Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 25/05/2024 - 08:35 / Clipado em 25/05/2024 - 08:35

Moradora se queixa de esperar 3 meses para ter consulta em S.Caetano


George Garcia

 

Sem qualquer explicação, moradores de São Caetano que procuram as unidades de saúde para consultas ou retornos ao médico para apresentação de exames, estão sendo orientados a deixar os nomes em listas para serem contatados em um prazo de três meses para então conseguirem agendamento. A Prefeitura negou problemas no agendamento.

O fato aconteceu esta semana com a moradora Liege Ariza Sanchez, que tentou marcar um retorno com o clínico geral que acompanha a sua mãe, na UBS Gentil Rstom, no bairro Nova Gerti. Liege conta que a funcionária do local disse que o nome da paciente seria deixado em uma lista e que, entre um a três meses, entrariam em contato para marcar a consulta. Indignada, Liege para as redes sociais e publicou seu desabafo, que foi comentado por outras pessoas que viveram a mesma situação.

Ao RD, Liege disse que a mãe precisava retornar ao médico para apresentar a ele os exames que foram solicitados. “Mandei mensagem para a Ouvidoria da Saúde e eles disseram que não poderiam fazer nada. Aí eu procurei um vereador que prometeu ajudar até segunda-feira, passou o dia e nada também então eu comecei a dar o meu jeito, publiquei nos grupos do Facebook e no Instagram rapidinho me deram retorno com a consulta marcada mesmo assim não ficou bom né, marcaram ainda para o dia 14 de junho. Era para ter sido mais rápido né”, diz a moradora. “Antes a gente ia no posto e já saia com a consulta de retorno agendada”, desabafa.

A moradora diz que a mãe está com dor na perna e coluna e está tomando remédios para a dor. “Ela precisa passar pelo médico, levar os exames para ver o que ele vai fazer com o caso dela, ser vai dar fisioterapia ou sei lá o quê para tratar”, revolta-se Liege.

Outros moradores comentaram na publicação relatando o mesmo problema. “Realmente tá meio complicado, hoje também fui marcar consulta e o nome ficou na fila de espera para eles ligarem depois”, publicou outra moradora.

Em curta nota enviada ao RD, a Prefeitura negou que problemas generalizados estejam ocorrendo no sistema de marcação de consultas em São Caetano. “As agendas são devidamente estruturadas pela Diretoria de Atenção Básica. As eventuais reclamações precisam ser analisadas pontualmente”, resumiu a administração, em nota.

Os relatórios mensais da Ouvidoria da Prefeitura apontam que a saúde está subindo no ranking das áreas que mais demandam procura do órgão. Em março a Ouvidoria da Saúde estava em quarto lugar em comparação com as outras áreas reclamadas, mas em abril as reclamações na ouvidoria específica da saúde ficaram em segundo lugar com 35 manifestações abertas, perde apenas para a DCFAE (Departamento de Controle Fiscal da Atividade Econômica), com 84.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3441876/moradora-se-queixa-de-esperar-3-meses-para-ter-consulta-em-s-caetano/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Saúde