante que os responsáveis tenham em mãos a caderneta de vacinação da criança.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que pode causar paralisia permanente e, em casos graves, pode ser fatal. A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a poliomielite e manter a saúde das crianças.

 

COVID

A partir desta terça-feira, as 23 Unidades Básicas de Saúde de Mauá passam a contar com as vacinas contra a Covid, produzidas pela Moderna Farmacêutica, que foram distribuídas pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes são aplicados de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. As Unidades Magini, Flórida e Zaíra 2 vacinam até as 20h. Todos que forem se vacinar, devem apresentar documento com foto (RG ou CNH), número do CPF e carteirinha de vacinação, no caso de já ter recebido alguma dose.

A população a ser vacinada são as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme calendário vacinal vigente, e os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, a saber: idosos, imunocomprometidos, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, gestantes e puérperas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas privadas de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua e trabalhadores da área da saúde.

Além dos grupos citados, quem ainda não recebeu nenhuma vacina, com idade entre 5 e 59 anos e não iniciaram o ciclo vacinal contra o coronavírus, poderá receber esse novo imunizante.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid, em 19 de janeiro de 2021, a Secretaria de Saúde de Mauá já aplicou 1.324.245 doses.

 

https://www.radioabc.com.br/sao-caetano-e-maua-iniciam-campanha-de-vacinacao-contra-a-poliomielite/

Veículo: Online -> Site -> Site Rádio ABC AM 1570 - Santo André

Seção: Notícias