
Publicado em 27/05/2024 - 09:00 / Clipado em 27/05/2024 - 09:00
Análise de Mídia - 27/05/2024
Comentário geral: Reportagem do Diário do Grande ABC de hoje registra que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., coloca em prática um projeto de “fura-fila” no trânsito. Segundo o jornal, com a troca do parque semafórico da cidade, já em andamento, veículos de serviço passam a circular com TAGs (etiquetas) colocadas nos vidros dianteiros por fazer comunicação com ERBs (Estações de Rádio-Base). Essas ERBs reprogramam automaticamente os sinais luminosos, colocando-os no verde, de modo que veículos considerados prioritários tenham passagem livre.
O DGABC afirma que as regras do contrato da prefeitura não específicam quais veículos poderão utilizar o “fura-fila”: “trata-se de veículos de alta prioridade de passagem, como ambulâncias, destinados ao socorro de atendimento em caráter de urgência, bombeiros ou outros serviços, como polícia ou ainda transporte de passageiros”, diz o documento.
Para o jornal, “chama a atenção que o processo de avaliação para definir quais veículos da frota municipal terão direito ao uso do sistema ficará a critério da administração”. Para o jornal, dessa maneira abre-se margem para que veículos colocados à disposição de autoridades possam ter o benefício.
Outra matéria do DGABC de hoje informa que as sete cidades do Grande ABC estão localizadas em áreas de risco recorrentes para desastres ambientais, como deslizamentos de terra, enxurradas e inundações. Os municípios da região foram classificados em levantamento realizado pelo governo federal que apontou 1.942 cidades no Brasil com esse tipo de problema, sendo 172 no estado de São Paulo. Na região, 288.248 moradores residem em áreas de risco, sendo que as prefeituras de São Caetano e São Bernardo não informaram os dados, apesar de sofrerem frequentemente com enchentes e deslizamentos. O assunto também é tema de editorial do jornal.
Em dia fraco no noticiário, matéria do DGABC de domingo revela que o empresário de São Caetano Marcelo Patelli, 55, motivado por casos recentes de cancelamentos unilaterais de planos de saúde de crianças autistas e com doenças raras e também por experiência pessoal, criou uma petição para a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Planos de Saúde na Câmara dos Deputados. Com apenas uma semana, o abaixo-assinado já conta com 3.283 assinaturas, e pede que parlamentares assinem o pedido de CPI para investigar a ação das operadoras e também da ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar). O pedido, feito pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), já conta com 209 assinaturas (são necessárias 171). O parlamentar pretende registrar o pedido quando este chegar a 300 assinaturas. No Grande ABC, pelo menos 12 famílias com filhos autistas tiveram contratos cancelados no início deste mês pela Amil.
O jornal Desperta São Caetano de domingo e o DGABC de sábado registram que o prefeito José Auricchio Jr. vistoriou na quinta-feira 23 as obras do ReFundação, o maior programa de combate a enchentes da história de São Caetano. “Tudo está sendo executado conforme o planejado. Não tenho dúvida de que este conjunto de obras de combate a enchentes, além de minimizar, e muito, esse problema histórico da Fundação, contribuirá significativamente para melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro”, afirmou o prefeito.
Matéria do site Repórter Diário de sábado afirma que, sem qualquer explicação, moradores de São Caetano que procuram as unidades de saúde para consultas ou retornos ao médico para apresentação de exames, estão sendo orientados a deixar os nomes em listas para serem contatados em um prazo de três meses para então conseguirem agendamento.
Segundo o site, a moradora Liege Ariza Sanchez tentou marcar um retorno com o clínico geral que acompanha a sua mãe, na UBS Gentil Rstom, no bairro Nova Gerti, mas a funcionária do local disse que o nome da paciente seria deixado em uma lista e que, entre um a três meses, entrariam em contato para marcar a consulta. Liege publicou seu desabafo nas redes sociais e este foi comentado por outras pessoas que viveram a mesma situação. A Prefeitura negou problemas no agendamento.
A coluna Cena Política, do DGABC de sábado, publica três notas sobre São Caetano. Na primeira, registra que o ex-vice-prefeito de São Bernardo, o cantor e compositor Frank Aguiar, foi contratado por R$ 40 mil pela prefeitura de São Caetano para a Entoada Nordestina da noite de sábado no Espaço Chico Mendes, enquanto a cantora Elba Ramalho custou R$ 220 mil aos cofres públicos. A segunda nota afirma que os resumos dos contratos dois artistas publicados no Diário Oficial “são uma confusão danada”, com erros de informações, especialmente no que diz respeito às datas, o que sugere, segundo a coluna, que o contrato foi copiado. E a terceira nota acusa a administração municipal de São Caetano de retaliar a família Vidoski. Segundo a nota, servidores ligados a Beto, vereador; e Eduardo, pré-candidato a prefeito pelo PRD, estão sendo desligados do governo. De acordo com a coluna, a mais recente exoneração foi Paula Cristina Crudi, que ocupava o cargo de assessora no gabinete do prefeito José Auricchio Jr.
A coluna Radar Político, do jornal ABC Repórter de sábado, também publica três notas sobre São Caetano: a primeira informa que as obras do Parque Linear que está sendo construído na Avenida Presidente Kennedy estão a todo vapor e que o prefeito José Auricchio Jr, prevê a inauguração para 5 de outubro. A segunda nota cita o pioneirismo de São Caetano na implantação da Tarifa Zero no transporte coletivo no ABC, medida que agora está sendo discutida em outras cidades da região. E a terceira cita elogio do deputado estadual Thiago Auricchio (PL) ao projeto do governador Tarcísio de Freitas de instituir o Programa Escola Cívico-Militar do Estado de São Paulo.
Outros destaques:
Fundação das Artes abre processo seletivo para o 2º semestre de 2024 – Site Repórter Diário.
Dois em cada 10 contribuintes no ABC ainda não acertaram as contas com a Receita – Site Repórter Diário.
Falamansa encerra Entoada Nordestina; Mais de 50 mil pessoas e 4 toneladas de doações nos 3 dias – Site ABC em Off.
Cidades da região têm 906 vagas de emprego nesta semana – DGABC.
Centros de estudos inscrevem para cursos de idiomas gratuitos no ABC – Site Repórter Diário.
Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa amanhã – DGABC.
Vidoski aposta em escuta da população para formar plano de governo – Site Repórter Diário.
Coluna Rápidas - Irmãs Takahashi vão às semifinais do Circuito Mundial de Tênis de Mesa – DGABC.
No ABC, exportações caem 7,7% e importações baixam até 13,8% – Site Repórter Diário.
S. Caetano prorroga contrato de participantes do Programa Agente Cidadão Sênior – Site ABCD Jornal.
Loja de colchão em São Caetano pega fogo; não há vítimas – DGABC.
Indústrias do ABC são responsáveis por 173,4 mil postos de trabalho – Site Folha do ABC.
Frank Aguiar e Falamansa fazem a festa na 13ª Entoada Nordestina de São Caetano – Jornal ABC Repórter.
Elba Ramalho agita público na abertura da 13ª Entoada Nordestina – Site ABC em Off.
GCM de São Caetano prende duas mulheres por furtarem farmácia no Bairro Santo Antônio – Grande ABC/SP.
EcoTroca em SCS entrega 8,5 toneladas de alimentos não perecíveis a moradores – Site Repórter Diário.
São Caetano estabelece Programa de Transferência de Recursos Financeiros às APMs – Site Repórter Diário.
São Caetano do Sul deu posse a 80 integrantes do Comcipas – Site Repórter Diário.
S. Caetano prorroga contrato de participantes do Programa Agente Cidadão Sênior – Site Repórter Diário.
FASCS abre processo seletivo para cursos livres e técnicos do 2º semestre de 2024 – Portal ABC do ABC.
Tom geral do noticiário: negativo/neutro/positivo.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah